Páginas

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Lamentações - informações essenciais


PROPÓSITO:
Ensinar as pessoas que desobedecer a Deus é trazer desgraça a própria vida e mostrar que Deus sofre quando o seu povo sofre.

AUTOR:
Jeremias.
DATA:
Logo após a queda de Jerusalém em 586 a.C.

PANORAMA:
Jerusalém havia sido destruída pela Babilônia e os judeus mortos, torturados ou levados para o exílio.

VERSÍCULO CHAVE:
Já se consumiram os meus olhos com lágrimas, turbadas estão as minhas entranhas, o meu fígado se derramou pela terra por causa do quebrantamento da filha do meu povo; pois desfalecem o menino e a criança de peito pelas ruas da cidade. 2.11
 as minhas entranhas, o meu fígado se derramou pela terra por causa do quebrantamento da filha do meu povo; pois desfalecem o menino e a criança de peito pelas ruas da cidade.
Lamentações 2:11
Já se consumiram os meus olhos com lágrimas, turbadas estão as minhas entranhas, o meu fígado se derramou pela terra por causa do quebrantamento da filha do meu povo; pois desfalecem o menino e a criança de peito pelas ruas da cidade.
Lamentações 2:11

PESSOA CHAVE:
Jeremias.

CARACTERÍSTICAS PARTICULARES:
Três expressões do pensamento hebraico encontram-se em Lamentações: profecia, ritual e sabedoria. O livro de Lamentações foi escrito no antigo ritmo e estilo das canções fúnebres israelitas. Contém cinco poemas que correspondem aos cinco capítulos (ver a segunda nota sofre Lm 3.1ss).

Informações extraídas da seção “Informações essenciais” – Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

Por: Ailton da Silva - Ano III

Nenhum comentário:

Postar um comentário