Presidente Prudente (SP),

Apresentação da lição em power point

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Lição 5 - pós aula

Primeira aula, domingo de manhã
Vila Fernandes

DISTORÇÕES
Fp 1.27 – a igreja de Corinto certamente teria problemas em entender esta parte (2 Co 10.2), já a de Filipos nunca interpretou mal as palavras do seu pastor.

Eles não tinham o costume de distorcer a mensagem do pastor.

O ENSINO ANTES DO PROBLEMA
A renovação dos líderes e dos apóstolos estava por acontecer. Paulo temia pelo futuro da igreja, por isso procurou ensiná-la antes que pudesse aparecer os problemas.

Isto prova que o ensino sempre chega primeiro, antecipa os problemas. Primeiro aprendemos e depois colocarmos em prática. O mesmo acontece com a EBD, ela nunca chega depois. Alunos assíduo não costuma dizer isto: “porque não aprendi isto antes, por que não me ensinaram”?

Não teria como a igreja dizer: “porque não fomos avisados antes”?

Salvação: processo gradativo. Se por acaso você levar um tapa do inimigo e retornar ao inicio , não se preocupe, Cristianismo é recomeço, é oportunidade.

AÇÃO (INCONTROLÁVEL, ÀS VEZES) X REAÇÃO (TOTALMENTE CONTROLÁVEL)
Judas não foi de tudo ruim, tinha as suas preocupações com os pobres, com seu bolso, era um joinho, que nas últimas horas revelou seu verdadeiro caráter.

O problema maior de sua vida não foi sua ação, mas a reação. Pedro saiu vitorioso mesmo errando da mesma forma, porém sua reação foi bem diferente.

SINCERIDADE
Na igreja e fora – mesma pessoa:

Pessoa cheia de problema, mas que não tenta esconder, tampar o sol com a peneira ou muito menos se mostrar o que não é.

Ninguém é perfeito, todos temos trincos e rachaduras. Não passem cera, a Luz revela depois. Devemos ser o que somos e ponto final.

MURMURAÇÕES E CONTENDAS
Eu sou de Paulo, eu sou de Apolo, eu sou de Cefas, eu sou de Jesus. O povo tribuloso. Pelo menos os subordinados aos humanos respeitavam a hierarquia na igreja, já os de Jesus; “O meu pastor é Deus. Só devo satisfação da minha vida para Deus, a Ele confesso, somente Ele pode me julgar”.

Traduzindo: o povo murmurador, contendeiro.

Tem muitos que murmuram até mesmo dormindo.

Se não tomarmos providências logo teremos que instalar ringues nos corredores ou nos fundos de nossas igrejas. Os lutadores já estão preparados.

Fuja da murmuração, seja empático, se coloque no lugar do outro.

O EXEMPLO QUE NUNCA FOI ESQUECIDO
Abraão e Ló: devemos fazer o melhor para Deus, mesmo que estejamos na parte pior. A pior parte sobrou para Abraão, mas ele fez o melhor para Deus.
A igreja de Filipos nunca esqueceu o que Paulo fez por eles, principalmente na primeira estadia dele naquela cidade (At 16).

São as murmurações e contendas que estão afastando as pessoas das igrejas, não creio que as mentes hereges estejam assim tão férteis. Não tem mais o que inventar.


2ª aula – Subsede de Álvares Machado
(classe de jovens - 18:30 às 19:30)
A igreja de Filipos nasceu naquele dia, na prisão, durante os louvores e orações de Paulo e Silas.

Quando você repreende uma pessoa que está errado já é difícil, imagine então falar algo, avisar, ou ensinar antes que o problema aconteça. A igreja de Filipos soube receber o ensino antes do problema.

Não creio que o grupo, que se intitulava de Jesus, respeitava hierarquia.

A igreja de Filipos obedecia muito mais na ausência de Paulo!

Por fim: “não vou tomar decisão precipitada enquanto meu líder não estiver presente” – que nos diga Arão (Ex 32).

Por: Ailton da Silva - Ano IV - caminhando para o ano V

Nenhum comentário:

Postar um comentário