terça-feira, 2 de abril de 2019

E Deus pergunta: "Qual é a vossa ocupação? Pretendes continuar?

“Quando, pois, acontecer que Faraó vos chamar, e disser: Qual é o vosso negócio? Então direis: Teus servos foram homens de gado desde a nossa mocidade até agora, tanto nós como os nossos pais; para que habiteis na terra de Gósen, porque todo o pastor de ovelhas é abominação aos egípcios”.
Então veio José e anunciou a Faraó, e disse: Meu pai e os meus irmãos e as suas ovelhas, e as suas vacas, com tudo o que têm, são vindos da terra de Canaã, e eis que estão na terra de Gósen.
E tomou uma parte de seus irmãos, a saber, cinco homens, e os pôs diante de Faraó. Então disse Faraó a seus irmãos: Qual é o vosso negócio? E eles disseram a Faraó: Teus servos são pastores de ovelhas, tanto nós como nossos pais.
Disseram mais a Faraó: Viemos para peregrinar nesta terra; porque não há pasto para as ovelhas de teus servos, porquanto a fome é grave na terra de Canaã; agora, pois, rogamos-te que teus servos habitem na terra de Gósen”. (Gn 46.33-34; 47.1-4).

Não tinha como a família negar suas origens, porém o ambiente e possibilidades poderia contribuir, por isso José orientou seus irmãos a declararem o objetivo de cada um. Sempre foram pastores e deveriam continuar. A questão é a seguinte:

“Quando Faraó perguntar, digam e não escondam nada. 
Revelem seus objetivos. Confiem. Podem se abrir para ele,
porém CUIDADO com os egípcios, cuidado com o povão, 
cuidado com quem compartilham objetivos, metas e sonhos. 
Muitos desqualificarão o trabalho de vocês, 
tentarão desanimar e tirar o foco, 
portanto, se abram para a PESSOA certa”.

Outro detalhe: de nada adiantaria os irmãos se fascinarem com o Egito e mudarem de ideia, pois José revelou antes a ocupação de seus irmãos a Faraó, portanto AQUELE QUE ESTAVA SENTADO NO TRONO do Egito sabia de toda a história, sabia que eram pastores e queria ver se continuariam sendo na cidade estranha o que foram em suas terras.

Era uma nova vida que se apresentava a eles, novas amizades, novas perspectivas, mudanças, era ano novo repleto de paz, alegria e prosperidade, pelo menos por algum tempo.

E não se esqueçam: “Quando AQUELE QUE ESTÁ SENTADO NO TRONO lhe perguntar sobre seus objetivos, metas e sonhos, não esconda dele, lembre-se que ELE já sabe de tudo e que está apenas verificando se você quer continuar na jornada”.

Uma história simples: Faraó, sentado no trono sabia do passado dos irmãos de José e queria apenas conhecer os planos de cada um para o futuro. A declaração dos irmãos renovou o gosto pelo trabalho e impediu que se misturassem ao povão egípcio. Da mesma forma Deus faz conosco, SENTADO NO TRONO, nos pergunta: "qual é a sua ocupação, pretendes continuar"?

Por: Ailton da Silva - 9 anos (Ide por todo mundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário