Material:
a) caixa de sapato com tampa;
b) papel de embrulho;
c) uma Bíblia;
d) um espelho pequeno (tamanho 12 x 18 cm);
e) recortes de papel para os alunos escreverem (folhas a4 divididas em oito pedaços);
f) reproduzir numa cartolina a definição da palavra chave da lição (altruísmo);
g) duas faixas escritas “eu” e “segredo do altruísmo” (fonte tamanho 72).
Preparo do material:
a) colar na parte de baixo do espelho o pronome “eu” e fixar o espelho na parte interna da tampa da caixa de sapato;
b) embrulhar a caixa de sapato e a tampa, de maneira que a tampa fique solta para que se possa tirá-la para olhar no interior e colar na parte externa a frase “segredo do altruísmo”;
c) fazer uma fenda no fundo da caixa de 5 x 1 cm (como a abertura de um cofrinho);
d) colocar a Bíblia dentro da caixa de sapato;
e) depois de tampar a caixa com a Bíblia dentro, virar de cabeça para baixo de maneira que a tampa fique na parte de baixo e a fenda para cima para funcionar como um cofre.
Condução:
Ao iniciar a aula o professor deverá colocar a caixa montada, como descrito acima;
O professor apresenta à classe o cartaz com a definição de “altruísmo”, solicitando para que todos leiam (deixá-la exposta durante a aula). Feito isto, o professor dirá aos alunos que no término da lição todos descobrirão quais são os dois elementos necessários e indispensáveis para que se possa ser “altruísta” e que todos verão esses elementos dentro da caixa “segredo do altruísmo” que está sobre a mesa;
Antes de concluir, o professor fará a aplicação da dinâmica da seguinte maneira:
a) distribuir para os alunos um pedaço de papel. Solicitar que escrevam no papel dois aspectos ou mais que acham que precisam ser melhorados no próprio caráter;
b) pedir para dobrarem o papel, frisando não ser necessário identificar-se;
c) solicitar que todos se dirijam à mesa e depositem na caixa o papel já dobrado. (enquanto se levantam para irem à mesa, cante o hino HC 432);
d) depois de todos depositarem seus papéis, o professor pegará a caixa (com cuidado), virando a para a posição normal (tampa para cima). Com este procedimento, os papeis depositados ficarão prensados sob a Bíblia;
e) o professor então convidará um grupo de cinco alunos por vez, ou um por vez, dependendo do tamanho da classe, para se dirigirem à mesa para descobrirem os dois elementos necessários para alcançarem o segredo do altruísmo. Orientá-los a não contarem aos demais o que estão vendo na caixa;
f) posicione os alunos de frente para a turma, atrás da mesa, de maneira que quando levantarem a tampa os demais alunos não vejam o espelho colado nem o interior. O aluno ou o grupo de alunos deverão levantar a tampa e olhar o interior, vendo primeiro a Bíblia. Naturalmente eles não olharão sob a tampa;
g) o professor então, segurando a tampa na mesma posição que eles abriram, dirá “vocês viram apenas um elemento necessário para ser altruísta, o outro é este” (inclinar a tampa da caixa para que eles se vejam refletidos no espelho);
h) o professor deverá conduzir a dinâmica com agilidade, devido ao tempo. Sendo a turma grande, é aconselhável chamar os alunos em grupo, ou então chame uns cinco alternadamente e ao final mostre o conteúdo da caixa e o espelho para todos enquanto explica o princípio da dinâmica.
Princípio
a) explique aos alunos que da mesma maneira que os aspectos que eles escreveram ficaram prensados sob a bíblia, nosso caráter só será semelhante ao de Cristo se permanecermos “debaixo” de sua Palavra;
b) diga que só eles podem ter os dois elementos para serem altruístas (a Palavra de Deus e um coração contrito) ler com todos os textos de Provérbios 23.26, Miquéias 6.8 e Salmos 119.11 (nesta ordem);
c) dizer aos alunos que Deus ordena que sejamos “altruístas” e que somente conseguiremos se dermos nosso coração a Ele e se guardarmos a sua Palavra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário