Apresentação da lição em power point

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Esdras - informações essenciais


PROPÓSITO:
Mostrar a fidelidade de Deus e como ele manteve sua promessa de restaurar o seu povo à Terra Prometida.

AUTOR:
Não foi mencionado, mas provavelmente Esdras.

DESTINATÁRIO:

DATA:
Por volta de 450 a.C., registrando eventos do periodo entre 538 – 450 a.C. (omitindo 516 – 458 a.C.); foi possivelmente iniciado na Babilônia e concluído em Jerusalém.

PANORAMA:
Esdras dá sequencia a 2 Crônicas como uma história do povo judeu, registrando o retorno deste povo à sua terra após o cativeiro.

VERSÍCULO CHAVE:
Assim comeram a páscoa os filhos de Israel que tinham voltado do cativeiro, com todos os que com eles se apartaram da imundícia dos gentios da terra, para buscarem o SENHOR Deus de Israel;

E celebraram a festa dos pães ázimos por sete dias com alegria; porque o SENHOR os tinha alegrado, e tinha mudado o coração do rei da Assíria a favor deles, para lhes fortalecer as mãos na obra da casa de Deus, o Deus de Israel. (6:21-22

PESSOA CHAVE:
Ciro, Zorobabel, Ageu, Zacarias, Dario I, Artaxerxes I e Esdras.

LUGARES CHAVES:
Babilônia e Jerusalém.

CARACTERÍSTICA PARTICULAR:
Esdras e Neemias eram apenas um livro na Bíblia Hebraica, e, com Ester, formavam os livros históricos pós-cativeiro. Os livros proféticos pós-cativeiro são Ageu, Zacarias e Malaquias. Ageu e Zacarias devem ser estudados juntamente com Esdras, porque eles profetizaram durante o período da restauração.

Informações extraídas da seção “Informações essenciais” – Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

Por: Ailton da Silva - (18) 8132-1510 - Ano III

Nenhum comentário:

Postar um comentário