1ª parte:
Recruta-se um número par de pessoas, o ideal seria o máximo possível, cada uma com uma folha de caderno na mão, e pede para balancá-las bem perto do ouvido do outro bem acelerado, o barulho vai ser ensurdecedor.
Aplicação: todos balançando ao mesmo tempo significa o tipo de avivamento que alguns imaginam, barulho somente e que enche o saco, irrita, atrapalha, isto tem que ser trabalhado durante a dinâmica. Abra um momento para refletirem sobre isto, se concordam ou não.
2ª parte:
Depois peça para amassarem bem as folhas, de preferência, várias vezes. Ao balançarem novamente perceberão que o barulho vai diminuir.
Aplicação: Na segunda parte o barulho é menor, é suave, é agradável, é uma melodia, justamente porque as folhas foram amassadas. As marcas, os sofrimentos, as experiências tiraram o barulho irritante das folhas. Abra outro momento para opinião dos alunos.
Reflita com os alunos sobre o que pode ter diminuído o barulho, dê exemplos, tipo: as marcas representam a nossa experiência, o sofrimento, as vezes em que suportamos “os disse me disse”, os desaforos que preferimos levar para casa, os momentos em que ficamos quietos, quando relevamos e pensamos duas vezes, antes de tomar uma atitude para não arrependermos depois.
Conclua dizendo que o verdadeiro avivamento consiste em agüentarmos, suportarmos, pensarmos, relevarmos, onde chegamos à conclusão de que Jesus é superior a tudo isto.
Gostei, é uma boa ilustração dinâmica!
ResponderExcluirPastor, vou utilizar essa dinâmica em meu Blog, estou te informando, já que ficou combinado entre nós essa parceria, colocarei o link dela! OK!
ResponderExcluirObrigado e fica na Paz!!!
dinamica muito boa, linda,... qualquer dia desses vou usar em meu grupo.
ResponderExcluirMuito boa a dinâmica,vou aplicar na escola dominical dos adolescentes.
ResponderExcluirObrigada, Deus te abençoe!
A paz
Uma dinâmica simples mais objetiva,gostei!?
ResponderExcluirGostei! Fiz algumas adaptações para a lição específica. Mas a ideia me ajudou muito.
ResponderExcluir