VALE DO JORDÃO
localização: aos pés do Hermom (no Norte) e vai até o mar Morto (no Sul).
Características: tem uma largura de 100 metros no ponto inicial, já próximo ao mar da Galiléia chega a 3 quilômetros e nas imediações do mar Morto atinge 15 quilometros. Depois se estreita novamente. Encontra a 426 metros abaixo do nível do mar Mediterrâneo. Não era uma barreira instransponível para Israel, somente o era dificultoso para a comunicação entre as tribos que o rodeavam.
Curiosidade: o vale do Jordão corta longitudinalmente o território israelita. Neste vale corre o rio Jordão, onde Jesus foi batizado.
VALE DE HEBROM
Localização: a 30 quilômetros a sudoeste de Jerusalém
Características: está a quase mil metros acima do nível do Mediterrâneo.
Curiosidade: Em seus 30 quilometros de cumprimento guarda resquícios da era patriarcal. Serviu também de sepulcro à família patriarcal (sepultura de Macpela).
VALE DE MOABE
Localização: a nordeste do mar Morto.
Características: É o vale mais dilatado dos três que desembocam na planície moabita.
Curiosidade: região habitada pelos incestuosos filhos de Ló, que muitos danos causaram aos israelitas. Eles tentaram impedir o avanço do povo em direção a Canaã, por isto foram sentenciados por Deus (Dt 23.3-4). Desta terras Moisés contemplou a Terra Prometida, mas ali mesmo foi recolhido. Mas a misericórdia de Deus alcançou os filhos de Moabe por intermédio de Rute, que teve o privilégio de ser uma das ancestrais de Jesus.
Referência Bibliográfica:
ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Geografia Bíblica. Rio de Janeiro . CPAD, 1987.
Nenhum comentário:
Postar um comentário