Álvares Machado, SP -

Apresentação da lição em power point

Mais apresentações em:http://www.slideshare.net/ailtonsilva2000/presentations

sexta-feira, 11 de março de 2011

Significado da palavra Selá


SELÁ???!!! O QUE SIGNIFICA "SELÁ" ?
A PALAVRA “SELÁ” NA BÍBLIA
• SALMOS 3:2,4,8
2 Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. Selá.
4 Com a minha voz clamei ao SENHOR, e ouviu-me desde o seu santo monte. Selá.
8 A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. Selá.

INTRODUÇÃO Quando fazemos a leitura do versículo, devemos ler também a palavra “Selá” ? Certa feita, um irmão, ao fazer a leitura em voz alta na igreja, leu inclusive a palavra em questão! Retomo a pergunta: tal palavra deve ser lida também, ou não? Qual é o seu significado?

II) SIGNIFICADO DA PALAVRA “SELÁ” (ou Selah)
1) O Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família, define assim tal palavra: “Termo que aparece 71 vezes nos Salmos e três vezes em Habacuque. Deve ser uma pausa musical ou uma instrução litúrgica, mas não se conhece o seu significado. (As versões mais recentes costumam suprimir a expressão.)”

2) O Dicionário da Bíblia de John D. Davis, por seu turno, define a palavra em apreço: “SELÁ, Elevação. Palavra que se encontra setenta e uma vezes nos salmos e também em Hc 3.9,13. Stainer oferece seis opiniões distintas quanto ao sentido:
(1) pausa;
(2) repetição semelhante a “da capo”;
(3) final de uma estrofe;
(4) toque com força (fortíssimo);
(5) curvatura do corpo em sinal de obediência; e
(6) repetição da sinfonia (“ritornello”).

Provavelmente significa uma pausa da orquestra ou mudança de piano para forte. 3) Por fim, outros estudiosos no assunto, definem “SELÁ”, como sendo:
• UMA PAUSA para que o nosso pensamento seja elevado a Deus.
• Um SUSPIRO pausado de ALEGRIA, quando alguém que amamos chega inesperadamente a nossa frente ou a nossa casa.
• Seria uma espécie de INTERJEIÇÃO DE ALEGRIA ou SATISFAÇÃO, ou ainda,
• o EXPRESSAR HARMONIOSO de todas as FIBRAS de um CORAÇÃO que ansiasse pelo auxílio de Deus e de repente SENTISSE a DOCE SERENIDADE da presença divina, como se conclui do SALMO 67:1:
“DEUS tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós ( Selá. )”

Em assim sendo, não seria o caso de se ler tal palavra, sobretudo em voz alta. O leitor, deveria sim, fazer uma PAUSA na leitura do texto bíblico, para expressar o sentimento de alegria, de satisfação, motivada pela doce presença divina.

Portanto, penso ser este o significado de palavra em apreço, ou seja, ELEVAÇÃO, PAUSA, etc.

Extraído: http://fotolog.terra.com.br/osvaldo_g_cruz1:277

Por:  Ailton Silva - desde 2009

14 comentários:

  1. Amados!! Agradeço a explicação e apartir de hoje toda vez que encontrar a palavra " SeLÁ", vou ler em voz bem alta, expresando minha alegria por estar lendo a palavra de DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Adorei visitar o site e abstrair dele o conhecimento sobre o significado desta palavra. Que o Senhor continue inspirando

    ResponderExcluir
  3. obrigado simplesmente ,obrigado

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz! Agradeço as explicações dadas pois me intrigava muito a palavra SELÁ no final de alguns salmos e em Habacuque.
    Sou da Igreja Batista Filadélfia em Maranguape - CE e hoje me sinto realmente uma filha, pois tenho um PAI AMANTÍSSIMO que me ama incondicionalmente do que fui.
    Creio na nova vida em Cristo.
    Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salime, continue fiel ao nosso Amoroso Pai, Ele tem muitas maravilhas na Sua Palavra

      Excluir
  5. obrigada esta palavra muito me intrigava, pois não sabia o que significava,sempre que leio os salmos nunca deixei de ler essa palavra mesmo sem saber o significado.

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião , a palavra jamais deve ser tirada.Primeiro por que não se mexe no estabelecido sem uma justificativa plausível,,,neste caso especial,com certeza estudiosos da exegese Bíblica devem saber, e se não falam é por não poder falar. . Onde si viu, Deus criar ou permitir algo sem um motivo? E se for um código Sagrado,
    cujo significado seja como uma porta, para quem for merecedor, alcanãr a luz. a interpretação, a libertação da alma ou a quebra de um trabalho tecido por demônios?
    Já ouvi alguém falar que significa : Quem lê entenda...daí que pode fazer sentido.Outros, como foi explicado por alguém aqui...um agradecimento, um louvor..Desculpem-me...sou uma dona de casa sem bagagem acadêmica, mas uma fé muito grande de que Deus sabe que faz e por que permite o inexplicável,Como a oportunidade me foi dada...falei!.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que essa palavra tenha um significado semelhante da palavra Amém.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que está palavra tenha o significado semelhante a amém.

    ResponderExcluir

  9. a partir do reinado do rei Davi, a música tornou-se obrigatória nos cultos judaicos. Ao trazer a Arca da Aliança para Jerusalém, Davi, através da autorização e do cumprimento do própósito de Deus, estabeleceu turnos de cantores e músicos para adorarem ao Senhor perante a Arca da Aliança (nesse periódo, a Arca da Alianaça foi acessível, não houve separação dos santos dos santos)
    A Palavra Selá é uma notação musical desses tempos, inclusive ela também ocorre no livro de Habacuque, onde indicava um interlúdio musical, pausa, tocar mais forte... (fonte: Os mistérios do Tabernáculo de Davi, Kevin J. Conner)

    ResponderExcluir
  10. È, como diz a Palavra do Eterno Deus; o visível é para o homem e o invisível é para Deus, e Ele só revela no tempo certo e à pessoa certa." Mas eu te declararei o que está escrito na escritura da verdade; ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, a não ser Miguel, vosso príncipe". (Dn 10:21).

    ResponderExcluir
  11. Para mim parece claro que a plavra "selá" significa espiritualmente um momento de reflexão para o que foi dito. Era usado nos cânticos para uma pausa nos instrumentos ou uma nota mais alta (para chamar a atenção do que foi dito). Para mim, indubitavelmente a palavra "selá" no sentido espiritual é uma pausa para meditar o que foi dito, como se estivesse dizendo "medite" "guarde o que foi dito". Deus não coloca palavras sem um sentido claro em sua palavra, tudo tem um propósito.

    ResponderExcluir
  12. Curtam essa página....é muito interessante e com a graça de Deus vamos expandi-la para maior lucidez de nossos irmãos em Cristo, e também daqueles que ainda não O conheceram, sobre esse mundo tão maravilhosos, que é o mundo cristão.

    https://www.facebook.com/pages/Curiosidades-do-Mundo-Evang%C3%A9lico/707922362606723?fref=photo

    ResponderExcluir