Apresentação da lição em power point

terça-feira, 12 de abril de 2011

Sermão 50 - Não duvidem da fonte

INTRODUÇÃO – II RE 7”1-12

PARA REALIZARMOS A OBRA DE Deus DEVEMOS TER O DESEJO FORTE EM NOSSOS CORAÇÕES E ALGUMAS OUTRAS QUALIDADES PARA SAIRMOS PARA A GRANDE SEARA. AS VEZES ESTAS QUALIDADES NÃO SÃO TÃO EXPLICITAS EM NOSSAS VIDAS, A FIM DE TRABALHARMOS E CONSEQUENTEMENTE SERMOS RECONHECIDOS COMO HOMENS E MULHERES DE Deus.

EM MUITOS CASOS ESTAS QUALIDADES SÃO INTERIORES E NÃO EXTERIORES E SOMENTE Deus PODE ENXERGAR, POIS CONHECE OS NOSSOS PENSAMENTOS E SONDA OS NOSSOS CORAÇÕES.

E QUANDO FORMOS DESIGNADOS POR Deus E COM AS QUALIDADES NECESSÁRIAS, DEVEMOS TRABALHAR NA OBRA, CUMPRIR O SEU “IDE”, COM OU SEM RECONHECIMENTO HUMANO, INDEPENDENTE DE ESTAREM OU NÃO RECEBENDO DE BOM GRADO A PALAVRA, POR NOS LEVADA, POIS ENCONTRAREMOS AQUELES QUE DUVIDARÃO, DA PALAVRA E DO MENSAGEIRO E QUANDO ISTO ACONTECER DEVEMOS AGIR DE FORMA A NÃO ESMORECERMOS OU ENTRISTECERMOS, OU SEJA, DEVEMOS ESTAR PREPARADOS PARA ESTE MOMENTO.

1) Deus USA OS PEQUENOS PARA CONFUNDIR OS GRANDES:
SAMARIA ESTAVA SITIADA PELOS SÍRIOS, A FOME ASSOLAVA A CIDADE, O DESESPERO ERA TOTAL, O PODERIO MILITAR ESTAVA ABALADO, MAS TINHA ENTRE ELES UM PEQUENO, UM PROFETA, ELISEU. Deus FALARA QUE ABENÇOARIA O POVO. SOMENTE DEVERIAM CONFIAR E ESPERAR.

• II RE 7”1-2 - PRIMEIRAMENTE NÃO DUVIDE DA PALAVRA DE UM PROFETA, DE UM HOMEM DE Deus. O CAPITÃO DUVIDOU. O GRANDE DUVIDANDO DO PEQUENO;


2) Deus USA OS LOUCOS PARA AGIREM COMO SÁBIOS II RE 7”3-4:
OS LEPROSOS SABIAM DA PROMESSA DE Deus EM SOCORRER A CIDADE, MAS TAMBÉM SABIAM QUE SE FICASSEM AS PORTAS DA CIDADE (NÃO PODIAM SE MISTURAR COM O RESTANTE DEVIDO A LEPRA) MORRERIAM DE FOME, SE FOSSEM AO ENCONTRO DO INIMIGO TAMBÉM MORRERIAM, MAS PELO MENOS TENTARIAM VIVER, OU COM SUAS POUCAS FORÇAS PODERIAM LUTAR, OU EM ULTIMO CASO PODERIAM GOZAR DA MISERICÓRDIA DO INIMIGO, O QUE ERA MUITO DIFÍCIL. O CERTO É QUE NÃO QUERIAM FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS.

MAS QUE SENTIMENTO É ESTE QUE MOTIVOU OS LEPROSOS, FRACOS E DOENTES, A IREM DE ENCONTRO AO INIMIGO?

AS VEZES TEMOS QUE ARRISCAR EM DECISÕES, MESMO QUE PAREÇAM ABSURDAS OU INATINGÍVEIS. OS LEPROSOS ESTAVAM FAMINTOS, DESESPERADOS, SERIA UM TIRO NO ESCURO, NEM IMAGINAVAM QUE SE TORNARIAM PORTADORES DE BOAS NOVAS;


3) Deus USA OS FRACOS PARA CONFUNDIR OS FORTES – II RE 7”5-6:
Deus TRANSFORMOU OS 4 LEPROSOS EM HOMENS VALENTES, VALOROSOS, TEMIDOS POR UM GRANDE EXERCITO QUE ESTAVA PREPARADO PARA UMA GRANDE BATALHA. DEVEMOS MARCHAR MESMO DIANTE DAS DIFICULDADES E MESMO QUE SEJAMOS PEQUENINOS, O SENHOR, NOS TORNARÁ GRANDES (MESMO COM POUCA FORÇA NÃO NEGASTE O MEU NOME). OS MENORES, OS SEM VALOR, FORAM USADOS E SE TORNARAM GRANDES, FORTES, RESPEITADOS, TEMIDOS. AOS OLHOS DO INIMIGO QUE ERAM COMO MILHARES.

MAS QUE SENTIMENTO É ESTE QUE FAZ COM QUE 4 LEPROSOS SE ATIREM DIANTE DO INIMIGO PARA BUSCAREM A VITÓRIA?


4) A FONTE DAS BOAS NOVAS - II RE 7”9-10:
OS SAMARITANOS NÃO ACREDITAVAM NO LIVRAMENTO E TAMPOUCO ESPERAVAM BOAS NOTICIAS E AINDA MAIS VINDAS DE 4 RENEGADOS LEPROSOS.

SERÁ QUE SE FOSSE AO CONTRÁRIO OS LEPROSOS SERIAM AGRACIADOS COM A COMIDA E DESPOJOS DOS SÍRIOS? SE OS SAMARITANOS TIVESSEM VENCIDO A BATALHA COM AS SUAS PRÓPRIAS FORÇAS SE LEMBRARIAM DOS LEPROSOS?

OS LEPROSOS VOLTARAM COM A INTEÇÃO DE CONTAREM AOS OUTROS, NÃO PENSARAM SOMENTE NELES, NÃO TIVERAM RANCOR E NEM MESMO SENTIMENTO DE VINGANÇA. DE ONDE NÃO SE ESPERAVA VEIO O SOCORRO PARA OS SAMARITANOS. ERA A MENSAGEM DE BOAS NOVAS CHEGANDO.

MAS O MAIOR DILEMA DE SAMARIA ERA ACREDITAR, DAR O BRAÇO A TORCER E RECONHECER A FORÇA, SABEDORIA E CORAGEM DOS RENEGADOS LEPROSOS. ATÉ MESMO O PRÓPRIO REI DUVIDOU, POIS MANDOU QUE AVERIGUASSEM SE NÃO SE TRATAVA DE UMA ARMADILHA DOS SÍRIOS.


5) CONCLUSÃO:
O CERTO É QUE SE OS LEPROSOS FOSSEM FUNGOS, BACTÉRIAS, AMEBAS, FORMIGAS, CUPINS OU ATÉ O MAIS INSIGNIFICANTE ANINAL, ELES TAMBÉM FARIAM O MESMO ESTRAGO NO ARRAIAL DOS SÍRIOS, POIS ESTES PENSARAM QUE ESTAVAM VINDO SOBRE ELES GRANDES GENERAIS, CAPITÃES, SOLDADOS, MAS NA VERDADE ERAM 4 DOENTES, USADOS POR Deus PARA DAREM MAIS UM LIVRAMENTO AO SEU POVO.

AQUELES LEPROSOS NÃO TINHAM COMO LAÇOS SANGUÍNEOS, MAS A PARTIR DAQUELE MOMENTO SE TORNARAM UMA FAMÍLIA, SE UNIRAM E O QUE FOSSE BOM PARA UM SERIA PARA TODOS.

Deus MOSTROU AOS SAMARITANOS QUE SE DUVIDASSEM DA PALAVRA NÃO COMERIAM E MORRERIAM, MAS TAMBÉM DEIXOU CLARO QUE SE DUVIDASSEM DOS MENSAGEIROS (FONTE) NÃO PARTICIPARIAM DO BANQUETE DA VITÓRIA.

NA VERDADE ELES SE TORNARAM VALOROSOS E GRANDES NÃO NO MOMENTO EM QUE CAMINHARAM EM DIREÇÃO AO EXERCITO INIMIGO, MAS SIM QUANDO VOLTARAM PARA SAMARIA A FIM DE ANUNCIAR AS BOAS NOVAS.

A) QUEM DUVIDAR DA PALAVRA – MORRE

B) QUEM DUVIDAR DA FONTE – NÃO PARTICIPA DO BANQUETE

Nenhum comentário:

Postar um comentário