Páginas

terça-feira, 13 de maio de 2014

39) A mulher do fluxo de sangue - segundo os 4 evangelistas


MATEUS 9.20-22
  • 20 – Uma mulher que durante 12 anos sofria de uma hemorragia, chegou por detrás de Jesus e tocou em suas vestes. Ela poderia tocar em alguém mesmo com sua enfermidade? Conforme Lv 15.25 ninguém poderá tocar nela, talvez isto tenha facilitado sua passagem pelo meio da multidão, haja vista que todos notariam seu problema e a evitariam;
  • 21 – Ela estava convicta de que se apenas tocasse nas vestes de Jesus poderia ser curada;
  • 22 – Jesus olhou para ela e disse: “coragem, minha filha! Você sarou porque teve fé” (NTLH), e imediatamente a mulher ficou sã.

MARCOS 5.25-34
  • 25 – conforme Mt 9.20;
  • 26 – Marcos falou a respeito da perda material dela em virtude dos gastos com a enfermidade. Foram 12 anos de dor e sofrimento nas mãos dos médicos;
  • 27 – Ela ouviu falar de Jesus e veio por detrás, entre a multidão, que abriu caminho para ela devido a enfermidade (Lv 15.25) e tocou nas vestes do Mestre;
  • 28 – conforme Mt 9.21;
  • 29 – a fonte de seu sangue secou e sentiu que já estava curada;
  • 30 – Jesus conheceu que saiu virtude de si mesmo e olhou para a multidão perguntando que o havia tocado;
  • 31 – Os discípulos não entendendo o que seria “sentir virtude sair”, disseram: “A multidão te aperta, como saberemos”?
  • 32 – A mulher foi procurada por Jesus, que sabia que estava ali ainda a pessoa que havia tocado em suas vestes;
  • 33 – A declaração de culpa que inocentou a mulher. Ela temeu, aproximou-se e prostrou-se;
  • 34 – No versículo 25 ela era apenas uma “certa mulher que sofria”, já no versículo 40 se tornou “alguém que tocou em Jesus” e no versículo 34 foi chamada de “filha”.

LUCAS 8.43-48
  • 43 – Conforme Mc 9.26, acrescentando que nenhum médico foi capaz de curar sua enfermidade;
  • 44 – Conforme Mc 9.27, tocou e logo foi curada;
  • 45 – Conforme Mc 9.30, todos negaram o toque em Jesus. Pedro tomou a palavra e lembrou Jesus que a grande multidão o estava oprimindo;
  • 46 – Conforme Mc 9.30, Jesus conhecia quando de si saia virtude;
  • 47 – Conforme Mc 9.33, a mulher percebeu que não poderia mais se ocultar, por isto declarou sua culpa porque havia tocado em Jesus e como havia sido curada;
  • 48 – Conforme Mc 9.34.

JOÃO
  • Não há registro.

Obs: Jesus não interrompeu o atendido à filha de Jairo, simplesmente não havia como Ele não atender aquela mulher. Ela se achegou a Ele. A história seria a dela, mas o principal da sinagoga se adiantou. Ela sabia que devido a sua enfermidade não teria problemas para chegar perto de Jesus, já que todos na multidão fariam o possível para não tocar nela (Lv 15.25-27)

PRÓXIMO ASSUNTO: Jesus cura dois cegos

Fonte:
Bíblia de estudo aplicação pessoal. CPAD, 2003

Bíblia de Estudo Temas em concordância. Nova versão internacional (NVI). Roswell D. Hitchock. Editora Central Gospel. Rio de Janeiro, 2008.

Bíblia Sagrada: Nova tradução na linguagem de hoje. Barueri (SP). Sociedade Bíblica do Brasil, 2000

Bíblia Sagrada – Harpa Cristã. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2003.

Por: Ailton da Silva - Ano VI (desde 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário