Desde a antiguidade já houve intenção do homem em estabelecer uma forma de governo.
Caim foi um líder (Gn 4”17) influente, fundou e nomeou uma cidade com o nome de seu filho.
Mais tarde surgiu o poder político (poder de mandar em outros seres humanos), desafiando o poder de Deus (Torre de Babel).
Ninrode era poderoso e iniciou o seu reinado em Babel e depois contribuiu para o aparecimento da Assíria e fundou Ninive e também é considerado um dos possíveis fundadores do Império Babilônico.
Israel surgiu no cenário mundial sem rei e sem reinado (terras), porque estavam sob o regime teocrático, mais tarde desejaram a monarquia para serem iguais as outras nações.
Saul foi escolhido para rei, depois seu filho Isbosete foi seu sucessor (II Sam 2”10) reinou 2 anos e foi tão insignificante que não é considerado como sucessor direto de Saul.
Davi também foi escolhido, era um anônimo e permaneceu desta forma por muito tempo, antes de assumir o trono esperou o momento certo, não tentou usurpar o trono antes da hora e acima de tudo preservou a vida de Saul.
Algumas considerações sobre Davi:
* Homem de sangue enquanto que Salomão (salom) manteve a paz através de alianças políticas e matrimonias. Havia uma promessa de paz conquistada por Davi que perduraria nos dias de Salomão, para que então construísse o Templo, como se vê na promessa de Deus em II Sm.7”7-13; I Cr 17”7-12;
* foi ungido rei e guardou e aguardou em segredo, não teve alarde, festa, etc;
* primeiro assumiu em Hebrom, reinou 7 anos (cidade insignificante perto de Jerusalém). Antes de comer o filé roeu o osso, começou por baixo;
* foi ungido rei enquanto era um pastor de ovelhas, porque percebeu que não era somente cuidar das ovelhas, tinha algo mais, Teria que dar a vida pelas ovelhas que nem suas eram, E assim o fez;
* não desejou a morte do rei para assumir o seu lugar mesmo sabendo que era o sucessor legal, antes pelo contrário fez de tudo para preservar a integridade e vida de Saul;
* amava e respeitava Saul, via as suas qualidades e ignorava os seus defeitos, suportava as suas fraquezas;
Atos de Davi ao assumir o trono:
* conquistou Jerusalém (os jebuseus não haviam sido expulsos de Canaã após a tomada da terra prometida);
* estabeleceu Jerusalém como capital do seu reinado;
* alcançou as divisas e fronteiras prometidas por Deus a Abraão, por isso foi um homem de sangue (não quis com isso poder, somente queria cumprir a vontade de Deus, porque até então ninguém as tinha cumprido na integra).
Deveres de um rei:
* manter a paz;
* manter a independência política e religiosa;
* não permitir que o seu reinado fosse escravizado;
* deveria ser escolhido por Deus.
Deus prometeu a Davi que o seu reino estaria firmado para sempre, seria de seus descendentes. Depois do exílio babilônico Israel não teve mais um rei da descendência de Davi, ficou em mãos estrangeiras, e como ficou a promessa?
Israel estava da mesma forma como estava no tempo do Egito, sem rei e reinado, mas mesmo assim Jesus não assumiu de imediato a sua posição real, esperou o momento certo como Davi.
Israel esperava um líder político, libertador, por causa da promessa feita a Davi, mas viram um rei pobre, humilde, manso, entrando na cidade em cima de um jumento (Zc 9”) será que não se lembravam desta profecia que era mais ou menos recente?
O único delito de Jesus perante o homem foi se declarar rei, pois a lei Ele não feriu em nenhum momento, foi exemplar a sua conduta real.
Jesus herdou o reino e foi o último rei, porque um rei somente é sucedido após sua morte, por isso em 1948 quando voltaram para suas terras Deus não permitiu que adotassem a monarquia, pois o rei deles ainda estava vivo, por isso até hoje tem o regime parlamentarista e não a monarquia.
Promessas de Deus:
* para a humanidade: “da semente da mulher, nascerá um”
* para Abraão: “de uma nação (de sua descendência) nascerá o Salvador”
* para Davi: “da sua descendência, da tribo de Judá, nascerá o salvador.
extraído do plano de aula utilizado na lição nº 8 do 1º trimestre de 2008 - jesus verdadeiro, homem verdadeiro deus. autor: ailton silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário