Apresentação da lição em power point

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Cálculos com datas


1) Vamos imaginar a seguinte situação: Temos um formulário para informarmos licenças médicas de funcionários. Temos os campos “data_do_atestado” e “dias_de_atestado”. Eles devem ser do tipo data/hora e formato data abreviada 00/00/0000.

Vamos usar um exemplo: O funcionário apresentou um atestado de 55 dias a partir do 25/06/2010. A nossa questão é calcular o dia do retorno do funcionário.

Procedimento – formulário deve estar baseado em uma consulta:

a) crie um controle calculado na consulta (insira coluna vazia);

b) nomeie o controle. Exemplo: retorno_licença:([data_do_atestado])+([dias_de_atestado])
pronto, o sistema retornará a data do retorno do funcionário. Este exemplo pode ser usado para outras finalidades, tipo: férias ou outros tipos de licenças ou afastamentos, basta alterar os nomes dos campos.


2) Como calcular período entre duas datas? Ex: O funcionário esteve de licença médica no período de 01/04/2009 até 23/06/2010. A questão é calcular quantos dias o funcionário esteve de atestado.

Na sua tabela crie 2 campos, data_do_atestado e o outro será data_retorno (sendo os dois campos tipo data/hora e formato data abreviada 00/00/0000).

Procedimento – formulário baseado em uma consulta:

a) na consulta crie um controle calculado (insira columa vazia);

b) nomei o controle calculado. Exemplo: dias_total_afastado:difdata(“d”;[data_retorno];[data_do_atestado])

obs: o “d” da função acima força o access a retornar o total de dias, caso queria que mostre a quantidade de meses entre datas basta alterar para “m”. caso queira altere os campos data_do_atestado e data_retorno para data_nasc e data_hoje (respectivamente) e o sistema retornará os seus dias de vida.


3) Como calcular período entre determinada data e data do sistema. Para isto a data da maquina deverá estar atualizada.

Vamos usar o exemplo do caso acima: O funcionário saiu de licença médica em 01/04/2009 e esta retornando hoje. Então na sua tabela basta ter apenas o campo “data_do_atestado (tipo data/hora e formato data abreviada 00/00/0000).

Procedimento – formulário baseado em uma consulta:

a) crie um controle calculado (insira coluna vazia);

b) nomeie o controle. Exemplo: dias_afastado: difdata(“m”;[data_do_atestado]; data())

caso goste de programar através do VB empregue o uso do hífen para nomear os campos na tabela, desta forma evitará transtornos futuros nos códigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário