Presidente Prudente (SP),

Apresentação da lição em power point

domingo, 17 de abril de 2011

pós aula - lição 3

Na integra, alguns comentários dos alunos durante a aula, é muito edificante, como disse na anterior, o interessante é a participação, independente de estarem ou não baseados na Palavra, álias temos que lembrar, que estamos em uma escola, onde ensinamos aprendendo e aprendemos ensinando.


Assim como nas escolas seculares os alunos da EBD desejam a exteriorização de seus conhecimentos, querem abertura para participação, debates sadios, apresentação de suas idéias. Onde eles terão esta oportunidade? Durante o culto, congresso, durante a pregação de qualquer renomado? Somente na EBD isto é possível.


1) Antigamente, parece que hoje pararam um pouco, era muito comum, sim, vincular a salvação e santificação ao batismo com Espírito Santo. Inclusive um dos obreiros testificou que ouviu muito isto. Imaginem quantos não se entristeceram, ou desanimaram?


2) Será que existem ou existiram muitos crentes pertubados devido ao Batismo com o Espírito Santo, tipo: ainda não recebi, porque ele e não eu? Porque aquele que chegou agora já recebeu, era um largado, viciado. Porque aquele que estava fora e voltou agora recebeu e eu não até festa para ele já fizeram e para eu, aqui há tanto tempo servindo, nada. Quanta pertubação!


3) Após a pregação de Pedro, cheio do Espírito Santo, foram quase 3000 almas. Muitos deles voltaram para as suas terras, neste caso podemos ver a dispersão, não devido ao sofrimento, mas sim pela necessidade de cuidarem de suas próprias vidas. Mas todos convertidos pregando Jesus.


4) Em Atos 2 não houve um espetáculo linguístico, mas sim um milagre, pois todos falaram em linguas estranhas a eles, mas não estranhas aos DESTINATÁRIOS. Realmente a Palavra quando sai da nossa boca tem o seu endereço e cumpre a risca a sua função.


5) Mas aquelas palavras não foram: Atirei o pau no gato to to to, pelo contrário foram palavras edificantes, mensagens direto aos corações dos estrangeiros. O mais bonito foi que: ELES ENTENDERAM A MENSAGEM"


6) As vezes a igreja fica tão alegre no Espírito Santo, línguas estranhas, pessoas saindo dos bancos e entregando profecias aos ouvidos uns dos outros, um verdadeiro poder e o pastor fica contemplando sem ação alguma. Línguas estranhas edifica quem fala, edifica a igreja, quando ocorre a interpretação, e deve acontecer, mas faço uma pergunta: Neste exemplo em que momento a igreja é edificada? Eu, mesmo, presenciei o ano passado em um congresso, todos alegres, felizes, línguas estranhas em todo o templo, em certo momento a pregadora começou a profetizar a igreja não se calou, continou da mesma forma, foi quando o pastor desceu pegou um microfone e disse (vou reproduzir com as minhas palavras) "Igreja, cale-se, ouça do voz do Senhor". Houve silêncio e a pregadora continou a profecia.


7) O novo nascimento compreende, nascer de novo, ou seja, ser regenerado por alguém, nós sabemos que nos regenerou. Para o nascer de novo são preciso: sementes (palavra), terra (lugar para a semente ficará guardada esperando o crescimento) e chuva (do Espírito Santo)


8) As pessoas que abrem as portas para o evangelho, não são porque gostam da igreja ou de nós, mas na verdade já foram visitadas por Deus, o terreno já foi preparado, nós somente somos agentes da palavra, o agente da regeneração já passou por lá, bem antes de nós. Prova disto encontramos em Atos 10.


9) Formas de atuação do Espírito Santo: "fecha a porta que está frio lá fora", fechando a porta continuará frio. Nada é por força ou violência e como o Espírito Santo atua como vento, certamente Ele encontrará outras portas abertas. Quantas pessoas não estão ai fechando as portas.


10) Um dos irmãos testificou ter conhecido uma pessoa que ficou 3 dias em jejum e oração para receber o Batismo e quando não consegui, pelo jejum, ofereceu um bezerro de presente para a Igreja, nem mesmo assim conseguiu. Eu acho que sei quem é.


11) As vezes nós mesmos somos incrédulos na igreja, pois nos maravilhamos com salvação de determinadas pessoas.


12) Eu já presenciei um testemunho, aqui no campo de Pres. Prudente, de uma pessoa que disse: "Ontem foi a primeira vez que eu entrei em uma igreja de "crente" e na hora da oração final eu fui a frente, porque o pastor chamou os que queriam buscar o batismo com o Espírito Santo, como eu não sabia o que era isto, fui". Isto foi em 1994, eu estava neste culto e ouvi este testemunho deste jovem. Ele testemunhou o momento em que foi batizado com o Espírito Santo, mesmo sendo a primeira vez que houvera pisado em uma igreja. Certamente o pastor, que tem olho vivo até hoje, já percebendo a atuação do Espírito Santo começou a trabalhar com ele, dando oportunidade para no dia seguinte testemunhar.


13) Como a igreja é edificado através de uma interpretação das línguas estranhas? Imaginemos um jovem problemático, aceitando a Jesus, recebendo uma revelação, profecia, uma mensagem da parte de Deus, com promessas de restauração, chamada e dias após esta palavra se cumprindo e toda a igreja contemplando? Certamente toda a igreja se alegrará.


14) A Bíblia não dá razão para ninguém, estamos ciente disto, por isto que o amor pela obra aumenta a cada dia, nós queremos ver o crescimento espiritual, material. Isto é bom, se fosse ao contrário não teriamos ânimo para para evangelização, missão, pregação nas praças e tampoucos irmos ao encontro dos perdidos.


15) esta eu ouvi depois da aula, digna de registro: "os pastores não tem o dom da permanência, a tarefa deles é pastorearem onde houver ovelhas."


Nenhum comentário:

Postar um comentário