Apresentação da lição em power point

terça-feira, 25 de setembro de 2012

2 Crônicas - informações essenciais


PROPÓSITO:
Unificar a nação mediante a restauração da verdadeira adoração a Deus. Os padrões divinos de justiça e retidão foram demonstrados pela forma como os reis foram julgados. Os soberanos justos de Judá e o avivamento na fé no reinado deles foram louvados. Os pecados dos reis iníquos foram denunciados e condenados.

AUTOR:
Esdras, de acordo com a tradição judaica.

DESTINATÁRIO:
Toda a nação de Israel.

DATA:
Aproximadamente 430 a.C. Neste livro, estão registrados os acontecimentos desde o inicio do reinado de Salomão (970 a.C.) até o inicio do cativeiro na Babilônia (586 a.C.).

PANORAMA:
A narrativa de 2 Crônicas é um paralelo a de 1 e 2 Reis, e serve como comentário desta. Originalmente, 1 e 2 Crônicas formavam um único livro, escrito após o exílio, a partir de uma perspectiva sacerdotal que realçava a importância do Templo e do avivamento da fé em Judá. O reino do Norte, Israel, foi ignorado nesta narrativa.

VERSÍCULO CHAVE:
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. (7.14).

PESSOA CHAVE:
Salomão, rainha de Sabá, Roboão, Asa, Josafá, Jeorão, Joás, Uzias, (Azarias), Acaz, Ezequias, Manasses, Josias.

LUGARES CHAVES:
Jerusalém e o Templo.

CARACTERÍSTICA PARTICULAR:
Há um registro detalhado da construção do Templo.

Informações extraídas da seção “Informações essenciais” – Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
  
Por: Ailton da Silva - (18) 8132-1510 - Ano III

Nenhum comentário:

Postar um comentário