Apresentação da lição em power point

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Éfesios - informações essenciais

PROPÓSITO:
Fortalecer a fé cristã dos crentes de Éfeso e explicar a natureza e o proposito da igreja, o corpo de Cristo.

AUTOR:
Paulo.

DESTINATÁRIOS:
A igreja de Éfeso e aos crentes de toda parte.

DATA:
Aproximadamente no ano 60 d.C., durante o período em que Paulo esteve preso em Roma.

PANORAMA:
Esta carta não foi escrita para enfrentar qualquer heresia ou problema nas igrejas. Foi enviada por Tíquico para fortalecer e encorajar as igrejas daquela região. Paulo havia passado três anos na igreja de Éfeso; portanto, era muito amigo de seus membros. Paulo encontrou-se com anciãos da igreja em Éfeso, em Mileto (At 20.17-38) – um encontro permeado de grande tristeza. É que Paulo acreditava estar visitando seus companheiros talvez pela última vez. Como não existem referências especificas a pessoas ou problemas nessa igreja e pelo fato de as palavras “em Éfeso” (1.1) não estarem presentes nos manuscritos mais antigos, é possível que Paulo tivesse a intenção de enviar uma carta circular para ser lida em todas as igrejas daquela região.

VERSÍCULO CHAVE:
“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor; uma só fé; um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos e por todos, e em todos” (4.4-6).

PESSOA CHAVE
Paulo e Tíquico.

CARACTERÍSTICAS PARTICULARES:
Varias imagens da Igreja são apresentadas: corpo, templo, mistério, novo homem, noiva e soldado. Provavelmente esta carta foi distribuída a várias congregações da Igreja Primitiva.

Informações extraídas da seção “Informações essenciais” – Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

Por: Ailton da Silva - Ano IV - caminhando para o ano V

Nenhum comentário:

Postar um comentário