Páginas

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Vinda para Israel e retorno (somente) para a Igreja

Para Israel Jesus virá para se apresentar como o Messias esperado. Ele tentou fazer isso na primeira vinda, mas foi rejeitado. A obra redentora para Israel não foi dividida em duas fases, tal como foi para a igreja (Eu vim, abri a porta da salvação, irei, mas retornarei e levarei para que estejais comigo).

 

Jesus veio para os seus, mas os seus não o aceitaram (veio para se apresentar, tornar conhecido, ser aceito), mas foi rejeitado, então terá que vir pela segunda vez (para se apresentar, tornar conhecido e ser aceito como Messias).

 

a) Primeira vinda de Jesus para Israel:

  • Pisou em Israel, geograficamente veio, andou, falou com as pessoas, viveu como homem e foi crucificado;
  • Pisou em solo fenício, andou pela Judéia, Galiléia e Samaria.

 

Na primeira vinda (para Israel) veio para salvar o que se havia perdido, mas não abriram a porta (Ele bateu constantemente, insistiu), então não deu inicio a obra redentora (que é dividida em duas fases – vinda do céu para ser morto, subida ao céu e REtorno para REcompensar), por isso terá que vir (pela segunda vez) para iniciar e finalizar, tudo no mesmo processo.

 

Humanamente e fisicamente, para Israel e Fenícia poderíamos usar o termo retorno, porque Jesus pisou naquelas terras, viveu, mas em se tratando de obra redentora, jamais poderíamos usar esse termo (retorno), já que se trata de um ato para entrega de recompensa (arrebatamento) e isso é somente para a igreja.

 

O prefixo “RE” nos dá a ideia de reforço de algo, realce, revigor, por isso a igreja continua firme na esperança do REtorno de Jesus para REcompensá-la (arrebatamento). A obra redentora para a igreja teve inicio e será finalizada em seu REtorno com a REcompensa maior.

 

Primeira vinda de Jesus para Israel:

  • Ele bateu à porta, insistiu, mas não lhe abriram.

 

Primeira vinda de Jesus para a igreja:

  • Veio e abriu as portas da redenção, após a rejeição de Israel.

 

Segunda vinda de Jesus para Israel (que não pode ser chamado de retorno, porque não trará recompensa pelo aceite e fidelidade ao longo da história cristã):

  • Jesus se apresentará como o Messias esperado e vencerá o a Tríade Maligna.

 

Segunda vinda (o retorno) de Jesus para a igreja:

  • Momento aguardado com a recompensa (arrebatamento). 


Por: Ailton da Silva - 15 anos (Ide por todo mundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário