Páginas

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dinâmica: meios de comunicação a serviço do mal

Para esta dinâmica será necessário:
•1 corda com mais de 2 metros ou mais
•1 auxiliar
•5 a 10 crianças, adolescentes ou jovens.

OBJETIVO:
Mostrar a todos que alguns meios ou instrumentos de comunicação mesmo que sejam bons, úteis, podem nos prender e atrapalhar a nossa comunhão com Deus, no entanto o objetivo central da dinâmica não é proibir o uso, mas sim conscientizar a todos do tempo que perdemos e o que podemos usar a serviço do crescimento da obra de Deus.


DESENVOLVIMENTO:
Peça para o grupo de jovens, adolescentes ou crianças formarem um grupo e ficarem a uma distância razoável, tipo uns 10 metros.

Com a ajuda do auxiliar estique bem a corda e deixe a uns 50 cm do chão e corra em direção aos jovens, que deverão pular para que a corda passe por eles, caso algum não consiga ou se atrapalhe este deverá ser eliminado.

E assim sucessivamente vá correndo em direção aos jovens até que fique um grupo reduzido.

Dica: em alguns caso você poderá enganar os jovens, ameaçando que vai, mas quando chegar perto pare e assim que pularem serão enroscados facilmente.

Ensaie algumas frases de alerta que poderão ser ditas no momento em que estiver correndo com a corda esticada na direção ao grupo, tipo:

a) olhem os programas de rádio e as musicas mundanas ai gente!

b) olhem os celulares com fotos e donwload de musica e filmes ai gente!

c) olhem os filmes violentos e indecentes no vídeo cassete ou em dvd. ai gente!

d) olhem os computadores com acesso a internet ai gente!

e) olhem os e-mails indesejáveis ou comprometedores ai gente!

f) olhem a televisão com os seus programas diabólicos ai gente!

g) olhem os jornais, revistas, manchetes, reportagens que atacam a igreja e a obra de Deus, ai gente!

Dica: Na última passagem pelo grupo, combine com o seu auxiliar, e em vez de passar para que eles pulem a corda, de uma volta em torno do grupo simulando que estejam completamente amarrados.


PASSOS METODOLÓGICOS:
É importante que a cada corrida em direção ao grupo você esclareça que o objetivo não é proibir o uso destes meios de comunicação, mas sim alertar para o seu uso excessivo.

Explique a necessidade de estarmos atualizados sobre acontecimentos ao nosso redor, política, econômia, momentos de lazer, entretenimento, diversão, cultura etc, que alguns destes instrumentos podem nos proprocionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário