Apresentação da lição em power point

terça-feira, 13 de julho de 2010

Dinâmica: Homem sem Deus e homem com Deus

MATERIAL:
•Uma garrafa pet de 2 litros
•Um rolo de fita crepe
•Uma caneta hidrocor azul ou preta
•Opcional: um pequeno balde e uma pequena bacia

CONDUÇÃO:
A dinâmica servirá para ilustrar a vida do homem em dois momentos: vazio de Deus e repleto da comunhão Divina.

Entregue à turma o rolo de fita crepe com a caneta hidrocor e peça para cada um escrever, na fita, o que o homem vazio de Deus faz no intuito de preencher seu coração.

Oriente-os a recortarem o pedaço da fita em que escreverem e, em seguida, embolem até que forme uma pequena bolinha

Depois peça para os alunos prestarem atenção no barulho que a garrafa produz ao ser batida em algo. Deixe claro que o som é nitidamente de um vasilhame “vazio”, um som “oco”.

Após essa demonstração, entregue a garrafa a um dos alunos que deverá ser repassada a todos. Diga que a garrafa representa o homem vazio de Deus, buscando saciar-se no mundo ímpio.

Todos deverão dizer em alta voz o que escreveram na fita e em seguida colocarão a bolinha dentro da garrafa, batendo nela para verificarem se o barulho produzido vai alterando.

Recolha a garrafa e, diante da classe, bata mais vezes, perguntando aos alunos se o barulho é o mesmo.

Deixe claro que embora a garrafa contenha algo em seu interior, o som de “vazio”, “oco” não se alterou totalmente. O barulho ainda incomoda.


O VAZIO HUMANO.
Peça para que dois alunos venham à frente para concluir a dinâmica.

Observação: se você optar por levar o balde e a bacia, os passos seguintes poderão ser realizados dentro da sala, caso contrário será aconselhável que essa dinâmica seja feita no início da aula em um lugar onde tenha uma torneira.

Solicite aos dois alunos para encherem a garrafa com água, utilizando o balde.

Chame a atenção da classe para o interior da garrafa. À medida que ela for sendo cheia, as bolinhas irão boiar e quando a água começar a transbordar elas serão expulsas.

Peça aos dois alunos para continuarem derramando água até que todas as bolinhas saiam, em virtude da quantidade de bolinhas, é possível que elas fiquem agarradas no gargalo da garrafa. Utilize algo para tirá-las.

As bolinhas saindo do fundo para a boca da garrafa simbolizam Deus limpando o homem de dentro pra fora.

O ideal é que não fique nenhuma “bolinha de pecado”, pois a água representará a comunhão do homem com Deus.

Depois que a garrafa estiver cheia e sem as bolinhas, feche e segure diante da classe e dê algumas batidas na garrafa. Frise agora o barulho é completamente diferente. Não é mais aquele barulho de “vazio”, “oco”, mas um barulho consistente.


PRINCÍPIO:
Sempre haverá lugar para todo tipo de satisfação carnal e mundana em um coração vazio de Deus, mas mesmo que esse coração fique abarrotado dessas coisas, ainda assim estará incompleto, pois somente a plenitude da presença de Deus poderá preenchê.


Um comentário: