Páginas

sexta-feira, 21 de junho de 2024

O que Jesus vai fazer hoje – João 11.41


Quantas vezes estivemos diante da morte e diante de problema sem perspectivas nenhuma? Na terra e no céu, tem Um que é maior que a morte. Não estamos órfãos, pois Deus esta contemplando nossas necessidades e dores. Quando a morte chega perto de Deus bate continência, abaixa a cabeça e diz: “Com Este eu não posso”.

 

Os olhos de Deus sempre estiveram sobre os hebreus, mesmo antes de clamarem, tal como estava sobre nós, mesmo antes de conhecer o seu plano sobre a nossa vida, por isso, muitos de nós fomos preservados e livrados da morte, por Deus, antes mesmo de estarmos diante de Sua presença.

 

a) O prazer do inimigo – para tirar a vida, é necessário AUTORIZAÇÃO (Jó 1.12 – não estenda sua mão sobre meu servo Jó):

O inimigo não tem poder para nos matar, o seu prazer é nos envergonhar (Jó 1.12), mesmo porque se tivesse poder quem estaria vivo hoje? No Éden, o imortal Adão não poderia ser morto fisicamente, apenas envergonhado moralmente.

 

O prazer do Inimigo não está em nossa morte, pois isso representaria um salvo a mais no céu e um perdido a menos na terra e inferno. Ele fica ao derredor, bramando como leão, mas não passa dali, respeita o limite estabelecido.

 

b) Lázaro, vem para fora – para a morte devolver alguém à vida é necessário ORDEM (Jo 11.43 – vem para fora e ninguém te impeça):

“Vem para fora”, não é sair para ficar sozinho, mas sim para ficar Comigo (Jesus).

 

c) Mortos, saem para fora (todos):

Todos os mortos se levantariam caso ouvissem essa ordem, mas Jesus fez questão de chamar só um, pelo nome, pois não esquece o nosso nome, nem mesmo depois de nossa morte.

 

d) O desespero da morte:

A morte estava ao derredor da multidão, esperando o momento para ceifar mais um, no entanto, as suas atenções foram voltadas para Jesus, quando Ele apareceu. Em seu desespero pensou: “o que Ele vai fazer hoje? Vai chamar todos? Vai fazer algo inédito? Dias atrás ressuscitou o filho de uma viúva (Lc 7.11-17) e não fez tanto alarde e nem me humilhou, mas o que Ele vai fazer hoje?”

 

e) As ordens para a morte:

E disse Jesus: “escute, Eu só quero um, me devolva ele. Se Eu quiser chamo todos, para mostrar quem manda aqui e no céu, por isso te ordeno: me devolva somente ele. Se quiser eu informo o RG, CPF, tipo sanguíneo e saldo da conta corrente, mas para o milagre acontecer forte, eu direi apenas o nome dele – Lázaro”.

 

f) Fim do suposto reinado da morte:

Nos arredores espirituais houve um alvoroço entre as criaturas demoníacas que não entendiam tamanha humilhação diante dos homens na terra. Somente Um poderia faze isto. O pensamento deles era: “porque não veio quatro dias antes e curou a enfermidade, pois a repercussão seria menor e não estaríamos neste desespero. Porque ressuscitar ou curar de doença terminal se poderia ter curado a gripinha antes?”.

 

g) Porque chamar pelo nome?

Que Deus é esse que não esquece o nosso nome, nem mesmo depois de morto e nem quando viramos as costas para Ele para voltarmos ao nosso MUNDINHO DE ANTES.

 

Promessa para Israel, aplicável em nossa vida: “Mas agora, povo de Israel, o Senhor Deus, que o criou, diz: "Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o CHAMEI PELO SEU NOME, E VOCÊ É MEU” (Is 43.1)

 

Tomba um homem, mas fica o legado, fica sua história espiritual, que jamais será esquecida por Deus.

 

h) Única alternativa para a morte:

A morte pensou: “Se Ele está querendo somente um e está chamando pelo nome, e se tratando de quem é, eu tenho que devolver”.

 

i) A intenção de Jesus:

Jesus queria deixar bem claro que a glória da segunda casa seria maior que a da primeira, pois nunca havia ocorrido uma demonstração de poder tão exuberante quanto aquela, ficaria na história.

 

A doença foi a causa mortis de Lázaro, porém quando saiu do túmulo estava em perfeitas condições, sem enfermidades, com ousadia, corado, curado, além de ressuscitado, por isso, Lázaro não encontrou dificuldades para atender ao “vem para fora”, exclamado por Jesus.

 

Quando Deus faz a obra, a faz por completo. Não teria lógica se voltasse à vida com a enfermidade. Quando Jesus chama alguém, para trás no túmulo fica o passado, pecado, vícios, medo, vida torta, pois uma nova criatura vai ao encontro dEle.

 

j) Jesus foi até onde homem nenhum pode ir:

Jesus entrou no ambiente que é restrito a nós. Ele foi ao encontro de Lázaro no mundo espiritual enquanto a multidão ficou ali, às portas do túmulo, atrás da faixa amarela, pois não poderiam ultrapassar aquele limite.

 

Tal como a mãe de Moisés fez quando chegou à borda do rio e deixou o bebê para ser cuidado por Deus rio adentro. Da mesma forma se portaram os discípulos que se mantiveram ao pé da cruz, enquanto Jesus dava andamento ao seu plano de salvação da humanidade, naquela grandiosa luta espiritual. Ninguém pode passar da faixa amarela, pois dali para frente é somente Deus, é luta de gente grande.

 k) Conclusão:

  • Disse Jesus para a morte: “Quem manda aqui sou Eu”
  • Se Eu quiser – homem deita ou homem levanta
  • Se Eu quiser – homem faz ou homem para
  • Se Eu quiser – homem segue em frente ou homem volta
  • Se Eu quiser – homem fica doente ou homem fica são
  • Se Eu quiser – homem sai andando ou homem fica prostrado
  • Se Eu quiser – homem fica em paz ou homem fica atordoado
  • Se Eu quiser – homem sai transformado ou homem fica do mesmo jeito
  • Se Eu quiser – minha Palavra encontra guarida no homem
  • Se Eu quiser – homem inicia guerra ou encerra conflitos
  • Se Eu quiser – homem anda por vales e desertos, mas nunca sozinho
  • Se Eu quiser – homem se coça com cacos de telhas, mas esperançosos em promessas
  • Se Eu quiser – homem profetiza em meio aos grandes ou profetiza em vale de ossos secos, sem ninguém por perto, mas com finalidade
  • Se Eu quiser – envio homens para longe até ao inimigo para levar minha Palavra
  • Se Eu quiser – homens ficam afundando e descendo diante da desobediência e pecado
  • Se Eu quiser – pego pela mão, digo o nome e trago para perto de Mim
  • Se Eu quiser – visito, decreto, mudo sentenças, transformo, separo, consagro, levanto, tiro de túmulos, curo, batizo, capacito, envio, coloco na minha presença e faço novas criaturas

 

Se Eu quisesse, Lázaro ficaria no túmulo, mas para que a Glória de Deus se manifestasse na terra Eu o chamei pelo nome. E tem mais, quando Eu chamo, chamo pelo nome, e sempre ofereço algo a mais: “Ei vocês da multidão, ajudem Lázaro, desenrolem as faixas e deixem que ele vá” (Jo 11.44 – NTLH).

 

Por: Ailton da Silva - 14 anos (Ide por todo mundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário