Presidente Prudente (SP),

Apresentação da lição em power point

sábado, 26 de novembro de 2011

Responsabilidade de Neemias?

Proposta da lição:
• “Filho de peixe, peixinho é”: todo filho de levita, levita era? todo filho de pastor, pastor é; todo filho de crente, crente é?

• “Não queria ter nascido levita” – tinha como evitar isto? E os decretos Divinos?

• “Todo levita é separado. Logo eu” – graças de Deus por isto. Ou temos notícias de levitas desviados?

O resgate da nação e Israel se iniciou pela reconstrução do Templo por Zorobabel. Pergunta? Teria como iniciar por outro ponto que não este?

Funções do levitas – matar idólatras e apóstatas para manter a pureza doutrina no meio da congregação. Deus no guarde! Dos levitas ou da idolatria ou apostasia?

Os levitas não precisavam se preocupar com o futuro, pois serviços no Tabernáculo/Templo não faltariam para eles. A única preocupação seria com a santidade e o cuidado com o povo;

Se não fosse possível reunir os levitas aquele dia o culto teria continuidade? Sem levitas, sem culto?

A suma era que os judeus desconheciam uma palavra tão simples, mas tão eficaz e necessária: ORGANIZAÇÃO;

Para encerrar: A reação demonstrada por Neemias ao receber noticias foi visível (1.1-3), mas friso que a tristeza que sentiu foi pela situação da cidade, pelo muro fendido e pelas portas queimadas a fogo? PERGUNTA: O que Hanani disse a Neemias:

1) Falou da situação do Templo (não da material, pois Zorobabel já havia restaurado, mas falo da espiritual. O templo não estava sendo usado, pelo povo para a finalidade a que foi construído e reconstruído, adoração a Deus). Veremos isto na próxima lição;

2) Falou algo a respeito dos levitas que estavam dispersos aos arredores de Jerusalém?

3) Falou dos mercadores que insistiam na comercialização aos sábados, dos que pousavam nas portas as vésperas do dia sagrado?

4) Contou a ele que alguns utilizavam indevidamente os cômodos do Templo (próxima lição);

ENTÃO: Porque Neemias se preocupou com tudo isto, se a sua missão (a que Deus fez arder em seu coração) dizia respeito somente a reconstrução do muro e portas (2.16-18)?

RESPOSTA: Não tinha como aquele homem olhar para a cidade e ver o muro como proteção, as portas sendo fechadas ao anoitecer para segurança do povo, quanta alegria, quanta satisfação de quem antes vivia em opróbrio. Faltava algo. Neemias não era somente um construtor material. Um simples mestre de obras que quando visse a obra pronta viraria as costas e retornaria para as suas funções no império e aguardaria a recompensa.

Ele viu o povo faminto, sofrendo, afastado de Deus, adorando (ou pelo menos imaginava) precisando de renovação. Israel não era aquilo que ele estava contemplando. As história que conhecia sobre os seus pais era de glória, de atuação de Deus, livramentos, alegria, vitórias sobre os inimigos.

Ele olhou para o céu e disse: “A minha missão não terminou quando colocamos a ultima pedra ou porta”. Se Neemias fosse embora ao termino da reconstrução material não passaria muitos dias e aquele muro e as portas cairiam novamente.

Por isto que volto a frisar que este trimestre, alias o livro estudado assim o é: PURA REFLEXÃO para nós.

Por: Ailton da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário