Apresentação da lição em power point

sábado, 2 de novembro de 2013

124 - Ô lingua preta



1) Adão – o maior fazendeiro, dono de tudo
Uma vez alguém na terra disse: “Olha só este Adão, está se achando dono da terra. Não quer dividir com ninguém, anda por ai falando que Deus deixou tudo em suas mãos. Fala de boca cheia que é um grande fazendeiro, o maior do planeta. Quero ver quando ele perder tudo, qual será sua reação? Vocês ficaram sabendo da última? Teve uma briga cheia na casa dele e saiu até morte (Gn 4.8). Cruz credo e mais alguma coisa”.

Ô língua preta!
Veja só, entenda de uma vez por todas, Adão perdeu tudo, quando foi expulso do paraíso, juntamente com sua esposa. Outra coisa, ele não está se achando o dono, simplesmente está cuidando e zelando a terra, até que eles, marido e mulher, cresçam, se frutifiquem para então se multiplicarem (Gn 1.22). Ele está fazendo fora, o que foi ordenado dentro (Gn 2.15). Antes de falar dele, ou de qualquer outra pessoa, procure conhecer a história.

2) Noé – o 2º maior fazendeiro da história da raça humana
Uma vez alguém disse o mesmo sobre Noé e sua família: “Vejam só, esta família está se achando dona da terra (Gn 8.15), só porque foram os únicos salvos do dilúvio. Eles pegaram a melhor parte e plantaram uma vinha (Gn 9.20) e ninguém pode chegar perto, ficam vigiando o tempo todo. Parece que tem medo de alguém possa tomar suas terras. Vocês ficaram sabendo da última? Parece que também teve uma briga[1] feia por causa de um copo de vinho e que envolveu os filhos e pai, a coisa foi feia, teve até maldição para os descendentes (Gn 9.20-29), que será sentida anos mais tarde (ou não)”.

Ô língua preta!
Veja só, entenda de uma vez por todas, Noé não está se achando dono de tudo, apenas está dando continuidade na raça. Pare de falar o que você não conhece e tampouco entende. Quanto ao ocorrido com os filhos não se intrometa neste assunto, foi necessário, pois estou, EU, delineado o meu povo, a minha nação. Fique longe desta família,não mexa com eles, não fale mal deles, aliás não fale mal de nenhuma.

3) Abraão – o pai de muitos
Alguém disse uma vez: “Está vendo este Abraão, está se achando, até já mudou de nome, só porque Deus disse que ele seria pai de muitos. Imagine, ele e Sara avançadíssimos em idade e ainda querem ter um filho (Gn 17.17). É o fim da picada, não se enxergam mesmo. Nossa, ficou sabendo da última? Parece que ele teve um caso com uma de suas empregadas e o pior é que a esposa consentiu. Mas deu um converseiro, a briga foi feia (Gn 21.9), tanto que ele expulsou a outra e seu filho (Gn 21.14-21).

Ô língua preta!
Veja só, entenda de uma vez por todas, Abraão creu e isto lhe foi imputado por justiça, ele é o pai de muitos e foi o primeiro que refletiu, demonstrou fé e agiu depois de ouvir a Palavra recheada de promessa tanto para ele quanto para a sua descendência (Gl 3.6-9). Ele largou parentes, mordomias, herança e “creu ainda que não via e assim a fé não foi em vão”, viu somente depois. Quanto ao filho da serva, não se preocupe, a separação fez parte do plano para o aparecimento de meu povo, da minha nação, além do mais, para encerrar este assunto, Abraão é meu amigo (2 Cr 20.7; Tg 2.23), entendeu?

4) Isaque – o folgado
Alguém disse um dia: “Olha este Isaque, folgado, não se mexeu nem mesmo para buscar sua pretendente (Gn 24.1-8). Ele está se achando, só porque é filho do homem”.

Ô língua preta!
Veja só, entenda de uma vez por todas, você teria coragem de caminhar três dias em silêncio (Gn 22.3-4) ao lado PAI? Você ficaria parado no altar quando visse o PAI levantando o cutelo? Ou o deixaria falando sozinho? Muitos estão fazendo isto hoje. Muitos estão deixando o PAI sozinho no altar. Ele não é folgado, apenas foi poupado da imoralidade e idolatria que existia, na época, na família de Abraão. Eu trouxe aquela moça e no meio do caminho a transformei em uma verdadeira matriarca.

5) Jacó – o “sabe lá Deus como ele conseguiu ficar rico”
Alguém disse uma vez no Egito: “Veja só este Jacó, está se achando, só porque está diante de Faraó (Gn 47.7) e porque ganhou um pedacinho de terra, a melhor parte. Roubou, enganou o irmão e pai, teve duas esposas rivais e mais duas servas que lhe deram dez filhos invejosos (Gn 37), uma filha totalmente distraída e desobediente (Gn 34) e dois filhos que lhe deram muita alegria, José e Benjamim, pois foram filhos de sua velhice e da mulher que sempre amou, Raquel (Gn 30.1-24; 35.16-18). E tem mais, lutou com um anjo, ficou rico no exterior e agora no Egito está se achando, quero ver o tombo dele”.

Ô língua preta!
Veja só, entenda de uma vez por todas. Jacó aprendeu a lição, sentiu na pele o que havia feito com o irmão e pai. Seu tio repetiu todo o seu erro e sobre este assunto não falamos mais (cf Dt 3.26 p. final). Os filhos deles também aprenderam a lição e como! Eles tiveram inveja de um pedaço de tecido, mas não tiveram coragem de invejar o trono onde José estava sentado.

Ei, e não adianta mais me apresentar uma relação enorme de pessoas, EU sei e conheço tudo. EU sei o que se passou na vida de cada um, desta lista abaixo eu tratei cada um deles, não adianta falar algo que você não sabe sobre a vida de:
  • José;
  • Moisés;
  • Josué;
  • Sansão e outros juízes;
  • Samuel e outros profetas;
  • Davi e outros reis;
  • discípulos e posteriores apóstolos (os únicos, verdadeiros e chamados); 
  • Paulo;
  • E até mesmo EU. 
Referências:
Bíblia de estudo aplicação pessoal - BAP (ARC). CPAD, 2003.

Bíblia de Estudo Temas em Concordância. Nova Versão Internacional (NVI). Rio de Janeiro. Editora Central Gospel, 2008

Bíblia Sagrada: Nova tradução na linguagem de hoje (NTLH). Barueri (SP). Sociedade Bíblica do Brasil, 2000.

Bíblia Sagrada – Harpa Cristã. Baureri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2003.

A Bíblia Viva. Edição para todos. Associação Religios Editora Mundo Cristão.


[1] Alias como brigaram as primeiras famílias e as dos patriarcas de Israel.
 

Por: Ailton da Silva - Ano V

Um comentário:

  1. Olá venho do Entre Blogs te fazer uma visitinha amei seu blog, e ja estou te seguindo, venha me visitar e me seguir ficarei muito feliz paz.. http://pointdoeva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir