Páginas

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Críticas ao caráter de Cristo

Jesus foi criticado durante a sua permanência na terra, as criticas vieram de todos os lados, criticaram:
a) o seu discurso;

b) o seu desapego as coisas materiais;

c) a sua convivência com os excluídos (doentes, paralíticos, endemoniados, etc);

d) o seu desprezo pela religiosidade judaica;

e) o seu extremo zelo pelas coisas do pai;

f) seu desprezo pela lei e conseqüente ‘’descumprimento”.


AS CRÍTICAS VINDAS DE SUA FAMÍLIA. PÁTRIA E ATÉ DOS SEUS DISCÍPULOS:
a) 1ª critica foi feita pelos seus pais (própria casa), quando o criticaram por estar no templo, cuidando dos negocio do pai, mas ao ser interpelado pelos pais carnais voltou com eles;

b) 2ª critica foi feita pelos moradores de Nazaré (própria pátria), quando pregava com autoridade e sabedoria eles se escandalizaram nele dizendo “quem é este senão o filho do carpinteiro?”;

c) 3ª critica foi feita pelos seus discípulos que acharam o seu discurso pesado e duro e alguns foram embora outros preferiram ficar.


RESPOSTAS AS CRÍTICAS:
Jesus não respondeu verbalmente a todas estas criticas, mas sim através de suas atitudes, que todas eram contrárias ao ensinado e praticado na época, tanto na relação homem com homem, homem com Deus e homem com o seu próprio espírito.

As criticas se originaram devido ao seu zelo com o triplé, que sustenta o nosso relacionamento com o maior de todos os mandamentos (amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo), ou seja, foi criticado por demonstrar o seu amor com o Pai, com o próprio homem e com o seu espírito:

a) Criticas ao seu relacionamento com Deus (vertical) – Jesus respondeu com amor, paz e gozo;

b) Criticaras ao seu relacionamento com o próximo (horizontal) – Jesus respondeu com benignidade, bondade e mansidão;

c) Criticas ao seu relacionamento consigo mesmo (interior) – Jesus respondeu com longanimidade, fé e temperança (autodomínio).

Extraído do plano de aula utilizado nas lição nº 13 do 3º trimestre de 2007 – A busca do caráter cristão. Aprendendo com homens e mulheres da Bíblia: Ailton Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário