Presidente Prudente (SP),

Apresentação da lição em power point

quarta-feira, 5 de março de 2014

1 João - informações essenciais


PROPÓSITO:
Reafirmar a confiança dos cristãos em sua fé e refutar os falsos ensinos.

AUTOR
O apóstolo João.

DESTINATÁRIOS
A carta não contém titulo e não foi escrita para nenhuma igreja em particular. Foi enviada como uma carta pastoral para várias congregações de gentios. Foi também escrita para todos os crentes, de todos os lugares, em todos os tempos.

DATA
Provavelmente entre os anos 85 e 90 d.C., de Éfeso.

PANORAMA
João era um idoso, e talvez fosse o único apóstolo vivo naquele momento. Ele ainda não havia sido enviado à ilha de Patmos, onde viveria como um exilado. Como testemunha ocular de Cristo, ele escreveu com toda a autoridade para dar a esta nova geração de crentes, segurança e confiança em Deus e na sua fé.

VERSÍCULO CHAVE
“Estas coisas vos escrevi, para que saibas que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus” (5.13).

PESSOAS-CHAVE
João e Jesus

CARACTERISTICAS PARTICULARES
João é o apostolo do amor, e o amor é mencionado ao longo desta carta. Existem várias semelhanças entre esta carta e o Evangelho de João – no vocabulário, no estilo e nas ideias principais. Joao usa declarações breves e palavras simples, e faz contrastes acentuados – luz e trevas, verdade e erro, Deus e Satanás, vida e morte, amor e ódio.

Informações extraídas da seção “Informações essenciais” – Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

Por: Ailton da Silva - Ano VI (desde 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário