Presidente Prudente (SP),

Apresentação da lição em power point

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

o período interbíblico

O ADVENTO DE CRISTO
1- Neste período de silêncio, o mundo foi preparado para a vinda de Cristo através de vários povos. O apóstolo Paulo escreveu em Gl. 4:4 “Mas vindo a plenitude dos tempos , Deus enviou seu filho”. Marcos afirmou o mesmo, dizendo : “O tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo” Mc. 1:15. É interessante notar a preparação do mundo para a primeira vinda de Cristo e as contribuições dos três grande povos daquela época. Verdadeiramente, Cristo veio na plenitude dos tempos.

2- Elementos na preparação para a vinda de Cristo: Judaicos
a- Um povo divinamente preparado

b- Um povo escolhido para ser testemunha entre as nações

c- Escrituras proféticas predizendo a vinda do Messias

d- A dispersão dos judeus em todo o mundo conhecido

e- Sinagoga onde se estudava as Escrituras que forneceriam local para a pregação do evangelho

f- Proselitismo que trouxe muitos gentios para o judaísmo

g- Era o povo do Livro, Interessado na prática da religião e na busca da salvação

h- Uma esperança da vinda do Messias foi oferecida pelos judeus a um mundo de religiões pagãs. Também o judaísmo ofereceu , pela parte moral da Lei Judaica, o sistema de ética mais puro do mundo. Mas o mais importante é que os judeus prepararam o caminho para vinda de Cristo pelo fornecimento de um Livro Sagrado, o Velho Testamento.

3- Elementos Gregos :
a- A filosofia grega que se aproximava do monoteísmo, tendência para a imortalidade, ênfase sobre a consciência e dignidade humana e liberalismo de pensamento.

b- A língua grega, tradução do A . Testamento, para a pregação do evangelho e a escrita do N.T. junto com os termos adotados por Paulo e outro pregadores do Novo Testamento para explicar o evangelho. No primeiro século os romanos cultos conheciam grego e também latim. O dialeto grego usado no quinto século a. C. , na época da glória de Atenas, tornou-se o dialeto “Koiné” ( comum ) do primeiro século . O dialeto da literatura clássica de Atenas foi modificado e enriquecido pelas mudanças que sofreu nas conquistas de Alexandre Magno no período entre 338 e 146 a .C. . O NT. Foi escrito nesse dialeto vulgar ( comum ).

c- A cultura helenística em geral com seu espírito cosmopolita, transcendendo as barreiras, o judeu helenizado que serviria como ponte entre o judeu e gentio e a busca da salvação do mundo romano.

d- Por um lado a filosofia grega deu uma contribuição positiva, mostrando o melhor que o homem pode fazer na busca de Deus pelo intelecto, por outro contribuiu negativamente, pois, nunca deu uma satisfação aos corações e nunca conduziu o homem a um Deus pessoal.

4- Elementos romanos – Contribuição política :
a- Cristo veio ao mundo época do Império Romano. Todo o mundo ficou sob um governo único, uma lei universal, era possível obter cidadania romana, ainda que a pessoa não fosse romana. O império Romano mostrou as tendência de unificar os povos de raças diferentes numa organização política.

b- Havia paz na terra quando Cristo nasceu . Os soldados romanos asseguravam a paz nas estradas da Ásia, África e Europa.
c- Construíram excelentes estradas ligando Roma a todas as partes do Império. As estradas principais foram construídas de concreto. As estradas romanas e as cidades estratégicas localizadas nos caminhos eram indispensáveis a evangelização do mundo no primeiro século.

5- Resumo dos elementos :
Na plenitude dos tempos, quando a maior parte do mundo ficou sob uma lei e um governo, e todo o mundo falou a mesma língua diariamente, Cristo veio, cumprindo as profecias e especialmente Jerusalém, localizava-se onde as estradas atravessavam ligando os continentes da Ásia e África com Europa.

Período Interbíblico - Pra Maria Aparecida Dalcin Kullian

Nenhum comentário:

Postar um comentário