Páginas

terça-feira, 23 de maio de 2023

Os caminhos para a bênção de Deus


José foi o décimo primeiro filho de Jacó e o primeiro com Raquel, a mulher que amou, por isto sempre o tratou de forma especial e privilegiada. O seu plano, após o reencontro no Egito, era preparar e dar a ele a porção dobrada de sua herança, sem provocar ciúmes e tragédia na família como aconteceu na primeira vez quando deu a túnica colorida. Tinha que ser muito bem pensado e estrategicamente bem elaborado, para isto precisava de uma ajudinha do céu:

Agora, pois, os teus dois filhos, que te NASCERAM na terra do Egito, antes que eu VIESSE a ti no Egito, SÃO MEUS: Efraim e Manassés SERÃO MEUS, como Rúben e Simeão (SÃO – acréscimo meu); Mas a tua geração, que gerarás depois deles, será tua; segundo o nome de seus irmãos serão chamados na sua herança”. (Gn 48.5-6) 

Jacó pensou e decidiu que os filhos de José nascido no Egito seriam dele, seriam adotados para que fossem contados como herdeiros da promessa feita a Abraão. Eles teriam lugar juntos aos seus doze filhos, seriam tratados como herdeiros imediatos, como se fossem filhos naturais e teriam direitos iguais às bênçãos temporais e atemporais da promessa abraâmica, ou seja, serão colocados em pé de igualdade com os tios.

Jacó tirou José e Levi e incluiu Manasses e Efraim na relação de pais das tribos de Israel e desta forma deu a porção dobrada da herança, que nem ainda possuía (Canaã).

Os irmãos não discutiram com o pai após esta decisão e tampouco invejaram a posição que os filhos de José estariam assumindo na história de Israel. Muito menos pediram para que seus filhos também tivessem uma participação tal qual.

Na verdade, aprenderam a lição, pois invejaram a túnica colorida no passado, mas não invejaram o trono que José possuiu no Egito e agora, da mesma forma, não invejaram a posição dos sobrinhos.

Jacó tranquilizou José e deixou bem claro que se fizesse diferente, todos os problemas voltariam no meio da família, pois se desse ao filho preferido o direito de possuir duas tribos (José A e José B), fatalmente os irmãos não aceitariam.

Por: Ailton da Silva - 13 anos (Ide por todo mundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário