Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sexta carta: À Igreja de Filadélfia

• Destino: Filadelfila (amor fraternal). Igreja missionária

• Situação Geográfica: Era uma cidade da província romana da Ásia Menor. Rota do correio imperial que ligava Roma a Jerusalém;

• Dados históricos: Filadélfia foi fundada no 150 a.C. por Atilo II, em homenagem a seu irmão Eumênes II, para de assinalar a grande amizade que os ligava. Foi destruída por um terremoto no ano 17 d.c.

• Oposição ao Evangelho: Os gnósticos fundadores de muitas sinagogas, degradavam Jesus e sua missão, pois negavam princípios básicos do cristianismo tais como; a encarnação, a expiação pelo sangue de Cristo, o destino humano e tinham um ponto de vista deísta relativamente a Deus. Os que defendem tais argumentos são seguidores do Anticristo (1 Jo 2.23);

• Principal falha: Tinha pouca força, mas muita liberdade para pregarem o Evangelho, pois era uma passagem quase obrigatória para muitos viajantes, era uma porta aberta;

• Conselho: “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”;

• Vitória: “A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o novo nome”.

Fonte:
SILVA, Severino Pedro. Apocalipse - Versículo por Versículo. CPAD
Bíblia de estudo aplicação pessoal. CPAD, 2003
Bíblia Sagrada: Nova tradução na linguagem de hoje. Barueri (SP). Sociedade Bíblica do Brasil, 2000.

Por: Ailton da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário