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quinta-feira, 2 de março de 2023

A missão mais difícil de Jesus - Xeque-mate

1)  Sábias mulheres

A missão de Jesus que envolveu três mulheres sábias que não esperavam ser atendidas ou socorridas.

  • Mulher sírio fenícia (a socorrida – Lv 19.5-10);
  • mulher do fluxo de sangue (a curada – Lv 15.25-26
  • A mulher acusada de adultério (a justificada – Lv 20.10)

 

2) Chamaram a atenção de Jesus para três campos de nossas vidas:

Elas chamaram a atenção de Jesus, pois fizeram Ele trabalhar em três campos importantes:

  • Idolatria: a mulher sírio-fenícia foi citada por Mateus como a “mulher cananéia, pois o público alvo do evangelista foram os judeus, portanto a classificou como cananéia para que entendessem se tratar de uma mulher gentia. Esta mulher tirou Jesus da Galiléia e o levou até a terra dos gentios e afrontou os lideres religiosos de sua terra. Como teve coragem de crer publicamente no Deus de Israel? Se fosse uma judia crendo nos deuses cananeus certamente seria apedrejada conforme mandava a Lei Mosaica;
  • Egoísmo e preconceito? A mulher do fluxo de sangue fez Jesus deixar de lado uma multidão para atendê-la. Ela aproveitou-se do fato de que todos a excluíam, pelo seu problema, então entendeu que ninguém a tocaria e tampouco ficaria à sua frente, portanto resolveu caminhar em direção a multidão, que abria o caminho para que chegasse até Jesus. O preconceito do povo, na época, abriu as portas para o milagre na vida daquela mulher;
  • Protencionismo: a mulher acusada de adultério fez Jesus afrontar os que interpretavam de forma errada a Lei de Moisés, pois naquela ocasião estavam protegendo a parte masculina, que também deveria ser julgada, pois segundo a Lei, “ambos pegos em adultério” deveriam ser apedrejados. Provavelmente poderia se tratar de alguém importante, filho de alguém mais importante ainda.

 

3) Os limites da idolatria

A mulher sírio fenícia fez Jesus ultrapassar os limites da idolatria e o levou ao ambiente do “inimigo”, um ambiente hostil, onde certamente os frutos seriam poucos

Os deuses fenícios/cananeus nada podiam diante do problema daquela mulher. O desespero a fez crer e clamar por socorro. A fama de Jesus corria por toda aquela região e muitos viram os frutos do ministério de Jesus, além das curas e maravilhas, paradigmas estavam sendo quebrados e antigos preconceitos vencidos, pois judeus se comunicaram com samaritanos e judeus atenderam estrangeiros necessitados, conforme prescrito na Lei Mosaica (Lv 19.10 – lei da rebusca ou da respiga).

 

4) A manhã daquela mulher

Como foi a manhã da mulher sírio-fenicia? Ficou sabendo de Jesus como? Quando soube que Ele estava lá, largou tudo e saiu correndo ao seu encontro. Ela clamou antes, creu e o seu clamor chegou aos céus, por isso Jesus de uma hora para outra resolveu sair da Galiléia para ir no território do inimigo. Ele foi provocada pelo pedido de uma mulher.

Quando a necessidade é grande, Jesus vai ou vem pessoalmente resolver o problema. Aquela mulher não teve nenhum problema para usar a expressão: “Senhor, filho de Davi, tenha misericórdia de mim”. Só os crentes se expressam desta maneira.

 

5) O cumprimento da Lei da rebusca em Jesus:

Disse Jesus: “não posso dar o pão”, mas a mulher respondeu: “não pode dar o pão para nós agora, mas deu a Lei para que fossemos socorridos antes”.

A Lei foi dada para Israel, mas havia um artigo que tratava especificamente dos necessitados e dos gentios: 

“Não passem duas vezes pela sua vinha, nem apanhem as uvas que tiverem caído. Deixem-nas para o necessitado e para o estrangeiro. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês”. (Lv 19.10). 

Disse a mulher: “Quando eu ver o cumprimento deste artigo em sua vida Jesus, eu vou embora”. Disse Jesus: “Vá embora mulher, por esta sua palavra sua filha está liberta”. A mulher disse: “Xeque-mate”. 

Por: Ailton da Silva - 13 anos (Ide por todo mundo)

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