Apresentação da lição em power point

quarta-feira, 16 de junho de 2010

dinânica - lição 12 - A opção pelo povo de Deus

As escolhas (certas) dos homens e ou mulheres de Deus proporcionaram a estes momentos de dores, sofrimentos, sentimentos de perda e as suas conseqüências foram de vital importância para o crescimento espiritual de cada um e servem, hoje, de exemplos para alcançarmos a vitória em nossas vidas.

Para esta dinâmica será necessário:
• 2 folhas de papel sulfite novas.

Objetivo da dinâmica:
Levar os alunos a entenderem que tudo o que acontece em nossas vidas tem uma finalidade, um propósito e que, mesmo que pareça doloroso, tudo contribui para o crescimento espiritual e para o bem daqueles que são amados e chamados por Deus pelo seu decreto.

Desenvolvimento:
Mostre aos alunos as 2 folhas de papel sulfite em branco e sem marcas e peça para um escolher uma delas. Provavelmente dirão que são iguais e que poderá ser qualquer uma.

Diga a classe que aquelas duas folhas representam a vida daqueles que já aceitaram a Jesus como Salvador, ou seja, limpas, brancas sem marcas, etc., porém deixe claro que o nosso crescimento espiritual se dará após e por acontecimentos nem sempre agradáveis, as vezes duro, mas necessários para alcançarmos os nossos objetivos, ou seja, a nossa vida nunca foi, não é e nunca será um mar de rosas.

De posse de uma das folhas, comece a citar um a um os heróis da fé (mencionados na lição), e peça para os alunos dizerem quais foram as dores, as perdas, o sofrimento de cada um daqueles homens e mulheres de Deus que um dia tiveram que fazer uma opção na vida e cada para cada perda ou dor deste personagens faça um marca na folha, exemplo:

•amasse;
•dobre;
•jogue no chão;
•pise em cima dela;
•jogue-a na parede com toda força;
•esfregue no chão para sujar mesmo;
•fure;
•rabisque
•mas não rasgue, deixe inteira

O interessante é que os alunos digam quais foram as dores e perdas dos heróis, apenas cite os nomes e deixem que a classe participe.

Quando acabarem os heróis, pegue e mostre para a classe as duas folhas. Será que perceberão a diferença? Uma está nova, lisa, branca e a outra (provavelmente), suja, amassada, furada. Peça novamente para a classe escolher uma delas. Certamente escolherão a nova em detrimento a outra. Seja qual for a escolha peça para explicarem quais motivos levaram a aquela decisão.

Finalize dizendo que aquela folha nova continua representando a vida de um homem que aceitou Jesus como Salvador, mas que a outra em nada fica atrás dela, porém agora ficou visível um grande diferencial entre as duas, enquanto uma ficou preservada, guardadinha, a outra sofreu muito, foi jogada, desprezada, suja (largou a sua parentela, sua herança, sua família, seus amigos, foi vendido como escravo, foi vitima de um plano maligno, foi perseguido, jurado de morte, perdeu todas as mordomias, sofreu na cruz do calvário etc), frutos da opção pelo povo de Deus.

As marcas das dobras, a sujeira, os furos, os rabiscos representam as lutas, os sofrimentos, as dores, as marcas da nossa experiência, as nossas opções (ora para o nosso bem estar, ora para o bem estar daqueles que nos rodeiam), todas essênciais para o crescimento do povo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário