TEXTO
ÁUREO
“A
bênção do Senhor é que enriquece, e ele não acrescenta dores” (Pv
10.22).
VERDADE PRÁTICA
A
Bíblia condena a inércia e a preguiça, pois é através do trabalho e da bênção
de Deus que prosperamos.
LEITURA BIBLICA EM
CLASSE - Pv 3.9,10; 22.13; 24.30-34.
3.9
- Honra ao Senhor com a tua fazenda e com as
primícias de toda a tua renda;
3.10
- e se encherão os teus celeiros abundantemente, e
trasbordarão de mosto os teus lagares.
22.13
- Diz o preguiçoso: Um leão está lá fora; serei morto
no meio das ruas.
24.30 - Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do
homem falto de entendimento;
24.31
- e eis que toda
estava cheia de cardos, e a sua superfície, coberta de urtigas, e a sua parede
de pedra estava derribada.
24.32
- O que tendo eu visto, o considerei; e, vendo-o,
recebi instrução.
24.33 - Um pouco de sono, adormecendo um pouco, encruzando
as mãos outro pouco, para estar deitado,
24.34
- assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a
tua necessidade, como um homem armado.
PROPOSTA DA LIÇÃO
•
Labor: condição necessária à expressão humana;
•
Celeiro transbordando: sinal de casa farta;
•
A verdadeira prosperidade não vem dos nossos
esforços;
•
As formigas preparam sua comida e poupam;
•
Formigas: responsáveis e trabalham sem serem
vigiadas;
•
O preguiçoso encara o trabalho como uma realidade
dura;
•
Leão: imaginação do preguiçoso para reforçar sua
inércia;
•
O trabalho é algo extremamente espiritual;
•
Quem trabalha precisa de descanso e de lazer
INTRODUÇÃO
Um
provérbio bíblico utiliza a linguagem metafórica para expressar o seu real
significado. A palavra hebraica machal traduzida em nossas Bíblias como provérbio, possui um leque de
significados: parábola, comparação, alegoria, fábula, provérbio, dito
enigmático, símbolo, argumentação ou apologia. Tais recursos linguísticos
permeiam todo o livro dos Provérbios.
Salomão
utilizou algumas metáforas para tratar da natureza do trabalho e sua
importância, revelando-o como uma condição necessária à expressão humana. Ele
utilizou uma linguagem própria, peculiar e entendível, às vezes pode soar
estranha ao nosso vão e limitado entendimento secular, mas foi a forma
encontrada para tratar com o povo da época e para nos ensinar na atualidade.
Entendendo estas metáforas, compreenderemos melhor a natureza do trabalho. Ele
também fez uso de algumas observações suas no campo, citando as atividades de
alguns animais e insetos, que muito enriqueceram seus escritos.
Quando
Deus se revelou como Criador nesta nossa dimensão humana, Ele já nos mostrou a
importância e necessidade do trabalho, pois já incumbiu o homem de algumas
tarefas, que deveriam ser cumpridas à risca, tão logo sua criação se visse em
condições de se locomover, para que não conhecesse, ainda no jardim do Éden, as
conseqüência pela ociosidade. Se partirmos do principio que o homem fora criado
“a imagem e conforme à semelhança de Deus”, este não poderia ficar inerte. O
exemplo veio do próprio Criador.
O
trabalho não é uma obrigação e nem uma imposição de Deus para sua criatura, é apenas
uma colocação, uma atribuição que sempre o dignificou ao longo de sua
existência.
Grandes
homens sempre trabalharam ao mesmo tempo em que foram usados por Deus para
cumprimento de seu grande plano, mesmo que o ambiente não fosse favorável. Eis
o local de trabalho de alguns deles:
•
Adão – fora do paraíso;
•
Noé – no primeiro
estaleiro da terra;
•
Abraão – longe dos
parentes;
•
Jacó – longe do pai, mãe
e irmão;
•
José – no exterior;
•
Moisés – no local de seu
crime (Ex 2.12);
•
Davi – no pasto (1 Sm
16.5-11);
•
Elias – deserto,
ribeiro, monte e caverna;
•
Neemias – em uma cozinha
na Pérsia;
•
Paulo – nos confins da
terra.
I. A METÁFORA DO
CELEIRO E DO LAGAR (Pv 3.9,10)
1. A DÁDIVA QUE FAZ
PROSPERAR.
Devemos honrar ao Senhor com nossas
posses e com o melhor de nossa renda (Pv 3.9-10). Este é um apelo para usarmos
corretamente as nossas posses, uma vez que tudo pertence a Deus e estamos aqui
somente e exclusivamente na condição de mordomos (Sl 50.10-12;
24.1), porém é
necessário termos a ciência de que esta promessa não tem cunho de sucesso
financeiro, como muitos ousam afirmar, ela é uma alusão à obediência,
fidelidade e santidade (Pv 3.3-4), bem mais simples para se colocar em prática. Tal atitude,
segundo o sábio, fará com que os nossos “celeiros” se encham abundantemente e
que trasbordem de mosto os nossos “lagares”.
O
celeiro e o lagar transbordantes são metáforas que representam uma vida
abundante, uma vida próspera com Deus! O celeiro, tradução do hebraico asam, é o lugar onde se
deposita a produção de grãos. Quando transbordava era sinal de casa farta,
porém quando ficava vazio era um sinal de que algo estava errado, quem sabe não
era a honra devida que estava sendo negligenciada! Vemos isso nas bênçãos
decorrentes da obediência (Dt 28.8). Mas o conselho do sábio mostra que isso só
é possível quando há generosidade em fazermos a vontade de Deus.
2. A BÊNÇÃO QUE
ENRIQUECE.
Salomão
também falou dos bens e da renda adquiridos como fruto do trabalho, algo que os
irmãos de José não puderam afirmar diante do boquiaberto Jacó quando perguntou
acerca da origem daqueles vinte siclos de pratas, montante adquirido pela
liberdade do irmão, ou pior foi o caso de Iscariotes, que da mesma forma não
conseguiu explicar para seus companheiros onde e como havia conseguido aquelas
trinta moedas de prata. Nenhum destes homens enriqueceu, pois aquilo que
parecia uma benção não tinha origem divina, por isto a verdadeira prosperidade
não vem apenas de nosso esforço, mas principalmente do resultado direto da
bênção do Senhor (Pv 10.22).
O
celeiro e o lagar somente se encherão e trasbordarão quando a bênção de Deus
estiver neles. É a bênção divina que faz a distinção entre ter posses e ser
verdadeiramente próspero, pois é possível ser rico, mas não ser feliz. A
prosperidade integral só é possível com a presença de Deus em nossa vida.
II. A METÁFORA DA FORMIGA (Pv 6.6-11)
1. AS FORMIGAS SABEM POUPAR.
Na
metáfora da formiga, o sábio nos exorta a tomarmos uma atitude prudente diante
da realidade da vida: “Vai ter com a formiga”. A palavra hebraica usada aqui é yalak, e possui o sentido de
“mover-se”, tomar uma atitude na vida (Pv 6.6)! Até os insetos podem nos dar
lições sobre o trabalho!
Mas
não é apenas isso que aprendemos com as formigas. Ainda em Provérbios, o sábio
Agur invoca o exemplo desses pequenos insetos (Pv 30.25). As formigas possuem
uma noção sofisticada de trabalho — “no verão [elas] preparam a sua comida”.
Isto é, as formigas sabem poupar e antecipar “os desafios que o futuro”! Elas
não apenas trabalham, mas também poupam. O cristão deve aprender igualmente a
poupar recursos para eventualidades futuras, ainda mais diante do quadro
assustador de intensa e rápida mudança de cenários a que estamos expostos. Tal como
as formigas devemos antecipar os acontecimentos para não sermos pegos de
surpresa.
2. AS FORMIGAS SABEM SER AUTÔNOMAS.
O
sábio declarou que a formiga, mesmo “não tendo superior, nem oficial, nem
dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento” (Pv
6.7,8). Ele não errou, realmente esta é a realidade, apesar que existem aqueles
que defendem a existência de uma hierarquia entre as formigas, apresentando em
suas teses a rainha, as policiais e as escravizadas, o que de fato existe, mas
em nenhum momento, algumas delas influenciam ou se deixam influenciar uma pela
outra, pois cada uma delas tem suas funções bem definidas e agem em “respostas
aos estímulos químicos e táteis que captam com suas antenas”, portanto isto
prova a necessidade de não terem chefes, dominadores ou superiores.
As
formigas também são responsáveis e trabalham sem serem vigiadas, por isto
ganham tempo, produzem e colhem o fruto do trabalho. O erudito Derek Kidner
observa o contraste entre elas e o preguiçoso, quando informa que a formiga não
precisa de fiscal, enquanto o preguiçoso precisa ser advertido o tempo todo (Pv
19.15; Ec 10.18). A formiga discerne os tempos, o preguiçoso não!
III. A METÁFORA DO
LEÃO (Pv 22.13; 26.13)
1. CONHECENDO O
LEÃO.
A metáfora do leão
se encontra em duas passagens do livro de Provérbios (22.13 e 26.13). Há uma
pequena variante nesses provérbios, mas o sentido é o mesmo — o preguiçoso
sempre arranja uma desculpa para fugir do trabalho! Ora o leão está “lá fora”,
ora está “no caminho” e ora está “nas ruas!”. Quisera José ter dito isto a Jacó,
quando foi incumbido do trabalho de verificar a situação de seus irmãos em
Siquém (Gn 37.13), ou quisera ele ter dito não ao pai. As perdas seriam
grandiosas no futuro. E se ele tivesse desistido do trabalho ao saber que seus
algozes irmãos estavam mais a frente, em Dotã? E se ele soubesse como seria a
recepção ou o que lhe aconteceria depois? Um grande leão se levantou contra
aquele jovem, mas ele não continuou sua jornada e tentou terminar a missão que
havia recebido do pai.
O leão é o mais
forte dos animais, e a sua presença causa medo, mas não foi isto que aconteceu
com José, pois além de ter mostrado que não era preguiçoso, se mostrou valente.
O fato de o preguiçoso ver o trabalho como um leão significa que ele o encara
como uma realidade difícil de ser enfrentada. Tem medo do trabalho, assim como
tem medo do leão! É desnecessário dizer que essa é uma visão completamente
equivocada do labor.
2. MATANDO O LEÃO.
Há
alguns provérbios populares que expressam um sentido semelhante aos provérbios
estudados acima. Por exemplo: “a vida é dura para quem é mole”; “matando um
leão por dia”. Tais ditos populares revelam que a vida pode ser difícil, dura,
mas tem de ser enfrentada.
Não
adianta ficar com medo do leão! O pastor Matthew Henry observa que esse “leão”
é fruto da imaginação do preguiçoso e só serve para reforçar a sua inércia. Se
há um leão lá fora, é o leão do qual falou o apóstolo Pedro, e ele está rugindo
em busca de quem possa devorar (1Pe 5.8). O preguiçoso será a sua principal
presa!
José
matou dez leões de vergonha e remorso. Ele foi jogado na cova, mas as feras
ficaram do lado de fora. Para ele, neste episódio, o local mais seguro era a
cova. Não era o momento de enfrentá-los.
IV. O TRABALHO E A
METÁFORA DOS ESPINHEIROS (Pv 24.30-34)
1. TRABALHO, PROSPERIDADE E ESPIRITUALIDADE!
O
trabalho possui também uma dimensão espiritual (Pv 3.9), isto também é atestado
pelo senso comum, porém uma ideia errônea foi associada ao trabalho,
classificando-o como algo meramente material e totalmente destituído de valor
espiritual, mas não é isto o que foi pregado pelo sábio (Pv 24.30), pois ele
“destaca que o homem tem a responsabilidade de trabalhar”. Quando ele viu o
campo do preguiçoso totalmente abandonado, cheio de espinheiros, a primeira
sensação que teve foi de um “homem falto de entendimento”, que devido a
preguiça criava, enxergava dificuldades e espinhos onde não existia.
No
hebraico, essa expressão vem carregada de valores espirituais. A palavra
hebraica usada para “entendimento” é leb,
significando coração, entendimento e mente. A ideia é mostrar o que há no
interior do homem, a espiritualidade. Andrew Bowling, especialista em hebraico
bíblico, destaca que esse vocábulo é usado para indicar as funções imateriais
da personalidade humana. Portanto, o trabalho é algo extremamente espiritual.
Ninguém será menos crente porque trabalha, aliás, a verdade é justamente o
contrário (Ef 4.28; 2 Ts 3.10)!
2. TRABALHO, ÓCIO E LAZER!
A
análise do sábio sobre a inércia do preguiçoso, que favoreceu o nascimento de
espinheiros dentro da plantação, é uma forma de ironizar o ócio dele (Pv
24.33,34). Não dá para prosperar mantendo-se de braços cruzados, e muito menos
ficando eternamente em repouso, pelo menos para o homem normal! É preciso se
mexer, é preciso fazer algo. Todavia, esse é apenas um aspecto da questão, pois
quem trabalha precisa de descanso e também de lazer! Deus criou o princípio do
descanso semanal (Gn 2.2). Precisamos, inclusive, de tempo livre para estarmos
a sós com Deus e com a nossa família.
CONCLUSÃO
O trabalho
dignifica o homem e é por isso que devemos levá-lo a sério. Trabalhando,
alcançaremos a verdadeira e bíblica prosperidade. Essa recomendação é válida
também para os obreiros, pois se não tiverem cuidado, acabarão por mergulhar
numa inércia pecaminosa.
Não
devemos, todavia, nos fazer escravos do trabalho. Devemos estar disponíveis
também a cultuar a Deus, cuidar de nossa família e, com ela, recrear-nos.
Enfim, se nos dedicarmos ao trabalho, conforme recomenda-nos a Bíblia, teremos
uma vida digna e tranquila na presença de Deus.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
1) Compreender as quatro metáforas da lição
•
Esclarecem sobre a
riqueza, trabalho e espiritualidade.
2) Reconhecer a importância e o valor do trabalho
•
Deus se revelou
trabalhando, exemplo para nós.
3) Saber que a prosperidade é fruto da bênção de
Deus
•
A benção de Deus
enriquece espiritualmente.
REFERÊNCIAS
BARBOSA, José Roberto A. Trabalho e prosperidade disponível em: http://subsidioebd.blogspot.com.br/2013/10/licao-03.html.
Acesso em 15 de outubro de 2013.
Bíblia
de estudo aplicação pessoal. CPAD, 2003.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância. Nova Versão
Internacional (NVI). Rio de Janeiro. Editora Central Gospel, 2008.
Bíblia
Sagrada: Nova tradução na linguagem de hoje. Barueri (SP). Sociedade Bíblica do
Brasil, 2000.
Bíblia
Sagrada – Harpa Cristã. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, Rio de
Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2003.
Estudantes
da Bíblia. Trabalho
e prosperidade.
Disponível em: http://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2013/2013-04-03.htm.
Acesso em 15 de outubro de 2013.
LOURENÇO,
Luciano de Paula. Trabalho e prosperidade. Disponível em: http://luloure.blogspot.com.br/2013/10/aula-03-trabalho-e-prosperidade.html.
Acesso em 15 de outubro de 2013.
MENDES, Maximiliano. Formigas sem chefes ou hierarquias?
Será que Deus não conhece sua própria Criação? (Parte 2). Disponível em: http://crentinho.wordpress.com/2009/03/06/formigas-sem-chefes-ou-hierarquias-sera-que-deus-nao-conhece-sua-propria-criacao-parte-2/.
Acesso em 16 de outubro de 2013.
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