Apresentação da lição em power point

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Nova proposta para a EBD

Já algum tempo que somente os jovens participam da EBD em nossa subsede, então resolvemos de comum acordo com a lider local, fazermos algo diferente, dinâmico, mas dentro do contexto da lição. Por duas aulas neste trimestre eu assisti as aulas no banco, trouxe dois professores de congregações e senti o quanto é difícil ficar sentado, sem conforto.

Então resolvi descer as cadeiras do púlplíto, no começo os alunos estranharam, mas disse que eles mereciam e relatei o quanto havia sido difícil para mim durante as duas aulas que assisti. Como são jovens e acostumados com aula em grupo, eles pediram para colocar as cadeiras em círculo, mais próximos um dos outros. Achei interessante.

A dirigente do círculo de oração, que participa (a única), prepara o café da manhã e traz. Após a aula, aproveitamos uns 20 minutos para resgatarmos alguns dos assuntos tratados. Dividi em dois grupos, masculino e feminino (intencionalmente, para criar a rivalidade, assim se dedicam mais, pois sempre um grupo deseja superar o outro). No primeiro encontro fizemos alguma perguntas da lição e curiosidades bíblicas, premiando o grupo vencedor.

A irmã que ofereceu o brinde, trouxe dois, eu havia falado a ela que trouxesse apenas um e na hora da gincana tive que pensar rápido. Para que ficassem mais envolvidos disse a eles que para os homens seria oferecido um prêmio de consolação pela participação, já que perderam e feio das mulheres.

Repetimos a dose na aula seguinte e na terceira usei a temática das redes sociais, apresentei um tema, relacionado com a lição (erotismo desnecessário) e eles comentavam, recomentavam, enquanto eu ia dando pontos para cada comentários, sem eles saberem. 

De acordo com a profundidade apresentada nos comentário eu concedia os pontos e ao final apresentei a eles o resultado. Estes jovens tem muito o que ensinar a nós. É claro que esta experiência somente é aplicada quando a classe está dividida, já que em um grande grupo fica difícil.

E olhem que o tema destas 9 primeiras lições era exclusivamente para adultos (casados, de preferência), apesar de que em algumas dava para tratarmos com jovens solteiros. Os filhos foram, os pais não!

Como disse o sábio: "Ensinem seus PAIS no caminho em que devem andar", lamentável

Neste dia, da foto, estávamos em um bom número, haja vista a chuva e frio. Tivemos dois visitantes, inclusive um deles, já era a segunda visita consecutiva e à noite no culto ele aceitou Jesus como Salvador Supremo de sua vida.

Por: Ailton da Silva - Ano IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário