“Num belo dia, de acordo com o planejamento, você começa sua aula de Matemática para a turma de 10 alunos explicando que é possível fazer contas também com letras. Na carinha das crianças, aquela olhar de espanto. Você já pensou que os alunos, desde que organizaram as primeiras idéias matemáticas, lá na Educação Infantil, foram estimulados a realizar as quatro operações somente com os números?
Problema:
Em um estacionamento, há motos e carros. Ambos são chamados de veículos, certo? Posso escrever:
V para representar veículos;
C para carros;
M para motos.
Repare que não há, no enunciado, nenhum conhecimento novo para os alunos. A novidade está na maneira simbólica de tratar a questão. Depois continue a explicação:
Podemos afirmar que, se juntarmos as motos e os carros, temos os veículos. M + C = V
Se dos veículos tirarmos os carros, restam as motos. V – C = M
E se dos veículos subtrairmos as motos, sobram os carros. V – M = C
As três frases tornam-se parâmetros para o pensamento algébrico da criança. Elas se referem a uma única situação e representam todas as relações possíveis dentro dela.
Fonte: Revista Escola - outubro de 2003
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