TEXTO ÁUREO
“Por
esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que
ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros [...]” (Tt 1.5).
VERDADE PRÁTICA
O
presbitério deve ser constituído por pessoas idôneas para auxiliar na
administração da igreja local.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE – Tt 1.5-7; 1 Pd 5.1-4.
Tt 1.5 - Por esta causa te deixei em
Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade
em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei:
Tt 1.6 - aquele que for
irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam
ser acusados de dissolução nem são desobedientes.
Tt 1.7 - Porque convém que o bispo
seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem
iracundo, nem dado ao vinho, nem espanca dor, nem cobiçoso de torpe ganância;
1 Pd 5.1 - Aos presbíteros que estão
entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das
aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
1 Pd 5.2
- apascentai
o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas
voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
1 Pd 5.3
- nem como
tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
1 Pd 5.4
- E, quando
aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória.
PROPOSTA
·
Presbítero: sinônimo de
bispo/supervisor/professor/pastor;
·
Paulo cuidou das igrejas.
Separou obreiros;
·
A função dos presbíteros
é pastoral;
·
“Não desprezes o dom que
há em ti”;
·
Os presbíteros anunciaram
as resoluções do Concilio;
·
Presbíteros: governem bem
e serão estimados;
·
Os presbíteros devem
alimentar o rebanho com a Palavra;
·
Liderar é estar
disponível para servir e não ser servido;
·
O ato da unção não pode
ser banalizado pela igreja.
INTRODUÇÃO
No início
da Igreja do primeiro século havia líderes que orientavam os crentes quanto ao
Evangelho, bem como à organização e desenvolvimento da igreja local, tal como
visto no episodio da suposta falta de atenção em relação aos problemas das
viúvas dos gregos (At 6.1). O caso não
foi abafado ou “empurrado com a barriga”, tipo: “deixa como está para ver como
fica”. Os apóstolos viram a necessidade e separaram homens para o socorro, o
mesmo fato se repetiu, guardada as devidas proporções, quando houve o
crescimento da igreja, diante da frutificação na vida pessoas que se achegavam,
pois houve necessidade de garantir um discipulado integral dos convertidos,
motivo pelo qual crentes idôneos e maduros na fé foram separados para exercerem
zelarem pelo precioso rebanho. Os presbíteros foram os encarregados desta
tarefa.
I. A
ESCOLHA DOS PRESBÍTEROS
1.
SIGNIFICADO DA FUNÇÃO.
De acordo
com a Bíblia de Estudo
Palavras-Chave, o termo “presbítero” (do gr. presbyteros) é uma forma
comparativa da palavra grega presbys,
“pessoa mais velha”. Como substantivo, e no emprego dos judeus e cristãos,
“presbítero” é um título de dignidade dos indivíduos experientes e de idade
madura que formavam o governo da igreja local. É um sinônimo de bispo (gr. episkopos, supervisor); de
professor (gr. didaskolos);
e de pastor (gr. poimēn).
2. A
LIDERANÇA LOCAL.
O
apóstolo Paulo cuidou de organizar a administração das igrejas locais por onde
as plantava, separando um grupo de obreiros para tal trabalho. Quando escreve
ao seu discípulo, o jovem Tito, Paulo o instrui a estabelecer presbíteros em
diversos lugares, de cidade em cidade (Tt 1.4,5,7). “O texto da carta indica
que havia graves faltas na vida individual e conjunta das igrejas de Creta”,
tais como a falta de uma liderança espiritual eficaz, a presença de falsos
mestres e inaceitável imoralidade entre alguns (T1 1.5, 10, 11). Está claro,
assim, o aspecto pastoral da função exercida pelos presbíteros nas comunidades
cristãs antigas, que deveria ser observado.
3. AS
QUALIFICAÇÕES.
Em o Novo
Testamento, as referências aos presbíteros encontram-se no plural:
“presbíteros”, “bispos” ou “anciãos” (At 11.30; 15.2,4,6; 20.17; Tg 5.14; 1Pe
5.1). Como a liderança local era formada por um grupo de irmãos experientes na
fé para cuidarem da igreja, a função dos presbíteros era pastoral. Portanto, o
presbítero é um pastor, um apascentador de ovelhas! A Palavra de Deus expressa
qualificações bem objetivas para o exercício fiel dessa função. Tais
qualificações estão descritas em Tito 1.6-9 para presbítero, assim como em 1
Timóteo 3.1-7 para “bispo”, denotando o aspecto sinonímico dos dois termos. Uma
leitura atenta das duas listas indica a importância da função e como as igrejas
não podem descuidar-se quando da ordenação de pessoas para servi-la. O bom
conselho do apóstolo Paulo ainda é a maneira mais segura para se separar
obreiros.
II. A
IMPORTÂNCIA DO PRESBITÉRIO
1.
SIGNIFICADO DO TERMO.
“Não
desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição
das mãos do presbitério” (1Tm 4.14). Foi dessa forma que o apóstolo Paulo
lembrou Timóteo, aconselhando-o acerca do reconhecimento do ministério do jovem
pastor pelo conselho de obreiros. O Novo Testamento classifica esse corpo de
obreiro de “presbitério” (do gr.presbyterion, substantivo de presbítero,
um conselho formado por anciãos da igreja cristã).
2. A
ATUAÇÃO DO PRESBITÉRIO.
No
Concílio de Jerusalém, em relação às sérias questões étnicas e eclesiásticas
que podiam comprometer a expansão da igreja, os apóstolos e os anciãos (presbíteros) foram chamados para
debater e legislar sobre o assunto (At 15.2,6,9-11), isto prova o campo de
atuação dos presbíteros, cuidado com a Palavra e com o rebanho. Em seguida, os
presbíteros foram enviados à Antioquia para orientar os irmãos sobre a
resolução dos problemas que perturbavam os novos convertidos: “E, quando iam
passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que
haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém” (At 16.4).
3. A
VALORIZAÇÃO DO PRESBITÉRIO.
O
presbitério deve ser valorizado, pois desde os primórdios da Igreja cristã, a
sua existência tem fundamento na Palavra de Deus. O rebanho do Senhor será ainda
mais bem atendido se o presbitério das nossas igrejas for preparado para uma
atuação mais efetiva no governo da igreja e no ministério de ensino, tal como
instruiu o apóstolo Paulo: “Os presbíteros que governam bem sejam estimados por
dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na
doutrina” (1Tm 5.17). O Novo Testamento mostra que, apesar de haver um pastor
titular, o governo de uma igreja não era exercido por um único líder, mas pelo
conselho de obreiros (At 20.17-37; Ef 4.11, 1Pe 5.1). O presbitério é de vital
importância ao desenvolvimento das igrejas locais e ao bom ordenamento do Corpo
de Cristo.
III. OS
DEVERES DO PRESBITÉRIO
1.
APASCENTAR A IGREJA.
Os
presbíteros têm o dever de alimentar o rebanho de Deus com a exposição da Santa
Palavra. O apóstolo Pedro bem exortou aos presbíteros da sua época acerca desta
tarefa: (1Pe 5.2a). O apascentar as ovelhas do Senhor se dá com cuidado
pastoral, não pela força ou violência, como se os obreiros tivessem domínio
sobre o Corpo de Cristo. Esse ato ocorre voluntariamente, sem interesse
financeiro, servindo de exemplo ao rebanho em tudo (1Pe 5.2,3). Os presbíteros
formam o conselho da igreja local cujo objetivo maior é atuar na formação
espiritual, social, moral e familiar do povo de Deus.
2.
LIDERAR A IGREJA LOCAL.
A
liderança da igreja local tem duas esferas principais de atuação: o governo e o
ensino. O presbítero, quando designado para essas tarefas, tem o dever de
exercê-las na “Igreja de Deus” (1Tm 3.5). Para isso, ele precisa saber
“governar a sua própria casa” e ser “apto a ensinar” (1Tm 3.2,4). Liderar o
rebanho de Deus, segundo o Novo Testamento, é estar disponível “para servir” e
“não para ser servido” (Mt 20.25-28; Mc 10.42-45). Com o objetivo de exercer
competentemente esta função, o presbítero deve ser uma pessoa experiente,
idônea e pronta a ser exemplo na igreja local. Ensinar e governar com equidade
e seriedade é o maior compromisso de todo homem de Deus chamado para tão nobre
tarefa.
3. UNGIR
OS ENFERMOS.
“Está alguém
entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o
com azeite em nome do Senhor” (Tg 5.14). O ato da unção dos enfermos não pode
ser banalizado na igreja local. Ele revela a proximidade que o presbítero deve
ter com as pessoas. O membro da igreja local tem de se sentir à vontade para
procurar qualquer um dos presbíteros e receber oração ou uma palavra pastoral.
Tal obreiro foi separado pelo Pai e pela igreja para atender a essas demandas.
CONCLUSÃO
Vimos que
os termos presbítero, bispo e pastor são sinônimos. Os presbíteros, ou
bispos, sempre formaram um corpo de obreiros com a finalidade de contribuir
para a edificação da igreja local. Eles exercem uma função pastoral. Nas
Assembleias de Deus no Brasil, os presbíteros exercem este serviço, pastoreando
as congregações. Eles ainda cuidam da execução das principais tarefas da
Igreja: a evangelização e o ensino da Palavra. Portanto, esses obreiros
precisam ser bem selecionados e valorizados pela igreja local.
OBJETIVOS DA LIÇÃO – FORAM ALCANÇADOS?
- Presbíteros: corpo de obreiros. Zelam pelo
rebanho;
- Presbíteros: devem se valorizados, são
importantes.
- Função: apascentar, liderar e ungir enfermos.
REFERÊNCIAS
Bíblia de estudo aplicação pessoal. CPAD, 2003.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância. Nova Versão
Internacional (NVI). Rio de Janeiro. Editora Central Gospel, 2008.
Bíblia Sagrada. Nova tradução na linguagem de hoje. Barueri (SP).
Sociedade Bíblica do Brasil, 2000.
Bíblia Sagrada – Harpa Cristã. Barueri, SP. Sociedade Bíblica do Brasil,
Rio de Janeiro. Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2003.
LOURENÇO,
Luciano de Paula. O presbítero, bispo ou ancião. Disponível em: http://luloure.blogspot.com.br/2014/06/aula-11-o-presbitero-bispo-ou-anciao.html.
Acesso em 11 de junho de 2014.
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