Presidente Prudente (SP),

Apresentação da lição em power point

terça-feira, 29 de junho de 2010

Dividindo banco de dados


Vamos dividir o banco de dados, para que vários usuários usem o seu programa ao mesmo tempo em máquinas diferentes.

A primeiro plano teremos a idéia de estarmos trabalhando com banco duplicado, mas na verdade somente os objetos do banco estarão instalados em várias máquinas, pois as tabelas estarão na principal, a qual chamaremos de base de dados única (back-end). A parte operacional (front-end) estará em qualquer computador que desejarmos (em rede).

Isto tornará o programa leve, já que cada máquina terá um programa independente vinculados a mesma base de dados (tabelas da máquina principal).

Mas não se esqueça de um detalhe: Para que os programas em rede funcionem é necessário que a máquina principal esteja constantemente ligada.

Procedimentos (por segurança faça um copia do seu banco antes):

a) abra o seu banco de dados no modo estrutura;

b) clique em ferramentas;

c) utilitário de banco de dados;

d) divisor de banco de dados;

e) quando o assistente se abrir clique em “divisor de banco de dados;

f) na janela criar banco de dados beck-end escolha o diretório/pasta que abrigará a base de dados (a pasta que ficará compartilhada na rede);

g) clique em dividir (o access fará o resto)

Observe que as suas tabelas estão marcadas com uma seta azul ao lado, indicando que estas tabelas estão vinculadas ao banco dividido (verifique se aparece em sua pasta compartilhada um banco salvo com o mesmo nome do seu acompanhado da extensão _be). Observe que neste banco dividido existe somente tabelas e seus relacionamentos.

Obs: Em alguns casos os botões de acesso aos formulários e relatórios do seu banco poderão não funcionar, para solucionar este problema:

a) entre no seu programa (tecla shift);

b) exclua todas as tabelas (setas azuis);

c) inclua novamente a partir do banco que esta na pasta compartilhada (arquivo – obter dados externos – vincular tabelas), mas somente as tabelas, pois a parte operacional (formulários, relatórios, consultas e macros) estão ok.

Importante: Qualquer alteração nas tabelas deverão ser efetuadas no banco que está na pasta compartilhada (back-end).

As alterações nos objetos (formulários e relatórios) deverão ser feitas em todas as máquinas onde estiver instalado o programa (uma a uma), ou se preferir faça as alterações em sua copia e reinstale novamente em cada máquina, mas não se esquecendo que deverá vincular as tabelas novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário