Apresentação da lição em power point

sábado, 30 de janeiro de 2016

Dinâmica - lição 5 (31/01/2016)


Aproveitando a ideia apresentada pela irmã Sulamita Macedo (http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/) fiz alguns acréscimos na dinâmica:

A VIAGEM
APLICAÇÃO: ARREBATAMENTO

Material: papel e caneta.

Desenvolvimento: Escolha um aluno e entregue o papel e caneta, para ser a sua mala, na viagem que ele fará em poucos minutos. O aluno terá um minuto para escrever no papel tudo o que seria necessário para a viagem. Não deixe passar nenhum segundo do tempo, seja rigoroso.

Depois diminua o tempo para 10 segundos e peça que escreve tudo o que fosse necessário para a viagem.

Depois diminua para um segundo. Por fim diga a ele que terá apenas um piscar de olho para escrever o mesmo (mais ou menos 11 milésimos de segundos ou menos) e deverá aproveitar este pouco tempo para escrever o máximo que puder.


Aplicação e reflexão: No dia do arrebatamento da igreja não teremos tempo para nada, nem para avisar alguém ou muito menos para nos prepararmos após o toque da trombeta. Então o que tiver que ser feito deve ser feito agora. Quando o aluno tinha um minuto dava tempo para escrever algo que o ajudaria na viagem, mas quando teve apenas um piscar de olho, ele não conseguiu escrever nada, da mesma forma será no dia do arrebatamento.

Por: Ailton da Silva - 6 anos (Ide por todo mundo)

Lição 5 - aplicação da EBD


Lição 5
O arrebatamento da igreja
1º trimestre 2016

O que soa para os crentes como um motivo de muita alegria, pode se transformar em um tormento e desespero para os que não creem ou para os que esperam em Deus somente nesta vida, ou seja, os miseráveis (1 Co 15.19).

Para nós que cremos basta somente aguardarmos este grandioso evento, já que não temos nada a perder, pelo contrário, temos muito a ganhar.

Então porque o medo do arrebatamento da igreja?
  • Medo por deixar as posses, riquezas, melhores empregos, cargos e família para trás? Acho que ficará muita coisa para trás mesmo, ficará a terra para cobrir os corpos inertes sem vida e sem Deus;
  • Medo de perder o patético controle sobre esta nossa carne?
  • Medo de encarar uma nova forma de vida?
  • Medo de conviver com um novo Rei? Aliás, o único e verdadeiro;
  • Medo de Jesus?
  • Medo da rotina gloriosa nas moradas celestiais? Que não nos fatigará.

O arrebatamento é o carro chefe da nossa pregação, alvo de todo crente, que nos motiva a continuarmos cada vez mais firme, constantes, sabendo que o grande dia da glorificação da igreja se aproxima a passos largos. Ora vem Senhor Jesus.

Por: Ailton da Silva - 6 anos (Ide por todo mundo)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

sábado, 23 de janeiro de 2016

Lição 4 - Aplicação da EBD


Lição 4
Esteja alerta e vigilante, Jesus voltará
1º trimestre 2016

Esteja alerta, pois não haverá um segundo toque da trombeta. Não dará tempo para despedidas, tampouco será concedido tempo para arrependimentos. O som da trombeta, a transformação e subida dos vivos e mortos, tudo isto se dará em apenas, ou menos, que um piscar de olhos, por isto é que devemos estar sempre alertas, atentos a todos os sinais, caso contrário, ficaremos como os que não creem na promessa, ou seja, ficaremos na Terra à espera da manifestação do Anticristo.

Qualquer ventinho de doutrina e qualquer manifestação espiritual ou ocorrência material, tipo perdas ou ganhos, são capazes de desviar nossa atenção do foco principal, a nossa salvação.

Por isto que Jesus nos alertou e ordenou que ficássemos atentos aos sinais, já que na outra via, estaria tudo o que pode nos atrapalhar ou emperrar a nossa fé.

“Acautelai-vos que ninguém vos engane”, soa para nós como algo do tipo: “fiquem alertas, atentos, não deixem que ninguém abale a vossa fé, continuem firmes e constantes no Senhor, pois o Maligno, ao derredor, tentará tirar a atenção e se isto acontecer o prejuízo será enorme, portanto, fiquem atentos, o arrebatamento poderá ser a qualquer momento.”

Por: Ailton da Silva - 6 anos (Ide por todo mundo)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

59) Tiago


Para quem foi escrito este livro?     
Para os cristãos judeus da Diáspora (a dispersão dos judeus fora da Palestina), de todos os lugares (1.1).

Por quem foi escrito (autor)?  
Tiago (irmão de Jesus).

Em qual momento histórico?
Por volta do ano 49 d.C., pouco depois do começo da perseguição aos cristãos que se difundiu na Diáspora.

Por que este livro foi escrito? 
Porque eles estavam sofrendo perseguições em todo o império romano.

Para quê este livro foi escrito?        
Para encorajar aqueles cristãos; para exortá-los a um viver santo; e, para mostrar-lhes que há um relacionamento crucial entre fé e obras ativas de obediência (2.14-26).


Obs: Material extraído do DVD "Mega Coletânea Bíblica - 10.000 artigos". Não tem citação da fonte, mas se alguém conhecer, ficarei grato e mencionarei.

Por: Ailton da Silva - 6 anos (Ide por todo mundo)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Pré-aula_Lição 4: Esteja alerta e vigilante, Jesus voltará



Por: Ailton da Silva - 6 anos (Ide por todo mundo)

Pastor Eliel do Amaral Soares


Pastor Eliel do Amaral Soares - promovido às mansões celestiais

fonte:
http://www.cpadnews.com.br/assembleia-de-deus/31910/morre-em-sp-o-pastor-e-missionario-eliel-amaral-soares.html


30/03/2011 - o dia em que o Pastor Eliel esteve ensinando na igreja Assembleia de Deus em Álvares Machado, antigo setor 42
http://ailtonsilva2000.blogspot.com.br/2011/03/pastor-eliel-soares-do-amaral.html


Aula ministrada pelo pastor Eliel em 16/12/2012 (USA) - me sentir honrado por ter feito uso do material que disponibilizo semanalmente para a EBD.

https://www.youtube.com/watch?list=UUmvdIbGI9f3q7XUsccdflMw&v=REAnSC9RffE&feature=player_embedded

Por: Ailton da Silva - 6 anos (Ide por todo mundo)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

sábado, 16 de janeiro de 2016

Lição 3 - Aplicação da EBD


Lição 3
Aguardando a volta de Jesus
1º trimestre 2016

O que fazer diante da eminente volta de Jesus? Como se portar diante dos sinais? O desespero não é aceitável, pois estamos frente a uma singular promessa, ainda mais se partir de pessoas que conhecem a Palavra. Caso haja alguma reação similar a esta, é necessário que busquemos o refrigério de alma, para que não sejamos inseridos num caos espiritual promovido pela incredulidade na vinda de Jesus. Na verdade, esta promessa deveria consolar e não provocar uma reação contrária (I Ts 4.18).

Após esta lição, todos devemos ter em mente que vale a pena servir a Deus e muito mais vale aguardar a vinda de Jesus em glória.

O que serve de espanto e terror para o mundo, para nós é um motivo de muita alegria, pois aguardamos a volta de Jesus com fé, sabendo que a recompensa, em nada, pode ser comparado com o que está ou será estabelecido pelo homem nesta terra, por isto devemos viver em santidade e conscientes de que vale a pena conhecer a promessa da volta.

Afinal, desespero para que? As promessas sempre consolaram a igreja, desde o seu surgimento, porque então agora deveria ser diferente?

Por: Ailton da Silva - 6 anos (Ide por todo mundo)

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

58) Hebreus


Para quem foi escrito este livro?     
Para os cristãos judeus da Diáspora (a dispersão dos judeus fora da Palestina), provavelmente na Itália.

Por quem foi escrito (autor)?  
Autor desconhecido.

Em qual momento histórico?   
Por volta do ano 64 d.C., quando Nero perseguiu a Igreja com muita violência.

Por que este livro foi escrito? 
Porque eles estavam sendo perseguidos pelos romanos pela segunda vez (um edito de Cláudio havia expulsado os judeus de Roma em 49. d.C.) e pelos judeus, que os expulsaram das sinagogas e da religião judaica (13.12-13), e corriam o perigo da apostasia (abandono da fé), talvez por medo da morte (2.14-18); também, porque passavam por uma transição de liderança (13.7, 17), estavam preocupados com segurança e permanência (6.19; 11.10; 13.8, 14).

Para quê este livro foi escrito?        
Para exortar e encorajar aqueles cristãos (3.13; 6.18; 10.25; 12.5; 13.22). O autor repetidamente chama seus leitores a uma ativa e corajosa resposta a todos estes problemas (4.11, 14, 16; 6.1; 10.19-25).


Obs: Material extraído do DVD "Mega Coletânea Bíblica - 10.000 artigos". Não tem citação da fonte, mas se alguém conhecer, ficarei grato e mencionarei.

Por: Ailton da Silva - 6 anos (Ide por todo mundo)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016