Presidente Prudente (SP),

Apresentação da lição em power point

sábado, 9 de abril de 2011

Algumas observações para aula de amanhã

1) É necessário interpretarmos os simbolos biblicos a partir de seu contexto de origem para que não criemos doutrina, ensinamentos, para que não haja FOGO estranho.


2) O servo de Abraão levou Rebeca ao encontro de Isaque, o seu NOIVO, para que este a RECEBESSE e para que AQUELA A CONHECESSE. Que tipo bonito da Igreja. Somente para quem crê e aceita.


3) Felizmente ou infelizmente, o Espírito Santo somente se dá a conhecer através de seus simbolos e nomes, os quais revelam seu caráer e ministério, já pensaram se a Palavra também se referisse a Ele com um sem formosura, sem beleza para que o desejassemos, experimentado em trabalho, desprezado, o mais indigno? Certamente haveria muitos objetos que serviram de simbolos, lembranças, estátuas, "etc...". O Espírito Santo ficou livre disto, o FILHO não. (rsrsrsrs).


4) Se no batismo de Jesus as três pessoas da Trindade se revelassem usando as suas respectivas naturezas Divinas, não somente os homens não suportariam tamanha Glória, como também os elementos da natureza, do unviverso se arderiam em chamas, explodiriam, ou saltariam de alegria, os montes se estremeceriam, as árvores bateriam palmas, etc.


5) Mt 18"20 - "...onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome..." Estiverem? Sim onde estiverem, porque foram enviados, guiados, tocados, sentiram a necessidade, mas por si mesmo? Não, pelo Espírito Santo que convence o pecador e a igreja, dos seus próprios pecados, da justiça e juízo de Deus e os levam a presença de Jesus.


6) Gn 16"13 - Eu daria um título para esta mensagem "chamada de Ismael", mas chamada para que? O importante desta passagem não é esta "suposta chamada", mas sim a declaração de Agar: O DEUS DA VISTA, Ele nos vê, seja lá quem for, passado, presente, futuro, condições, tropeços, importância, planos, promessas. Que nome bonito, O DEUS DA VISTA, quando homem nenhum enxerga, valores, compromissos, atitudes!


7) Jesus prometeu que não ficariamos orfãos, PROMESSA É DÍVIDA, por isso que como advogado rogou e intermediou a vinda do Consolador.


8) Quadros concretos e coisas abstratas:

concreto - Arca do concerto

abstrato - presença de Deus

Concreto - cajado

abstrato - autoridade, carinho, preocupação, missão


9) João 6"63 - Jesus é o caminho. "...para quem iremos..." se fosse hoje diriamos: Para onde iremos, onde congregaremos?


10) Mt 3"11-12 - limpará a eira? recolherá o trigo? queimará a palha? Com o mesmo fogo do Batismo? Cabe uma exegese muito profunda, muito profunda. Juízo de Deus, ou limpeza no momento do revestimento de poder? Observem a nota de rodapé da Biblia de aplicação pessoal. Seremos salvos e usados por Ele.


11) Salmos 110"3 - apesar do contexto, da aplicação da Palavra, do direcionamento, podemos tomar esta palavra para refeltirmos: Agimos desta forma? como citada no vers 3.

BOA AULA, para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário