Os provérbios de
Salomão, em sua totalidade, regulam a vida e proporcionam momentos de pura e
intima comunhão, tanto vertical quanto horizontal, ou pelo menos deveriam ser
visto e considerados assim por nós, tal como (1.7, 23; 3.7; 4.2, 19; 5.21; 6.16-19; 7.25; 8.17;
9.7-8; 10.18; 10.23; 11.8; 12.15; 13.7, 12, 22; 14.4, 10; 15.23, 30; 16.24, 28;
17.28; 18.11; 19.4; 20.3; 21.13, 15; 22.14; 23.11; 24.1; 24.29; 25.17; 26.8,
17; 27.5; 28.21; 29.20; 30.33; 31.3), entre outros mais. No entanto, estas
máximas, pura sabedoria divina, são por vezes, desprezados e relegados a
segundo plano, justamente por aqueles que deveriam mergulhar de cabeça e se
aprofundar ainda mais, fazendo uso delas.
a) Esconderemos do pai
(Jacó) – nunca descobrirão e nunca seremos cobrados por isto
Era
de se esperar que os últimos dias de Jacó fossem turbulentos, tanto quanto foram
os primeiros, quando enfrentou inúmeros problemas com seu irmão Esaú. Seus
filhos também herdaram um pouco de seu gênio, digamos estranho, portanto nada
mais lógico do que agirem como o pai nos áureos dias de sua mocidade.
Quando resolveram vender o irmão para o
ismaelitas/midianitas, sem demonstrarem nenhum remorso ou preocupação com o
futuro do menino, taparam seus ouvidos para não ouvirem o clamor do pobre (Pv 21.13), o mesmo deveria ter sido feito com eles, pois da mesma forma não deveriam ser ouvidos, mas a misericórdia de Deus os alcançou
e seus clamores foram ouvidos “diante do trono”, de José. Os irmãos foram ouvidos quando eles se derramaram diante do trono (Gn 42.6).
Eles imaginavam que toda a história ficaria
encoberta, ou que nunca seriam vingados pelo ocorrido, e que por fim o pai[1]
Jacó jamais teria ciência dos fatos. Que engano tenebroso, sequer temeram a reação dos
possíveis compradores, apesar que não eram muito sensíveis ao sofrimento
alheio, mas poderia ter um entre eles que pudesse tomar as dores do injustiçado
José.
b) Isamelitas/midianitas:
não se intrometam nesta história – é Deus tratando com esta família. Não pegue
o cachorro pelas orelhas (Pv 26.17)
“Finalizem
e a compra e sumam de nossas terras”. Este foi o recado dos irmãos de José aos
compradores. Não havia motivos para ficarem ali, esperando o que? Talvez
aparecer um conhecido para atrapalhar o negócio do dia, afinal vinte
moedas de prata era uma quantia significativa, resolveria o problema da
família, comeriam do bom e do melhor por muito tempo.
Que bom preço conseguiram, se imaginaram
ricos, mesmo não tendo nada (Pv 13.7), então compraram mantimentos para o mês
todo e foram recebidos de braços abertos pelo pai que se alegrou, mas antes de
toda esta festiva recepção, deve ter perguntado aos filhos: “como vocês
conseguiram este dinheiro? Então, pai, é, veja bem, não é o que senhor está
pensando, não somos ladrões, é, veja bem. Fale você Judá. Não, quem deve falar
é Ruben, o primogênito”. E o blá, blá, perdurou por alguns bons e cansativos
minutos.
Pois
bem, quanto mais rápido fechassem o negócio e despedissem os
ismaelitas/midianitas, menos problemas teriam dali para frente, pelo menos
evitaram um, o cancelamento da grande venda do mês, pela qual conseguiram
cumprir a cota mensal, que satisfação por terem feito isto. “Os maiores
vendedores de alma” da história.
Ah,
mas se aparecesse um ismaelita/midianita de coração bom, puro e sincero?
Certamente diria: “parem com isto, ele é vosso irmão. “Roupa suja se lava em
casa[2]”.
Procurem o vosso pai, aquele que é o pastor de vocês, que cuida e que um dia
dará conta de vossas almas, não se entreguem à vaidade, mesmo que tudo seja
vaidade (Ec 1.2), além do mais, quem abre uma cova para seu irmão, nela cairá
(Ec 10.8) e não são vocês que, no futuro dirão, que a promoção de contenda
aborrece o vosso Deus (Pv 6.16-19)?
Caso
isto acontecesse, os ditos sábios filhos de Jacó que não foram capazes de se
apartarem do mal (Pv 3.7), repreenderiam o ímpio ismaelita/midianita, sem
saberem que a mancha dele viria sobre eles (Pv 9.7-8), não seria melhor
repreenderem o irmão, pedirem para que parasse um pouco com as conversinhas
paralelas, com “o leva e traz” (Gn 37.2 – NTLH) ou não seria mais conveniente
pedirem, com educação, que não contassem mais aqueles sonhos, pois todos se entristeciam com aquela história[3].
O caminho deles até poderia ser reto aos olhos dele, mas se tivessem ouvido um
bom conselho de um sábio, certamente teriam evitado muito sofrimento no futuro
(Pv 12.15).
Havia muita sabedoria popular entre os
povos da época, não me espantaria se um ismaelita/midianita dissesse: “o problema
é de vocês, já tenho os meus, além do mais, na minha terra dizemos algo mais ou
menos parecido com o que vocês dirão no futuro: Honroso é para o homem
desviar-se de questões, mas todo o tolo se entremete nelas” (Pv 20.3), além do mais, somos um povo doido, louco, mas
não o bastante para “pegarmos um cachorro pela orelha, estou somente passando
por aqui, não me meto em questão alheia", ou gozando de
uma sanidade nunca vista, talvez ele poderia ter dito: “Até um tolo, como eu,
quando se cala é reputado por sábio” (Pv 17.28).
Calma ismaelita/midianita, não houve
necessidade de que se intrometesse nesta história e tampouco foi dado a ti
honras que não merecesse, já que como tolo que eras, esperarmos uma atitude
sábia de sua parte seria tão catastrófico quanto prendermos uma pedra preciosa
em uma funda e jogá-la ao mar (Pv 26.8).
Nenhum ismaelita/midianita interviu durante
o fechamento da venda de José. Não houve necessidade. Deus estava no controle
desde o início, além do mais a situação poderia se voltar contra quem se
intrometesse na história. Quando estiver passando por um caminho, nunca se
intrometa em questão alheia, sob pena de estar pegando um cachorro pelas orelhas
(Pv 26.19).
Nenhum habitante, caso houvesse, interviu
na reunião sacrificial onde Caim e Abel estiveram reunidos, um para agradar a
Deus (Pv 23.11) e o outro que não conhecia nem mesmo naquilo em que estava
tropeçando (Pv 4.19), um perdido em suas próprias veredas e enclausurado na
maldade de seu coração (Pv 7.25; 30.33). Ninguém interviu, pois a situação
poderia se voltar contra quem se intrometesse na história. Quando estiver
passando por um caminho, nunca se intrometa em questão alheia, sob pena de
estar pegando um cachorro pelas orelhas (Pv 26.19).
Nenhum habitante de Canaã interviu quando
Abraão despediu seu filho Isrmael juntamente com a mãe (Gn 21.14-21), pois a
situação poderia se voltar contra quem se intrometesse na história. Quando
estiver passando por um caminho, nunca se intrometa em questão alheia, sob pena
de estar pegando um cachorro pelas orelhas (Pv 26.19).
Deus estava tratou com a família de Jacó e
resolveu os problemas que surgiram pós ciúmes, provocado por alguns metros de
tecido (túnica) e alguns sonhos de menino, que na época seriam difíceis de
serem cumpridos. Este episódio seria o pontapé inicial para a peleja, de um
homem só, que iria na frente para preparar o caminho, o café da manhã e da
tarde, o almoço e o jantar de sua família por muitos e muitos anos (Gn 45.5-7).
No dia em que o filho (FILHO) mostrou à
humanidade que nada fica encoberto, os irmãos de José se derramaram diante do
altar, declaram suas miserabilidades, se mostraram como servos de quem
realmente tinha todo o poder e autoridade em suas mãos (Gn 42.6, 13), mas
temeram pela reação daquele que estava no trono. O temor deles antecedeu a
sabedoria (Pv 1.7). Afinal, os caminhos deles sempre estiveram perante o Senhor
e foram aplanadas suas carreiras (Pv 5.21).
Todos se alegraram com a reação amistosa do
irmão e pelas bênçãos que se seguiram após, tal como a hospedagem amiga, terras
férteis, reconhecimento e ingresso à riqueza e benefices egípcia, mas o que
alegrou a espinha dorsal da nação de Israel, foi o fato do irmão não ter feito
com eles o que havia sido feito com ele no passado, que sensação gostosa por
não terem recebido cada um segundo a sua obra (Pv 24.29).
Diante de uma ação de Deus e de questões
alheias, segue o conselho salomônico: “O que, passando, se mete em questão
alheia é como aquele que toma um cão pelas orelhas” (Pv 26.17).
Referências:
Bíblia de estudo aplicação pessoal - BAP (ARC). CPAD, 2003.
Bíblia de Estudo Temas em Concordância. Nova Versão Internacional (NVI).
Rio de Janeiro. Editora Central Gospel, 2008
Bíblia Sagrada: Nova tradução na linguagem de hoje (NTLH). Barueri (SP).
Sociedade Bíblica do Brasil, 2000.
Bíblia Sagrada – Harpa Cristã. Baureri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil,
Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2003.
A Bíblia Viva. Edição para todos. Associação Religios Editora Mundo
Cristão.
[1]
Foi o filho (FILHO) que revelou e não o pai (PAI). Os irmãos esconderam do
homem (pai Jacó), mas não do Filho (José que estava no trono). Naquele dia tudo
foi revelado.
[2]
Esta foi a primeira vez que esta máxima popular foi dita entre humanos (é
nada).
[3]
Mal sabiam que quando os sonhos se cumprissem todos se alegrariam (Gn cap 45),
fói só benção, uma atrás da outra.
Por: Ailton da Silva - Ano V
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