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segunda-feira, 31 de agosto de 2015
Tema 4º trimestre 2015
Fonte: http://ebdinterativa.com.br/licoes-biblicas-da-cpad-4o-trimestre-2015-titulo-o-comeco-de-todas-as-coisas-estudos-sobre-o-livro-de-genesis/
Por: Ailton da Silva - 5 anos (Ide por todo mundo)
quarta-feira, 26 de agosto de 2015
Pré-aula_Lição 9: A corrupção dos últimos dias (sem edição)
Por: Ailton da Silva - 5 anos (Ide por todo mundo)
terça-feira, 25 de agosto de 2015
Guerra dos seis dias vitoria tática ou milagre HD
Guerra dos seis dias - a intervenção de Deus em favor de Israel.
Jamais Israel conseguiria vencer, pois o seu exército era apenas o equivalente a 1/3 dos seus vizinhos inimigos e a nação tinha poucos mais de 15 anos de autonomia. Realmente precisava de uma ajuda.
Esta ajuda não veio do povo estadunidense, veio do céu
Por: Ailton da Silva - 5 anos (Ide por todo mundo)
Terra e espíritos. Reino de Deus invertido. Enoques. O espanto de Lúcifer. Eternidade e imortalidade.
“A Terra
não segura espíritos”
Reino
de Deus invertido – império do mal.
Enoque
– filho de Caim (Gn 4.17). Este andou com Caim.
Enoque
– filho de Jarede (Gn 5.18). Este andou com Deus.
Lucifer
nunca havia visto Deus operar julgamento, não imaginava que Deus pudesse ter um
plano para puni-lo ou expulsá-lo do céu.
Imortalidade
x eternidade. O imortal tem inicio, nasce, enquanto o Eterno não tem princípios
de dias e nem fim de existência.
Por: Ailton da Silva - 5 anos (Ide por todo mundo)
segunda-feira, 24 de agosto de 2015
Israel - o relógio que não falhará
1) Na antiguidade
Israel saiu do norte da África (Egito) pela água (Mar Vermelho), já no século
XX alguns judeus foram resgatados da mesma África (Etiópia) pelo ar (aviões).
Nos dois casos eles estavam fugindo de dois tiranos, opressores e ditadores.
2) Os acertos de
Israel servem de exemplo para nós. Os erros servem de lições para não
cometermos as mesmas práticas. Já os sinais servem para aguçar nossa
vigilância. Estejamos, pois, atentos.
3) Israel produzia
pouco mais de 4000 barris dia de petróleo em 2010, cerca de 1/3 do que
consumia, então de onde vem o restante? Quem vende para eles? Os vizinhos são
todos inimigos declarados, portanto é improvável que seja algum deles. Por
muito tempo fiquei com esta questão na mente. Questionei
um judeu radicado na minha região e sua resposta, de imediato, foi vaga: "Não
faço a mínima ideia de quem vende petróleo para Israel". Depois acho que
ele pensou melhor e deu meia volta e me deu uma resposta, que não foi
satisfatória, não me convenceu, mas digna de ser considerada: “diante de muitos
dólares, toda ideologia cai por terra”.
Por: Ailton da Silva - 5 anos (Ide por todo mundo)
quinta-feira, 20 de agosto de 2015
quarta-feira, 19 de agosto de 2015
terça-feira, 18 de agosto de 2015
Pré aula_Lição 8: Aprovados por Deus em Cristo Jesus (sem edição)
Por: Ailton da Silva - 5 anos (Ide por todo mundo)
segunda-feira, 17 de agosto de 2015
sexta-feira, 14 de agosto de 2015
quinta-feira, 13 de agosto de 2015
terça-feira, 11 de agosto de 2015
45) Romanos
Para quem foi escrito
este livro?
Para
os cristãos de Roma.
Por quem foi escrito
(autor)?
Paulo.
Em qual momento
histórico?
Por
volta do ano 55 d.C.
Por que este livro foi
escrito?
Porque
Paulo queria evangelizar a Espanha e na viagem de ida conhecer os irmão de
Roma, e ganhar a ajuda deles como igreja de apoio (15.24).
Para quê este livro
foi escrito?
Paulo
escreveu este livro para apresentar aos cristãos de Roma suas credenciais apostólicas
e sua teologia (2.16; 16.25), na esperança que eles reconhecem a autenticidade
do seu ministério (uma vez que eles não conheciam Paulo pessoalmente e
muitos ainda tinham medo dele) e o apoiassem em sua viagem à Espanha.
Obs: Material extraído do DVD "Mega Coletânea Bíblica -
10.000 artigos". Não tem citação da fonte, mas se alguém conhecer, ficarei
grato e mencionarei.
sábado, 8 de agosto de 2015
sexta-feira, 7 de agosto de 2015
ANJO DO EGITO
Bom, antes do anjo do Egito passar, eles foram avisados por Moisés logo
em sua chegada:
"Israel é o meu primeiro filho.Já lhe disse que deixe ir o meu filho a fim
de me adorar. Mas você não deixou,e por isto eu vou matar o seu filho mais
velho" - Ex 4.23 (NTLH)
A noite mais estranha da história da raça humana. Uma ação de Deus com duas interpretações humanas. Cada um dos lados evolvidos na história viu e sentiu de forma diferente. Para os hebreus – festa. Para os egípcios – terror.
Tem um filme antigo que mostra os hebreus trancafiados em suas casas, tremendo
de medo, não deixavam suas crianças saírem para fora. O vulto negro passava e
conferia o sangue nos umbrais, onde tinha ele ia embora. Depois vieram os
gritos de horror e pavor dos egípcios.
quarta-feira, 5 de agosto de 2015
Jesus - o maior pedagogo da história existencial da raça humana
Como
Jesus avaliava seus alunos? A avaliação se dava após o processo de ensino e
aprendizagem? Ou Ele apenas checava e aferia o conteúdo repassado aos seus
selecionáveis alunos?Onze foram fiéis
e fizeram parte do grande grupo dos aprovados e somente um ficou margeado ao
pequeno grupo dos reprovados? Os discípulos foram adotados, ensinados,
avaliados e assim se distanciariam do insucesso, retrocesso e fracasso
pedagógico. A avaliação foi constante, pois revelava e atendia os alunos no dia
cada um em suas dificuldades.
Por isto, os discípulos, conseguiram definir metas e
estratégias para colocarem em prática o que aprenderam do grande Mestre. Afinal
de contas, Jesus não somente avaliou seus alunos, Ele levou em consideração o
meio, os instrumentos e as condições, reavaliou e cobrou posturas novas de
todos os envolvidos no processo e não solicitou ao final a devolução do
conteúdo. Ele agiu de forma a oferecer elementos para um melhor ensinar e
melhor aprender. Manteve o foco nas necessidades de cada um e nas possibilidades
para superação deles. Realmente Ele é o Mestre dos mestres
Imagino o dia da avaliação final dos discípulos ali no
momento da crucificação do Mestre. Um a um eles se apresentariam para
devolverem o conteúdo recebido ao longo dos três anos e meio de aprendizagem.
Creio que Pedro diria: "Mestre, hoje não estou em condições de ser
avaliado, estou um caco, acabei de lhe negar diante de todos, posso ser
avaliado outro dia"?
A primeira pergunta da prova oral final dos discípulos
ali diante da cruz seria esta:
"O que deve ser feito aos que me colocaram na
cruz? Perguntou Jesus.
Os discípulos fatalmente responderiam: "Que desce
fogo sobre a cabeça deles, ou deixe-nos cortar suas orelhas com nossas
espadas".
Esta improvável cena prova que eles
foram ensinados, aprenderam e foram avaliados no decurso do processo de
ensino/aprendizagem. Não estavam todos ali, presentes no momento da
crucificação, pois estavam refletindo sobre todo o aprendizado, se realmente
havia sido válido, se poderiam colocar em prática, mesmo nas condições adversas
que se encontravam (medo e desespero).
Os deslizes no meio/final do processo
de ensino e aprendizagem não significou a perda do tempo, o esquecimento do
conteúdo ou a humilhante reprovação final diante dos homens.
terça-feira, 4 de agosto de 2015
13ª tribo de Israel. Deuses do Egito. Lobos que são transformados em ovelhas. Direito coletivo/individual.
13ª tribo de Israel - TRIBU-lação
Os deuses do Egito tinham aparência, endereço e podiam ser tocados, por isto Israel teve dificuldades para se desvencilhar da idolatria e para adorar o Verdadeiro Deus em pleno deserto (Ex 32), pois não tinham referências materiais, tal como tiveram durante o período de escravidão no Egito.
Deus derruba os lobos para que estes se levantem como ovelhas, que nos digam o bravo e temido Saulo de Tarso.
Quem não consegue viver em sociedade, não pode viver na Terra.
Principio do direito: "O direito coletivo sobressai ao direito individual", Ouvi esta citação em uma discussão entre dois advogados no rádio. Desde então comecei a pensar se isto poderia ser aplicado a Deus. Vejamos:
- Qual o índice de pessoas que sofrem com as mudanças bruscas da temperatura?
- Quantos estão com alguma causa na justiça?
- Quantos tem seus filhos no submundo das drogas/crime?
- Quantos estão com parentes e ou familiares em estado terminal em hospitais?
- Quantos estão desempregados ou em dificuldade financeiras?
Segundo meu raciocínio, é muito maior e mais comum o sofrimento por causa da mudança da temperatura, principalmente crianças e idosos, porém estes não são privilegiados por Deus ou são atendidos/socorridos em detrimento aos outros que também sofrem cada qual com os seus problemas.
TODOS são atendidos e socorridos por Deus que sabe como e o que cada um precisa para ser aliviado. Muito diferente da justiça humana que privilegia e atende o coletivo, o grupo maior.
A flecha nas mãos do arqueiro
Como uma flecha sofre no arco antes de ser atirada ao alvo. Nas mãos do arqueiro, ela é puxada para trás com toda a força, depois fica aguardando o momento e a mira ideal, para ser atirada.
Fico imaginando a ansiedade dela durante estes momentos de espera. Certamente ela se julga em condições de ser atirada para atingir o alvo. Este tempo de espera e mira deveria ser reduzido, segundo o entendimento dela, haja vista, se imaginar em condições ou pelo menos, que não necessitava de tanto ritual.
Imaginemos o seguinte: Se não houvesse, por parte do arqueiro, o cuidado com a força, a mira, a paciência, o estudo sobre o alvo, fatalmente a flecha não atingiria o objetivo. Provavelmente o alvo até seria mirado, mas não seria atingido (o arqueiro miraria no alvo, mas acertaria o seu próprio pé).
Quanto mais a flecha sofre no arco, mais ela consegue reunir forças para que no momento de lançamento não perca a velocidade no meio do caminho.
Ás vezes, imaginamos ou queremos encurtar o tempo de espera, talvez por nos julgarmos em condições de atingirmos nossos alvos, mas estamos nas mãos de Deus, que sabe o momento certo para que sejamos lançados (enviados).
Deus nos segura (preparação), tal como o arqueiro prende a flecha e no momento certo, seremos lançados para nossa missão. Então o alvo já estará estabelecido e os obstáculos que surgirem pela frente serão vencidos em nome de Jesus. Fatalmente este sucesso não seria notado, caso a flecha fosse lançado segundo o tempo humano.
Não nos esqueçamos: antes de ser lançada para frente, a flecha é puxada para trás.