Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Dinâmica: José um líder piedoso e temente a Deus


Material:
a) uma folha de papel tamanho A4 ou ofício, nova;

b) oito tiras de papel com as seguintes frases: “amasse a folha” “enrole a folha” “abra a folha” “dobre a folha ao meio” “amasse metade da folha” (sem rasgar) “dobre a folha oito vezes” “faça um furo no centro da folha” “faça um aviãozinho com a folha” etc;

c) dobrar, previamente, todas as tiras de papel para realizar um sorteio entre os alunos.


Condução:
a) o professor deverá sortear os papéis entre todos os alunos, um monte de cada vez, alternando entre as fileiras de bancos ou cadeiras, de maneira que todos recebam um papel. Durante o sorteio, orientar a todos para não abrir o papel que recebeu;

b) terminado o sorteio, o professor pegará a folha de papel A4 ou ofício, e chamará a atenção dos alunos para que a observem em sua mão, fazendo com que percebam tratar-se de uma folha nova e limpa. Em seguida, entregue a folha a um dos alunos do primeiro banco;

c) oriente a todos a que, tão logo cada um receba a folha, deverá então abrir o papel sorteado fazendo o que se pede no papel que sorteou, e passar a folha para quem está ao seu lado, o qual procederá da mesma forma e assim sucessivamente até que chegue às mãos do último aluno da sala;

d) o professor deverá recolher a folha, após o ultimo aluno, então, se posicionará diante da classe para aplicação do princípio.


Princípio:
a) pergunte aos alunos como estava a folha no início da atividade e como está agora e por que está assim;

b) pergunte se, após passar por tantas mãos, a folha deixou de ser papel (celulose). Frise que a folha está cheia de marcas, mas ainda assim continua sendo papel;

c) diga lhes que esta dinâmica ajudará a compreender a diferença entre “caráter” e “reputação”. O material de que é feita a folha – o papel (celulose) – representará o caráter e as marcas que ela recebeu representará a reputação;

d) faça-os perceber que no trajeto que fez de mão em mão a folha teve sua reputação mudada várias vezes, mas não perdeu o seu caráter (não deixou de ser papel);

e) Relacione isso com a história de José que, de Canaã até ao Egito, teve sua “reputação” alterada várias vezes (na família era o “sonhador”; na casa de Potifar, o “escravo”; no cárcere, o “preso por assédio” e no palácio de Faraó, o “segundo homem mais importante”), contudo não perdeu o seu caráter (continuou temente a Deus).

Leve-os a compreenderem que assim deve ser conosco. Alguém pode até prejudicar nossa reputação, mas jamais conseguirá nos afastar de Deus;

20 comentários:

  1. amei muito boa essa dinamica

    ResponderExcluir
  2. adoreiiiiiiiiiiiiiiiii--- deu para usar até com minhas crianças de 9 a 11 anos....
    muito bommmmm

    ResponderExcluir
  3. Ameiiii, vai ajudar muito para fixar melhor o estudo. Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  4. Ameiiii, vai ajudar muito para fixar melhor o estudo. Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  5. Ótima, maravilhosa. Fixa o aprendizado sem precisar de muito material.amei!!!

    ResponderExcluir
  6. Irei fazer.... Muito boa!

    ResponderExcluir
  7. Que legal, irei desenvolver com meus alunos hoje! Creio que será uma bênção em nome de jesus!! 👏👏💗

    ResponderExcluir
  8. Amei vai me ajudar na e.b.f esse ano 2019.Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Amei vai me ajudar na e.b.f esse ano 2019.Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Amei esta dinâmica.
    obrigada

    ResponderExcluir
  11. Tenho 11 anos e vou dar aula na ebd e essa vai ser a dinâmica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz. Excelente. Poste fotos do seu trabalho ou passe seu contato para conhecermos

      Excluir