Apresentação da lição em power point

quarta-feira, 14 de abril de 2010

2ª Dinâmica - Teologias modernas

Para resumir!

O difícil para Jeremias era entregar a mensagem de Deus e ver que o povo não abria o coração para o arrependimento, situação frustrante para um profeta.

A culpa não era da palavra, do profeta e nem tampouco de Deus, mas sim era exclusivamente do povo, corações duros e apostatas.

Como mudar esta situação? Não tinham recurso, mídia, equipamentos. Povo e governantes intolerantes.

Esta situação se repete ainda hoje e o grande desafio da Igreja é fazer com que dêem crédito a pregação da palavra? Como? Temos recursos, mídia, equipamentos e tolerância secular.

OBS: Quando falo em teologias modernas não estou me referindo a denominações e ou religiões, mas sim a ensinamentos recebidos e transmitidos por pseudos lideres religiosos que aparecem e desaparecem com a mesma rapidez”

1) material necessário
• um ovo cru

2) Desenvolvimento:
Teologia do templo
Fazer um breve relato da teologia do templo, pregada no tempo de Jeremias, miséria espiritual, pois os levava a acreditar e esperar muito mais das estruturas físicas e materiais daquele monumento. A maior preocupação destes pregadores era incultar na mente do povo a necessidade de reverenciar o visível, o material, o humano em detrimento ao espiritual, ao divino. Esta realidade dava ao povo uma idéia errada de segurança, de proteção, pois ao primeiro sinal de perigo corriam para as dependências do templo.


Teologias modernas
Explore a criatividade dos alunos com as seguintes perguntas, depois trabalhe um pouco com as respostas;

* O que aconteceria se aquele templo caísse em ruínas? Dê estes exemplos para que os alunos possam participar também: “se lamentariam porque confiavam demais em suas paredes e estruturas? Cada um iria para a sua casa e confiaria mais em Deus ou em seus deuses;

* Seria possível, com nomenclaturas diferentes, acontecer o mesmo nos dias de hoje? (esclareça que os exemplos não são de religiões e denominações, mas sim de ensinamentos errados).

O ovo
Agora mostre o ovo para a classe e peça para que reflitam um pouco sobre a casca:

• branca;
• limpa;
• aparente resistência
• robusta;
• dá uma sensação de segurança para a gema;
• protege a gema contra os ataques humano, natural ou animal;
• protege a gema de contaminação, sujeira;
• suporta peso, pressão das mãos, às vezes cai e não quebra, ou seja, segurança total para a gema.

Com certeza os alunos, pela criatividade, apresentarão mais atributos para a casca, aproveite:

3) Reflexão e aplicação:
Teologia do templo
A maior preocupação dos “administradores” do templo era mostrar ao povo a sua força e “protege-los” dos seus inimigos visíveis, ou seja, não estava preparando especificamente e espiritualmente a quem devia preparar para que buscassem o concerto com Deus. Sua intenção era aprisionar o povo em uma grande redoma e faze-los acreditar que aquelas paredes, estruturas, homens poderiam desempenhar ali as funções que cabiam a Deus, dentre as quais destaco: preparar, proteger e guiar o seu povo. Peça para a classe imaginar que estão naquela época e diante do templo todo destruído e cada um está olhando para o outro sem saber o que fazer, para onde ir ou em quem acreditar. E agora? Voltar para Deus?

Teologias modernas
As teologias modernas travestidas de muitos nomes e ensinamentos também trabalham desta forma, ou seja, aprisionam o povo e os levava a acreditarem em fábulas, contos, experiências próprias de seus fundadores ou mentores, dão a sensação de segurança, solidez, seriedade, aparentemente se mostram alinhadas, estruturadas, de forma a cativarem e em alguns casos enganarem a muitos. Peça para a classe imaginar que faziam parte de algum movimento grande, aparentemente estruturado, com homens sérios, alinhados, bem organizados, mas que de uma hora para outra ruiu, fechou as portas, acabou, dissipou, deixando todos ali parados sem ação e reação, e agora, o que fazer? Para onde ir? Em quem acreditar? Voltar para Deus (utilize algumas das respostas dadas pelos alunos nas questões do item 2).

Ovo
Todos os atributos que foram apresentados acima sobre o ovo e a casca perdem os seus efeitos a partir do momento que ele cai no chão e quando a sua casca se quebra, logo aquela que tinha uma aparência tão robusta, a protetora e guardadora da gema e agora? Peça para a classe imaginar que são gemas (???) e que estão dentro do ovo protegidos pela casca contra qualquer e todas ações humana, natural ou animal, porém em determinado momento o ovo cai e a casca se quebra e com isso a gema, que antes estava guardadinha, escorre pelo chão e se perde, na sujeira, na contaminação. E agora o que fazer? Um monte de gemas perdidas e irrecuperáveis? Não para Deus!

4) Conclusão
A teologia do templo se preocupava com o exterior, com a força da sua estrutura, nunca e jamais teve intenção de preparar o povo para um encontro e concerto com Deus, por isso vimos sempre a ação de um profeta para que entregasse a mensagem.

Mas seria um verdadeiro caos ver aquele templo em ruínas e pior seria a situação do povo, largados, desprotegidos, sem esperança ao verem seus pseudos lideres religiosos da mesma forma.

As teologias modernas somente mudaram a nomenclatura, mas a sua ação, reação, propósitos são os mesmos que vimos no tempo de Jeremias, pois será que se mostram fortes, equilibrados, sólidos e organizados ao primeiro sinal de perigo? Ou será que fogem e entregam o que restou do rebanho para outros cuidarem? seria possível acontecer isto hoje?

A gema dentro do ovo está protegida, mas a partir do momento que se derrama no chão, devido a quebra de sua casca protetora, ela estará sujeita a tudo, contaminação, sujeira, se perderá, não servirá para o consumo.

Assim acontece com muitos que no engano, quando caem em si, ficam diante de toda sorte de acontecimentos, senão buscarem a Deus novamente ficarão propensos a contaminação, sujeira e a situações ainda piores.

Segundo a palavra o que acontece com aquela casa, que foi limpa e adornada, mas que novamente abre suas portas para a visita do maligno?

Coisas de criança:
Isto aconteceu comigo: “há muito tempo atrás, criança ainda, estava brincando na rua com outros e por ser o maior estava cuidando dos outros, porém em um momento olhei para trás e vi um carro vindo em nossa direção e qual foi a minha reação? sai correndo e subi no barranco, mas e as outras crianças? ficaram lá desprotegias, eu somente pensei em quem? nas outras crianças? não.

Um comentário:

  1. sem falar que quando a casca quebra ai nao sobra nada, nao tem livro, posição, revelação, dvd, cd que salve o homem, neste caso é somente DEUS

    ResponderExcluir