Apresentação da lição em power point

domingo, 3 de abril de 2011

Lição 1 - pós aula

a) A história sbre Deus, Jesus e Espírito Santo nem a metade ainda se contou pelo e ao homem.

b) Principio da Substituição - foi trocado 6 por 1/2 dúzia. Graças a Deus.

c) Jesus em João 16"7 em diante, revelou, primeiramente aos discipulos, o Espírito Santo, sua vinda, sua atuação, sua função, mas não falou sequer metade. O certo é que somente aquilo estava bom, os discipulos não suportariam mais. Perto do filho prodigo, da dracma perdida, ovelha perdida, o juiz insensato, dos servos, dos filhos, aquele ensinamento sobre o Espírito Santo, era por demais profundo.

d) Os profetas no Antigo Testamento trabalhavam conforme a vontade do Espírito Santo e como era temporário, Deus preparava a mensagem na medida certa, em alguns casos não havia necessidade de uma segunda visita.

e) O Espirito que o mundo não vê e nem conhece, mas a igreja conhece , por que vê? Sim conhece porque vê a sua atuação.

f) A tradição judaica ensina que o Espirito voltou para Deus após a tomada dos babilônicos, onde o Templo foi defraudado, a cidade envergonhada, os judeus humilhados. Talvez por isto deve ter ocorrido o período do silêncio de Deus. (observação inteligentíssima de um dos alunos).

g) Estevão, durante seu martírio viu o trono e Deus assentado e o Filho ao lado, mas não mencionou o Espírito Santo. Ele não viu porque justamente estava na condição de templo e morada do Espírito Santo, estava nele.

h) O Espírito Santo nos orienta a tomarmos a direção correta. Para isto Deus nos deu 4, norte, sul, leste e oeste, quando nenhuma destas servirem, como no Mar Vermelho, somente Deus pode criar a 5ª direção, esperem em Deus.

i) O ministério de Jesus foi basicamente destinado aos judeus, em parte, mas quando Ele encontrava sírios-fenicios, centurião romano, cananeus, nunca deixou de atendê-los. Já o Espírito Santo, desde o início focou seu ministério na Evangelização dos povos, independente de raça, tribo, línguas ou nações, ou seja para o mundo inteiro.

j) Deus abriu um parenteses na história para abençoar os gentios, parou o mundo para os judeus e atendeu os gentios.

k) Os discípulos estavam reunidos, tinham experiência, andaram com Jesus, contemplaram-no após a ressurreição, e porque então não foram para a obra? Faltava a ousadia, o encorajamento, a disposição e o dinamismo do Espírito Santo.

l) João 16"17 - "...mas dirá o que tiver ouvido...", ouvido? de quem? quando? para que? me reservo o direito de não comentar sobre isto. Apenas citar João 12"50 "Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito". Meu Deus que mistério é este?

m) Agora a clássica: como era de esperar apareceu a velha e boa Escatologia: O Espírito Santo vai entregar a igreja a Jesus e depois? Como vai ocorrer conversões se Ele não estará mais na Terra. A Escatologia, o certo, é que não dá razão para lado nenhum, ela instiga a pesquisa, o conhecimento e as idéias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário