1) Introdução:
Como herdeiros da chama, temos a responsabilidade de manter o ardor pentecostal, cuidar da sã doutrina, mas para isto devemos conhecer, em essência, a verdadeira natureza do pentecostalismo, que consiste em muita oração, quebrantamento, santidade e vida com Deus.
“Avivamento é o sopro de Deus para tirar a poeira que foi acumulada no decurso dos anos sob nossa vida espiritual". Aashbel Green Simonton.
Infelizmente, o homem tende a apatia espiritual, ao
esquecimento das coisas de Deus com o passar do tempo, por isto é necessário um
avivamento. Se a igreja vivesse continuamente na plenitude do Espírito de
Cristo, como Deus deseja, o avivamento seria um estado permanente.
a) Significado de avivamento:
- Animar (se), avigorar (se), reanimar (se),
- Recobrar (se), despertar (se);
- Tornar (se) mais forte, intenso, ativo, ágil;
- Aumentar, aviventar (se), destacar (se);
- Apressar (se), tornar-se mais vivo.
b) Avivar o que e avivar para quê?
Avivar o amor de Deus em nossas vidas, pois isto é
uma necessidade da obra. Deus desperta um para avivar a muitos, desperta em
pequena escala, para proporcionar grandes avivamentos, porém, somente
associamos o avivamento a ideia de manifestações poderosas e visíveis do
Senhor.
O avivamento desperta os mornos e cansados para uma
nova vida espiritual para que entrem em contato novamente com rios de água viva
(Is 44:3).
A busca pelo avivamento deve ser uma constante,
pois nossa natureza carnal ainda não foi extirpada, continua em “stand by”, ou
seja, a qualquer momento pode vir à tona se não houver uma rigorosa vigilância
(Mt 24.41).
2) Avivamento
bíblico:
O verbo
hebraico hyh (avivar) tem o significado de "preservar, manter vivo,
purificar, corrigir e livrar do mal”. Através de avivamentos, Deus purificou,
livrou do mal e do pecado, tirou a escória e as coisas que impediam sua obra.
O verbo
avivar é usado mais de duzentas e cinquentas vezes no Antigo Testamento,
traduzida em muitas delas como uma obra ativa e intensiva de Deus (Sl 85.6; Hc
3.2).
Habacuque
estava preocupado com o estado
espiritual do povo. O profeta foi contemporâneo de
Jeremias e viveu numa época de crescente deterioração moral e espiritual em
Judá. Pela comunhão com Deus, sabia que o juízo se aproximava e viria por meio
da invasão babilônica.
O profeta apela a Deus para agir a favor do seu povo, pois não entendia o porquê da tolerância. Pediu livramento, proteção para os inocentes e castigo para os malfeitores. Foi nesse contexto que apareceu o famoso clamor por avivamento feito por Habacuque (Hc 3.2). É justamente no meio dos anos que a frieza, incredulidade, desânimo e comodismo assaltam a igreja.
Na eminência de um grande avivamento na Terra apareceu Jesus. Foi batizado por João Batista, escolheu e treinou seus discípulos e subiu aos céus, deixando-os na expectativa de receberam a promessa do Espírito Santo (Lc 24.49-53; At 1.1-26). O poderoso derramamento do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, inaugurou o avivamento que Jesus havia predito (At 2.1-47). O livro de Atos registra a dimensão desse avivamento, que se iniciou em Jerusalém e se espalhou pela Judéia, Samaria e pelos confins da Terra.
3) Ensino da Palavra de Deus gera avivamento:
Desde o Antigo Testamento o avivamento do povo de
Deus é caracterizado por uma busca pela lei do Senhor, por uma renovação no
interesse e na observância das Escrituras. Todo e qualquer movimento que
menosprezar a Palavra de Deus, que não der espaço ao estudo e ao ensino da
Palavra, não pode ser chamado por verdadeiro avivamento.
Um ambiente sem espaço para o ensino, exposição e
meditação na Palavra do Senhor, onde somente é visto uma sequência interminável
de cânticos, com ditas operações de maravilhas, divulgações de visões,
revelações, diálogos cansativos com demônios, teatralizações, sessões de
exorcismo ou outras operações similares, carregadas de misticismo e histeria,
nada mais é do que puro engano, mentira e ilusão.
Esdras, escriba e entendido da lei de Moisés,
liderou o segundo grupo de israelitas que retornaram da Babilônia após o exílio.
Sua viagem teve como propósito o ensino da Palavra, tanto aos que estava
voltando, quanto ao remanescente que havia ficado na cidade (Ed 7.10).
4) Os frutos do avivamento:
O avivamento sempre resulta em frutos que denotam
claramente mudança no padrão moral e espiritual das pessoas. Na época de Esdras
e Neemias houve restauração moral e espiritual dos judeus (Ne 8.1-18; 10.29).
a) O fruto do
avivamento produz na igreja:
- Uma barreira para afastá-la do mundo (Ef 4.25-31);
- Um aprofundamento na Palavra de Deus (Jo 6.63);
- Um crescimento abundante da fé (Rm 10.17);
- Perseverança nas orações (At 2.42; 3.1; 12.12-13);
- Louvores a Deus (At 2.47);
- Temor a Deus (At 2.43).
5) Avivamento gera mudança de
vida:
Habacuque estava ciente de que o julgamento de Deus
seria questão de tempo (Hc 1.4; 2.18-20). Havia injustiças, violência e
idolatria entre o povo (Hc 2.9-11,17-19), por isso era necessária uma mudança
urgente (Hc 3.2).
O tempo do avivamento é hoje, no meio dos anos, e
somente o agir de Deus poderá deter ou restringir a ação do secularismo,
mundanismo, comodismo, conformismo e a conivência com o erro, pecado e maldade.
6)
Buscando o avivamento (passado):
Josias (Jeová cura) foi o 16º a reinar em Judá (640
a 649 a.C.), seu pai o rei Amom foi assassinado por conspiradores., mas o povo restaurou
a autoridade régia da linhagem davídica e o colocou no trono (II Rs 22.1).
Ainda jovem embrenhou-se na batalha para banir a
idolatria, destruindo postes sagrados, altares e imagens.
Os sacerdotes encontraram (II Cr 22.8-17) e lhe
entregaram o livro da Lei, que foi adotado como guia de suas reformas. Ao
recebê-lo, ordenou que fosse lido em público, na intenção de que houvesse uma
renovação do compromisso da aliança feita com Deus.
Promulgou a lei de Deus ao povo e jurou ser
obediente. Dessa forma, aconteceu um avivamento em Judá, pois o povo se
arrependeu e retornou às práticas descritas por Deus em sua Lei, trazendo
maravilhosos resultados ao Reino de Judá.
7) Buscando avivamento no presente:
Para conservarmos uma vida renovada, cheia da graça
divina, é preciso:
- Leitura bíblica: A relação entre Bíblia e avivamento é tão intrínseca que é impossível que ocorra o avivamento sem a presença da Bíblia;
- Oração: Os cristãos primitivos estavam sempre cheios do Espírito e renovados porque viviam em oração (At 4.31);
- Santificação: Devemos ser santos em nosso viver, em nossa conduta, isto é, em nosso caráter, internamente e em nosso proceder externamente;
- A busca constante da face de Deus: Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor (Os 6.3).
O avivamento jamais pode ser algo que acontece uma
única vez e pronto. Muito pelo contrário, deve ser fruto do nosso
relacionamento com Deus, através da leitura da Palavra, da meditação, da oração
e dos momentos de comunhão diante do Pai.
Deus está buscando homens e mulheres que se
consagrem para que possam ser usados. Vivemos dias de apostasia, de novas
unções e novas revelações, tempos onde os interesses pessoais são mais
importantes que o reino de Deus. A renovação é resultado da graça, que oferece
sempre oportunidade para o cristão reiniciar sua caminhada.
8) O
que não é avivamento:
a) Avivamento não é ação da igreja:
Avivamento
é obra soberana e livre do Espírito Santo. A igreja não promove, não produz,
não é a agente, não agenda e não programa o avivamento, somente busca.
A
soberania de Deus, no entanto, não anula a responsabilidade humana, pois o
avivamento jamais virá se a igreja não preparar o caminho do Senhor.
Para
tanto, a igreja deve se humilhar em oração e buscar, caso contrário não haverá
derramamento do Espírito Santo.
b) Avivamento não é abandono ou mudança
doutrinária:
Avivamento
sem doutrina gera misticismo e uma vida sem sentido, subjetiva, fogo de palha,
emocionalismo e uma conduta antropocentrista.
Deus
tem compromisso com a verdade e a sua Palavra é a verdade e todo avivamento
precisa estar fundamentado na Palavra.
c) Avivamento não é mudança litúrgica:
Muitos
confundem avivamento com forma de culto, com liturgia animada, com coreografia
e instrumentos musicais. Louvor não é encenação, ritualismo ou emocionalismo.
Não é apenas seguir formas pré-estabelecidas, como bater palmas, dizer aleluia,
amém e levantar as mãos.
Avivamento não é mudança litúrgica, é mudança de vida. Avivamento não é histeria carnal, é choro pelo pecado. Deus não procura adoração. Ele procura adoradores.