Presidente Prudente (SP),

Apresentação da lição em power point

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

José do Egito - como ouvir e não imaginar as cenas?



Uma das mais ricas letras que já vi. É como se estivessemos diante de uma pregação. Um louvor digno de ser apreciado.


Quando o sol brilhava quente penetrando no infinito
Ao passarem os ismaelitas
OS ISMAELITAS, PELA LIGAÇÃO HISTÓRICA E PELO LAÇO FAMILIAR, PODERIAM TER RECUSADO A COMPRA.

de uma cova se ouvi um grito
GRITO DE SEDE, FOME E MEDO DO QUE PODERIA ACONTECER.

Era José que gritava, seus irmãos fizeram isto
OS GRITOS DE JOSÉ DEVEM TER PERTUBADO SEUS IRMÃOS POR LONGOS ANOS. O REMORSO POR TEREM FEITO MAL A ELE DEVE TER CORROÍDO AQUELES CORAÇÕES. ERA NORMAL ESPERAREM QUE ALGO PUDESSE ACONTECER EM SUAS VIDAS COMO PAGAMENTO PELO MAL COMETIDO CONTRA O IRMÃO. QUEM SABE NÃO PENSARAM ISTO DIANTE DA SECA QUE ASSOLOU A REGIÃO?

Potifar comprou o menino ao chegar lá no Egito
O CAMINHO DE JOSÉ JÁ ESTAVA TRAÇADO, MESMO ANTES DE SUA CHEGADA AO EGITO. DEUS FOI NA FRENTE E PREPAROU TUDO.

Mas o tempo foi passando e o menino se formou
COMO FOI TRISTE O COMPLEMENTO DA JUVENTUDE DE JOSÉ. SEM A PRESENÇA DO PAI JACÓ PARA INSTRUIR-LHE ACERCA DO BEM E DO MAL. SEM OS IRMÃOS PARA COMPARTILHAR ALEGRIAS E TRISTEZAS. SEM PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS. MAS TODO ESTE TEMPO ELE FOI ASSISTIDO POR DEUS, QUE MESMO SEM SE MANIFESTAR A ELE, COMO FEZ COM OS PATRIARCAS ANTERIORES, SEMPRE ESTEVE AO LADO DELE.

Conseguindo confiança passa ser Governador
UM ESCRAVO GANHANDO A CONFIANÇA DE SEUS SENHORES? SOMENTE DEUS PODERIA AGIR DE TAL FORMA. O ÁPICE DA OPERAÇÃO DE DEUS FOI QUANDO JOSÉ FOI CHAMADO PARA SOCORRER O DESESPERADO FARAÓ. ELE ACORDOU NAS FRIAS PRISÕES E DORMIU NO PALACIO, JÁ TOMANDO SÁBIAS DECISÕES, MAS ANTES DISTO ELE DEIXOU MUITOS SÁBIOS EGÍPCIOS DE BOCA ABERTA E ALGUNS REVOLTADOS. COMO FARAÓ CONFIARIA EM UM PRISIONEIRO?

E ajuntando os mantimentos e em celeiros colocou
GRÃO POR GRÃO. CENTAVO POR CENTAVO. UM SÁBIO ADMINISTRADOR QUE NÃO TEVE FORMAÇÃO SECULAR NENHUMA. A CAPACITAÇÃO VEIO TODINHA DO CÉU.

Sete anos vacas gordas e mais sete de pavor
SETE ANOS DE PAVOR PARA OS QUE NÃO ACREDITARAM EM SUA INTERPRETAÇÃO PROFÉTICA. PARA ELES FORAM SETE ANOS DE SATISFAÇÃO, TRABALHO E ESPERANÇAS.

Em seguida veio fome, nos países imprevistos
ENTÃO ACONTECEU O PIOR, A FOME, O COMEÇO DA ALEGRIA DE JOSÉ.

E tiveram que comprar alimentos no Egito
PROMOÇÃO NO EGITO. A NOTÍCIA CORREU PELA REGIÃO. TEM UM HOMEM QUE ALERTOU A NAÇÃO E ELES TEM ATÉ PARA VENDER.

E Jacó mandou seus filhos irem comprar com muita fé
JACÓ MANDOU SEUS FILHOS IR COMPRAR COM MUITA FÉ OU COM MUITO DINHEIRO? QUE FÉ FOI ESTA? FÉ PARA ENCONTRAR ALIMENTO SUFICIENTE NO EGITO OU FÉ PARA QUE FOSSEM ATENDIDOS PELO ENTÃO GOVERNADOR. JACÓ PREPAROU A COMITIVA DA ESPERANÇA. “TOMEM O DINHEIRO, COMPREM E RETORNEM COM OS ALIMENTOS. QUEM SABE DEUS MULTIPLICA”.
 
Não sabia que o governador era o seu filho José
QUAL DOS MAIS OTIMISTAS FILHOS DE ABRAÃO PODERIA ESPERAR ALGO DIFERENTE DISTO: DINHEIRO, VIAGEM, COMPRA E RETORNO. OS FILHOS FORAM ENVIADOS E O PAI FICOU EM CANAÃ ORANDO PARA QUE TUDO DESSE CERTO. “ABENÇOA DEUS O GOVERNADOR DO EGITO, TOMA-O EM TUAS MÃOS PARA QUE ATENDA MEUS FILHOS”, PARA QUE ATENDESSE, DIGAMOS, COM AMOR, SERIA PEDIR MUITO PARA DEUS?

E José vendo os moços logo os reconheceu
UM VELHO DITADO: “QUEM BATE ESQUECE, MAS QUEM APANHA NÃO’. LOGO DE CARA OS IRMÃOS NÃO RECONHECERAM JOSÉ, MAS A ÁGUIA ASTUTA, O SÁBIO ADMINISTRADOR, JÁ EXPERIENTE, LOUVOU A DEUS PELA CENA. SERIA A HORA DA ESPERADA VINGANÇA? UM ESTAVA NO TRONO E OS IRMÃOS NA LONA.
 
E depois de duras provas disse sabe quem sou eu
FOI NECESSÁRIO ESTE PERÍODO DE PROVAS. JOSÉ TINHA QUE SENTIR SEUS IRMÃOS. ESTE FOI UM MOMENTO PARA PROVOCAR REAÇÕES, OLHAR NOS OLHOS E REFLETIR. VALEU A PENA ESPERAR, O DESEJO DE REABRAÇÁ-LOS FOI MAIOR QUE O DA VINGANÇA.

Eu sou aquele menino que vocês mesmos venderam
ELES NÃO DAVAM NADA POR JOSÉ, MAS O JOVEM RENDEU A CADA UM ALGUMAS MOEDAS, SERÁ QUE PROSPERARAM? O PATRIMÔNIO DE CADA UM AUMENTOU CONSIDERAVELMENTE APÓS AQUELA VENDA? A ÚLTIMA VEZ QUE FOI VISTO PELOS IRMÃOS, JOSÉ ERA APENAS UM MENINO, MAS AGORA ESTAVAM DIANTE DE UM HOMEM.
 
Eles cairam por terra logo que o reconheram
JOSÉ CHOROU QUANDO RECONHECEU SEUS IRMÃOS NA PRIMERA OPORTUNIDADE. É CLARO QUE PELA SUA POSIÇÃO NO EGITO NÃO PODERIA TER CAÍDO POR TERRA, MESMO PORQUE NÃO HAVIA FEITO NADA DE RUIM QUE JUSTIFICASSE ESTE ATO, AGORA SEUS IRMÃOS NÃO PODERIAM TER TIDO OUTRA REAÇÃO QUE NÃO ESTA. O PESO DO REMORSO FOI MAIOR QUE O DA SURPRESA. ENTÃO PENSARAM QUE FOSSE O FIM DELES, TALVEZ EXTRADIÇÃO, PENA CAPITAL OU PRISÃO PERPÉTUA.

E José disse a eles de saudades eu chorei
E JOSÉ DISSE: “EU CHOREI DE SAUDADES DE VOCÊS, DO MEU PAI, DA MINHA TERRA. E VOCÊS? ALGUMA VEZ SENTIRAM ALGO PELO ERRO? OU A MENTE DE VOCÊS CAUTERIZOU?

Mas não temam meus irmãos eu já vos lhes perdoei
NÃO QUERO QUE VOCES PASSEM O QUE PASSEI. EU TENHO CIÊNCIA DA SITUAÇÃO DE CANAÃ. EU SEI O QUE É PASSAR FOME. EU VIM PRIMEIRO PARA PREPARAR O SOCORRO PARA VOCÊS (Gn 45.7-8). DEUS ME ENVIOU PRIMEIRO PARA PRESERVAR NOSSA LINHAGEM.

Tudo o que vocês fizeram para mim foi um favor
SE EU TIVESSE FICADO EM CANAÃ, EU SERIA SOMENTE MAIS UM FILHO EXEMPLAR OU NÃO, OU ENTÃO MEU PAI ESTARIA COLHENDO OS FRUTOS PELO TRATAMENTO DIFERENCIADO QUE HAVIA ME DADO. VOCÊS ME FIZERAM UM FAVOR, ME TRANSFORMARAM EM UM HOMEM.
 
Hoje aqui no Egito eu sou o Governador
DE UM SIMPLES FUTURO PASTOR DE OVELHAS, COM ALGUM REBANHO E TERRAS, TODA A CATASTROFE VIVIDA POR JOSÉ POSSIBILITOU A ASCENSÃO A UMA POSIÇÃO NUNCA IMAGINADA. NO PASSADO, OS IRMÃOS, JOGARAM-NO EM UMA COVA E DEIXARAM-NO COM SEDE E FOME E NÃO DERAM OUVIDOS AOS SEUS GRITOS. ELES ESTAVAM POR CIMA E JOSÉ POR BAIXO, LITERALMENTE. AGORA A POSIÇÃO SE INVERTIA, JOSÉ ESTAVA NO TRONO E SEUS IRMÃOS NA LONA, COMENDO EM SUAS MÃOS, MAS ELE DEU OUVIDOS AOS GRITOS DOS FAMINTOS IRMÃOS E NÃO SE DEIXOU LEVAR PELO DESEJO DE VINGANÇA.

Por: Ailton da Silva - 5 anos (Ide por todo mundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário