Apresentação da lição em power point

domingo, 1 de março de 2015

Mensagem 21: Restauração da vida espiritual


1) O GRANDE SEGREDO DE PEDRO – A SUA QUEDA
O inimigo nos ferirá o calcanhar (sofrimento simples) - Nós esmagaremos a sua cabeça (ferimento mortal) – Gn 3.15)

a) Pedro negou Jesus por 3 vezes:
  • Lc 22.57 – primeira vez;
  • Lc 22.58 – segunda vez;
  • Lc 22.60 – 62 – terceira vez. Depois chorou amargamente. Não contou a ninguém. Este seria o seu grande segredo

b) Jo 20.1 – Pedro e João foram correndo ao sepulcro de Jesus. No caminho Pedro se lembrou que havia negado e cheio de remorso deixou que seu companheiro o ultrapassasse para chegar a sua frente. Às vezes os nossos erros nos fazem dar a outros a benção que seriam nossas, ou impede de corrermos ao encontro de Jesus. Pedro não acreditou, de principio, por isso teve que entrar no tumulo para ter a certeza de que o corpo não estava mais lá. João parou na porta, não precisou entrar.

c) Jesus aparece para os discípulos
  • Jo 20.19 – Jesus apareceu pela primeira vez, Pedro imaginou que naquele momento seria revelado aos outros o seu erro, mas Jesus não o revelou;
  • Jo 20.26 – segunda aparição de Jesus, agora talvez ele contaria aos discípulos o que ocorreu com Pedro, mas isto não aconteceu;
  • Jo 21.7 – na terceira aparição de Jesus, Pedro estava pescando nu, despreparado, agora imaginava que pela sua situação Jesus revelaria aos outros sobre o seu grande segredo. Se não houvera falado das outras vezes, muito menos agora, pois Pedro estava precisando de ajuda, estava fraco espiritualmente. Os discípulos estavam com fome e não tinham nada para comer.

d) Jo 21.5 – Jesus sempre aparece na hora certa para nos dar algo para comer, seja espiritual ou material

e) Jesus não revelou o erro de Pedro nas 3 vezes em que apareceu aos seus discípulos. Sequer tocou no assunto, pois há havia perdoado e jogado o seu pecado no mar de esquecimento.

2) RESTAURAÇÃO DA VIDA ESPIRITUAL DE PEDRO
Jesus fala com Pedro em especial, ele imagina que agora vai ser repreendido ou sentenciado. Jesus pergunta 3 vezes a respeito do seu sentimento por Ele:
  • Jo 21.15 – primeira vez – confrontar com Lc 22.57
  • Jo 21.16 – segunda vez – confrontar com Lc 22.58
  • Jo 21.17 – terceira vez – confrontar com Lc 22.60

As 3 respostas suas foram para confirmar o seu amor por Jesus, já que por 3 vezes o havia negado. Neste caso o seu amor era inferior ao de Jesus. Então apascentaria o rebanho de Jesus, mas será que os outros aceitariam? Qual seria a reação deles quando soubessem que ele havia negado o mestre? A obra não é nossa é de Deus.

Os discípulos estavam em oração aguardando a promessa (At 1.8) e Pedro encabeçou a lista (At 1.13). Nascia então um líder, levantado e reconhecido pelos outros (At 1.15-16).

Todos foram cheios do Espírito Santo (At 2.4). As pregações de Pedro foram ousadas e objetivas (At 2.14; 3.11-26; 10.34-46), por isto as primeiras conversões não demoraram a aparecer (At 2.37). Não havia mais o que temer (At 4.7-13). O importante era obedecer a Deus e não aos homens (At 5.29).

Tinha íntima comunhão com o Espírito Santo de Deus. Recebia revelações do que estava acontecendo na igreja (At 5.3).  – Deus revelava a ele o que acontecia na igreja. Foi um visionário (At 10.34), enxergou a salvação aos gentios.

Por: Ailton da Silva - 5 anos (Ide por todo mundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário