Material:
a) uma folha de papel tamanho A4 ou ofício, nova;
b) oito tiras de papel com as seguintes frases: “amasse a folha” “enrole a folha” “abra a folha” “dobre a folha ao meio” “amasse metade da folha” (sem rasgar) “dobre a folha oito vezes” “faça um furo no centro da folha” “faça um aviãozinho com a folha” etc;
c) dobrar, previamente, todas as tiras de papel para realizar um sorteio entre os alunos.
Condução:
a) o professor deverá sortear os papéis entre todos os alunos, um monte de cada vez, alternando entre as fileiras de bancos ou cadeiras, de maneira que todos recebam um papel. Durante o sorteio, orientar a todos para não abrir o papel que recebeu;
b) terminado o sorteio, o professor pegará a folha de papel A4 ou ofício, e chamará a atenção dos alunos para que a observem em sua mão, fazendo com que percebam tratar-se de uma folha nova e limpa. Em seguida, entregue a folha a um dos alunos do primeiro banco;
c) oriente a todos a que, tão logo cada um receba a folha, deverá então abrir o papel sorteado fazendo o que se pede no papel que sorteou, e passar a folha para quem está ao seu lado, o qual procederá da mesma forma e assim sucessivamente até que chegue às mãos do último aluno da sala;
d) o professor deverá recolher a folha, após o ultimo aluno, então, se posicionará diante da classe para aplicação do princípio.
Princípio:
a) pergunte aos alunos como estava a folha no início da atividade e como está agora e por que está assim;
b) pergunte se, após passar por tantas mãos, a folha deixou de ser papel (celulose). Frise que a folha está cheia de marcas, mas ainda assim continua sendo papel;
c) diga lhes que esta dinâmica ajudará a compreender a diferença entre “caráter” e “reputação”. O material de que é feita a folha – o papel (celulose) – representará o caráter e as marcas que ela recebeu representará a reputação;
d) faça-os perceber que no trajeto que fez de mão em mão a folha teve sua reputação mudada várias vezes, mas não perdeu o seu caráter (não deixou de ser papel);
e) Relacione isso com a história de José que, de Canaã até ao Egito, teve sua “reputação” alterada várias vezes (na família era o “sonhador”; na casa de Potifar, o “escravo”; no cárcere, o “preso por assédio” e no palácio de Faraó, o “segundo homem mais importante”), contudo não perdeu o seu caráter (continuou temente a Deus).
Leve-os a compreenderem que assim deve ser conosco. Alguém pode até prejudicar nossa reputação, mas jamais conseguirá nos afastar de Deus;
Perfeito! Ajudou-me muito...
ResponderExcluiramei muito boa essa dinamica
ResponderExcluirExcelente muito obg
ResponderExcluirotima
ResponderExcluiradoreiiiiiiiiiiiiiiiii--- deu para usar até com minhas crianças de 9 a 11 anos....
ResponderExcluirmuito bommmmm
Ameiiii, vai ajudar muito para fixar melhor o estudo. Obrigado !!!
ResponderExcluirAmeiiii, vai ajudar muito para fixar melhor o estudo. Obrigado !!!
ResponderExcluirÓtima, maravilhosa. Fixa o aprendizado sem precisar de muito material.amei!!!
ResponderExcluirIrei fazer.... Muito boa!
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluirQue legal, irei desenvolver com meus alunos hoje! Creio que será uma bênção em nome de jesus!! 👏👏💗
ResponderExcluirNota 10😁
ResponderExcluir- Arrebentaram ❤
ResponderExcluirgostei muito
Amei vai me ajudar na e.b.f esse ano 2019.Obrigada
ResponderExcluirAmei vai me ajudar na e.b.f esse ano 2019.Obrigada
ResponderExcluirAmei esta dinâmica.
ResponderExcluirobrigada
Tenho 11 anos e vou dar aula na ebd e essa vai ser a dinâmica
ResponderExcluirPaz. Excelente. Poste fotos do seu trabalho ou passe seu contato para conhecermos
ExcluirExcelente.
ResponderExcluirMuito boa
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