Apresentação da lição em power point

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mensagem: Deus salva a família de Raabe

91
DEUS SALVA A FAMÍLIA DE RAABE

INTRODUÇÃO
DEUS TIROU O SEU POVO DO EGITO E GUIAVA-OS ATÉ A TERRA PROMETIDA, NADA PODERIA DETÊ-LO, REIS, NAÇÕES, TODOS QUE SE ATREVIAM A ENTRAR NO CAMINHO DE ISRAEL ERAM DERROTADOS.

O INTERESSANTE É QUE OS ISRAELITAS NÃO CONHECIAM TÁTICAS DE GUERRAS, NÃO SE EXERCITAVAM, NÃO SABIAM MANEJAR ARMAS, NÃO SE PREPARARAM PARA ESTAS BATALHAS, O QUE NOS LEVA A CRER QUE O RESPONSÁVEL POR TODAS AQUELAS VITÓRIAS ERA NADA MAIS NADA MENOS QUE O PRÓPRIO DEUS, QUE À FRENTE DO SEU POVO PREPARAVA O CAMINHO ATÉ ATINGIREM O OBJETIVO.

NO ENTANTO DURANTE ESTAS BATALHAS PODEMOS PERCEBER DEUS ENCARREGANDO O POVO DE UMA MISSÃO INUSITADA, POIS ENQUANTO PENSAVAM QUE ESTIVESSEM ESPIANDO PARA INVADIREM E TOMAREM AQUELA CIDADE, ESTAVAM NA VERDADE SERVINDO DE PREGADORES DE BOAS NOVAS PARA UMA FAMÍLIA QUE DEUS QUERIA POUPAR, JÁ QUE NÃO HAVIA NECESSIDADE DE ESPIAREM PARA QUE DEUS PUDESSE AGIR, ALÉM DO MAIS NÃO MOVERAM UM ÚNICO DEDO SEQUER PARA TOMAR A CIDADE.

MAS QUAL SERIA O OBJETIVO DE DEUS EM SALVAR AQUELA FAMÍLIA NO MEIO DE MUITOS QUE EXISTIAM NAQUELA CIDADE? DEUS QUERIA, ATRAVÉS DE UMA SIMBOLOGIA, DEIXAR EVIDENTE QUE O SEU PLANO DE SALVAÇÃO DA HUMANIDADE JÁ ESTAVA PREPARADO, EIS AI UM “ENSAIO”, POIS SERIAM SALVOS AQUELES QUE CRESSEM:
• NA SUA PALAVRA;

• NOS SEUS ENVIADOS;

• NAS SUAS PROMESSAS;

• NO SEU PLANO DE SALVAÇÃO

NA VERDADE PARA TOMAR A CIDADE NÃO PRECISARIAM ENVIAR ESPIAS, NAQUELA SITUAÇÃO BASTAVA SOMENTE DEUS PERMITIR E TOMARIAM FACILMENTE JERICÓ, MAS COMO DEUS NÃO AGE NEM POR FORÇA E VIOLÊNCIA, PERMITIU QUE OS ESPIAS FOSSEM ENVIADOS.

AQUELES HOMENS ERAM, NA VERDADE, PORTADORES DE BOAS NOVAS E AQUELA FAMÍLIA ESTAVA PRESTES A EXPERIMENTAR UM POUCO DA MISERICÓRDIA DE DEUS. PARA TANTO SERIA NECESSÁRIO QUE A PRINCIPAL PERSONAGEM HUMANA DESTE EPISÓDIO, JÁ QUE NÃO FORAM OS ESPIAS, JOSUÉ OU MUITO MENOS OS HABITANTES DE JERICÓ, MAS SIM RAABE, QUE DEVERIA OBEDECER À RISCA E CRER EM TODAS AS PALAVRAS DAQUELES HOMENS, FAZENDO ISTO SERIA SALVO TANTO ELA QUANTO A SUA FAMÍLIA (AT 16”31).

COMO RECOMPENSA POR SUA FÉ ELA FOI CITADA NA GALERIA DA FÉ, NO LUGAR DE MUITOS OUTROS HOMENS E MULHERES DE DEUS, QUE MESMO COM VIDAS IRREPREENSÍVEIS, NÃO TIVERAM SEUS NOMES ARROLADOS NESTA IMPORTANTÍSSIMA GALERIA.


1) SABER A QUEM OBEDECER – JS 2”14:
ISRAEL IMAGINAVA QUE TOMARIAM A CIDADE, APÓS A VOLTA DOS ESPIAS, PORÉM O PLANO DE DEUS ERA OUTRO, QUERIA USAR AQUELES HOMENS PARA LEVAREM UMA PALAVRA DE SALVAÇÃO PARA RAABE E SUA FAMÍLIA, PROVA DISTO FOI QUE ELES SE ESCONDERAM NA SUA CASA, CONFIARAM A ELA PARTE DO PLANO E PROMETERAM A ELA QUE PRESERVARIAM A SUA VIDA CASO NÃO DENUNCIASSE-OS E, A PEDIDO DELA, ESTENDERAM A PROMESSA PARA TODA A SUA FAMÍLIA.

O INTERESSANTE É QUE MESMO COM A GARANTIA DA PALAVRA DOS ESPIAS ELA PEDIU UM SINAL A ELES, DESTA FORMA NÃO TERIA COMO ACONTECER ALGUM ENGANO NO DIA DA INVASÃO. ESTE SINAL NADA MAIS ERA DO QUE UM CORDÃO DE FIO DE ESCARLATA (V 18). QUEM ESTIVESSE DEBAIXO DESTE SINAL TERIA A SUA VIDA POUPADA. ELA DEU CREDITO A ESTA PALAVRA DE SALVAÇÃO, MESMO NÃO CONHECENDO A DEUS E NEM SUAS PROMESSAS, APENAS HAVIA OUVIDO FALAR, POIS NAQUELAS TERRAS JÁ ERAM CONHECIDOS OS FEITOS DE DEUS E A FAMA DE ISRAEL TAMBÉM JÁ ERA NOTÓRIA (JS 2”10), MESMO DIANTE DOS INÚMEROS ERROS, RECLAMAÇÕES E MURMURAÇÕES DO POVO NO MEIO DO DESERTO.


2) OBEDECER SEM QUESTIONAR – JS 2”15:
RAABE PRONTAMENTE RECEBEU, TEMEU E OBEDECEU AOS ESPIAS. EM NENHUM MOMENTO VIMOS ELA QUESTIONANDO AQUELES HOMENS, APESAR QUE PODERIA TER MUITAS DUVIDAS NO SEU CORAÇÃO, TAIS COMO:
• AJUDAR ESTRANHOS EM UM PLANO PARA TOMAR A SUA CIDADE;

• COMO FICARIA A SUA VIDA DIANTE DOS SEUS AMIGOS QUANDO SOUBESSE QUE HAVIA AJUDADOS OS INVASORES

• NÃO PEDIU RECOMPENSAS MATERIAIS OU PREVILÉGIOS PARA AJUDÁ-LOS;
• NEM TAMPOUCO PERGUNTOU O DIA E HORÁRIO DO ATAQUE PARA NÃO SEREM PEGOS DE SURPRESA.


3) PRONTA A OBEDECER – JS 2”18:
A PARTIR DO MOMENTO QUE OUVIU AQUELAS PALAVRAS SE COLOCOU EM CONDIÇÕES DE ESPERAR O AGIR DE DEUS, EM NENHUM MOMENTO APRESENTOU OBSTÁCULOS. COLOCOU O SINAL COMO OS ESPIAS HAVIA DETERMINADO E REUNIU TODA A SUA FAMÍLIA PARA ESPERAREM O LIVRAMENTO DE DEUS.

ELES PREGARAM E ELA DEU CREDITO, AQUILO ERA SOMENTE UM RECADINHO DE DEUS. A FAMÍLIA DEVERIA JUNTOS (COMUNHÃO) TER O SINAL DO SANGUE, NÃO PODERIAM SAIR DA CASA (IGREJA), OU MORRERIAM, POIS OS ESPIAS NÃO REVELARAM O DIA OU MUITO MENOS A HORA QUE VOLTARIAM PARA INVADIR A CIDADE, SOMENTE ALERTARAM. O ÚNICO QUE SABIA O DIA E O HORÁRIO ERA O GRANDE GENERAL E ISTO ERA NÃO REVELA PARA NINGUÉM (ARREBATAMENTO)


4) OBEDECER COM FÉ – JS 2”21:
EM NENHUM MOMENTO ELA MENCIONOU A SUA RELIGIÃO OU CRENÇA OU COLOCOU EM CHEQUE AS PALAVRAS DOS ESPIAS, ACREDITOU DE IMEDIATO, E CLAMOU EM FAVOR DE SUA FAMÍLIA, POIS JÁ CONHECIA (DE OUVIR FALAR) O AGIR DO DEUS VERDADEIRO, POR ISTO ATOU O CORDÃO E ESPEROU O LIVRAMENTO.


5) RECOMPENSA PELA OBEDIÊNCIA - JS 6”21:
RAABE E SUA FAMÍLIA FORAM RETIRADAS (RAPTADAS) PELOS 2 ESPIAS E COMO RECOMPENSA ELES FORAM AGREGADOS A CONGREGAÇÃO DOS FILHOS DE ISRAEL E AINDA RECEBEU UMA CITAÇÃO NA GALERIA DA FÉ.

Um comentário:

  1. Bem diferente como o texto é proposto dos demais lugares que pesquisei sobre Raabe.Bênção!

    ResponderExcluir