CAPÍTULO 16
MISSÃO, OBJETIVOS, META E OPOSIÇÃO
1) A MISSÃO:
a) 1ª Fase – reconstrução do muro e portas:
Tudo começou com uma simples pergunta (1.2). Porque
demonstrou tanta preocupação com os judeus e Jerusalém? Distante cerca de 1600 km , alheio aos
problemas da cidade e do povo, até então, não teria necessidade de flagelo pela
situação deles. Afinal, deveria existir homens naquela cidade? Autoridades?
Crentes? Fieis?
Sempre teve boas intenções e demonstrou querer bem aos
judeus, por isto logo de início foi sabatinado pela comissão de boas vindas
(2.10). Este foi o empurrão que precisava. Resolveu de vez colocar em prática o
que Deus havia colocado em seu coração ainda em Susã.
Foi acusado de rebelião (2.19), mas naquele momento ele nos
ensinou como nos portar diante da oposição (2.20). Declarou em alta voz a sua
vitória e proferiu a sentença de seus, já declarados publicamente, inimigos.
Eles não teriam memória em Jerusalém e realmente não tiveram, pois em nenhum
momento, tanto ele quanto Esdras, se preocuparam em relacionar o nome dos três em
algumas de suas inúmeras relações, a não ser que tivessem algo mais ou menos
parecido com isto: “relação dos inimigos que perturbaram a ordem de Jerusalém
durante a reconstrução, a saber: Tobias, Sambalate e Gésem”.
Quando Neemias contemplou a reconstrução a pleno vapor,
iniciando-se pela porta das ovelhas (3.1), talvez ele tenha se imaginado um
verdadeiro líder, influente, quem sabe neste momento ele não tenha entendido
que a sua missão era somente aquela, ser um mestre de obras e pronto.
Mas durante a trajetória da reconstrução foi se revelando um
verdadeiro pastor, zeloso pelas ovelhas e pela cidade e que acima de tudo não
fazia nada para a sua promoção ou bel prazer:
- Respondeu a alturas as provocações dos inimigos (4.4-5);
- Resolveu a problemática do povo com sabedoria e lisura (5.14-16);
- Disse não as ofertas e convocações dos opositores (6.1-5);
- Não deixou nascer no coração a semente, que foi semeada pelos inimigos, quando lhe acusaram do desejo de se tornar rei (6.6). Pura invenção do coração dos inimigos e não estava no dele;
- Com sabedoria não se refugiou no Templo. Tinha autoridade para a reconstrução, mas não tinha para aquilo a que estava sendo forçado a fazer (6.12).
Talvez Neemias tenha recebido uma pequena carta para marcar
a sua despedida:
“Neemias, já providenciamos a baixa de
sua CTPS, pois a sua missão foi cumprida. Você é um homem de palavra e se
portou como um digno servo de Deus. Retorne em paz para Susã. Toda Jerusalém
lhe é grata”. Assinado: povo de Jerusalém.
b) 2ª fase – resgate do Ministério:
Após o termino daquela grande obra, Neemias estava livre de
qualquer obrigação, poderia ir embora, mas resolveu ficar por alguns dias, por
quê? Diante do muro ele olhou para trás e viu um povo, desgarrado, sem pastor,
distante de Deus, totalmente descrentes e entendeu que sua missão não era
somente material, tinha mais por fazer naquela cidade. E diga-se, de passagem,
ele tinha condições para dar continuidade.
Ele estabeleceu porteiros, cantores e levitas, pois já
estava preocupado com o ministério deles (7.1). Orientou quanto ao fechamento
das portas durante a noite e a abertura ao amanhecer, daqui para frente teriam
regras (7.3).
Fez uma justa homenagem genealógica aos que subiram ao
cativeiro e aos que retornaram. Foram 42.360 pessoas, mais servos e servas,
quase 50.000, abnegados e vitoriosos, que acataram a ordem do retorno e que
acreditaram na proposta de Neemias (7.66). Esta foi uma forma bonita e singela
de demonstrar sua gratidão.
Quando o povo implorou pela leitura da Lei (8.1), muitos
obreiros foram resgatados e colocados a retaguarda de Esdras (8.4) e todos os
levitas se misturaram ao povo para ensinarem e explicarem o sentido daquelas
palavras que estavam ouvindo.
Ao final desta grande festa, Neemias deve ter recebido um
bilhete no qual leu:
“Neemias, o muro e Templo estão
reconstruídos, as portas levantadas, os obreiros resgatados e encaminhados para
os seus setores de trabalhos. Retorne em paz para Susã, para os seus afazeres.
Obrigado, bom homem de Deus”. Assinado: ministério local.
c) 3ª fase – resgate do fervor
religioso do povo:
Realmente Neemias poderia ter ido embora ao final da 1ª
fase, mas ele entendeu que não era somente o muro o grande problema de
Jerusalém. Ao final da 2ª fase, aconteceu o mesmo, pois de que adiantaria a
cidade cercada, em segurança, os obreiros animados a seus postos, mas se o povo
continuava disperso, desatento, desinteressado e incrédulo.
O resgate do fervor religioso do povo, na verdade, foi a
mola propulsora para que os sacerdotes e levitas recobrassem os seus ânimos,
pois no momento em que imploraram pela leitura da Lei, alguns dos responsáveis
por este trabalho se apresentaram para atenderem ao pedido dos judeus (8.4).
Isto reavivou os dois lados naquele dia, tanto o povo quanto os sacerdotes e
levitas (8.9-12).
Hoje, não seria necessário todo este desprendimento, pois
todos possuem as suas Bíblias, seja qual modelo e versão for, e todos conhecem
o seu próprio idioma, o velho e bom português, mas a diferença é gritante quando
observamos a sede demonstrada, naquele dias, pelos judeus, justamente o que não
é visto nos dias de hoje.
Após o momento de exposição da Palavra (leitura, ensino,
explicação, entendimento e aplicação) restava somente ao povo um caminho a
trilhar, o concerto, é claro, antecedido pelo arrependimento e confissão dos
pecados (9.1-2).
A assinatura ao final, de todos (9.38), dava a Neemias a
garantia de que permaneceriam na obediência e temor. Então ele poderia ir
embora, pois realmente a sua missão havia chegado ao fim. Talvez ele tenha
recebido outro bilhete:
“Obrigado, Neemias por tudo! Você nos
ajudou muito e Deus seja louvado pela sua vida. Daqui para frente nos estaremos
constantemente nos dedicando as coisas de Deus no temor e tremor”. Assinado:
crentes de Jerusalém.
d) 4ª fase – a grande festa comemorarem
a obra de Deus:
Neemias poderia ter ido embora ao final da 3ª fase, pois os
sacerdotes e levitas, reintegrados cada um ao seu posto, dariam continuidade a
obra, mas creio que ele deve ter visto tudo aquilo e imaginado que faltava algo
para marcar definitivamente, não somente eles, mas todas as gerações que se
seguiriam após.
Uma grande comoção na cidade, santa convocação, todos foram
reunidos, povo, sacerdotes e principalmente os levitas (12.27), pois seriam os
responsáveis pela administração da festa.
Que grande alegria (12.43), que foi ouvida ao longe, os
vizinhos idólatras admirando e os inimigos temendo. A fortaleza foi reerguida e
os judeus orgulhosamente diziam: “Contemplem a nossa riqueza reconstruída (Ed
6.15 e Ne 6.15), ai mesmo do lado de fora, pois agora estamos protegidos. Pelo
muro e portas? Não, pela nossa fé em Deus que foi restaurada”.
Todos participaram, ninguém ficou em suas casas, também como
poderiam diante de tanta alegria. Se fosse hoje, certamente alguns assistiriam
confortavelmente em suas residências, por transmissão via satélite, tv paga,
internet, 3G, Wi-fi, ou por telões, data-show. Certamente o público alcançado
seria maior e todos os judeus espalhados pelo mundo se regozijariam. Quantas
caravanas não chegariam à cidade nos dias posteriores. O próximo resgate
poderia ser o comercial e turístico.
Que festa grandiosa e inesquecível, com frutos duradouros. O
que poderia abalar a estrutura do povo?
O serviço no Templo restaurado, sacerdotes e levitas
trabalhando com alegria e o povo servindo a Deus no temor. Não tinha mais o que
ser feito naquela cidade. Neemias não era um conquistador como Davi (II Sm
7.9), tampouco diplomata como Salomão (I Re 3.1; 5.1; 10.1), então a sua missão
terminava naquele momento. A festa de dedicação dos muros serviu também como
despedida para aquele bom homem. Quem sabe ao final da comemoração ele tenha
recebido uma placa comemorativa:
“Neemias, servo do Deus altíssimo. Toda
Jerusalém é grata pelos seus serviços. Deus seja louvado e lhe guarde na volta
para Susã”. Assinado: todos de Jerusalém.
e) 5ª Fase – o retorno: a missão:
Depois de alguns dias em Susã, Neemias renovou sua licença e
retornou a Jerusalém, mas por qual motivo? Será que novamente foi avisado da
situação da cidade? Outra vez recebeu a notícia de que estavam em miséria e
desprezo? Pelo menos não tinha diferença entre o primeiro estado e o atual. Ou
simplesmente os 12 anos de serviços lhe bateram no coração como saudade. O
desejo de rever a cidade de seus antepassados.
O que imaginava durante a volta? A cidade ainda estaria
respirando os ares do avivamento? Estariam ainda se deliciando com o fruto do
concerto? Ou a corrupção já teria batido nas portas de Jerusalém?
Primeira impressão é a que NÃO fica, prova disto foi a
situação em que ele encontrou a cidade antes da reconstrução, mudou
completamente. Agora não seria diferente.
Logo de início contemplou o mal no aparentamento do
sacerdote Eliasibe a Tobias (13.4) e do neto do sumo sacerdote a Sambalate
(13.28). Mais uma volta pela cidade e descobriu que Tobias fora agraciado com
uma câmara no Templo (13.7). Esta foi a gota d’água. Entraria em ação o velho e
bom Neemias do passado. A sua indignação com tal permissão foi pública e notória
e de propósito (13.8), pois todos deveriam compreender o mal que haviam
permitido em Jerusalém. A ele pouco importava a reação do interessado e muito
menos de seus aliados.
Ordenou a purificação da câmara para o restabelecimento de
suas funções anteriores (13.9), pois era o local destinado a guarda dos
utensílios, ofertas de manjares e incenso.
Chamou de volta os levitas e lhes assegurou o sustento, pois
com a presença do intruso no Templo as ofertas e arrecadação havia caído e
desta forma o sustento dos levitas foi prejudicado, por isto voltaram para as
terra, roças (o lugar deles não era este). Neemias organizou novamente aquela
câmara, nomeou tesoureiros, pois a os dízimos e ofertas voltaram (13.12).
O Templo já estava purificado, então Neemias resolveu dar
outra volta na cidade e contemplou o trabalho e o comércio no dia em que
deveriam estar na presença de Deus (13.17). Ao contender com os magistrados
sobre esta permissão ele revelou aquele que foi um dos motivos do exílio.
Corriam perigo novamente.
Com os mercadores bastou apenas uma atitude e uma palavra.
Fechou as portas no por do sol do dia sagrado e deu o ultimato a eles (13.21).
Depois disto nunca mais vieram ao sábado.
Mas agora vem a parte cruel, quando contemplou algumas
mulheres diferentes, com seus filhos falando outra língua (a língua da
mistura), que decepção (13.23-24). Contender com eles seria pouco, por isto,
amaldiçoou, espancou alguns, talvez os que resistiram as suas palavras,
arrancou alguns cabelos, deles, e os fez jurar que não mais cometeriam tal
torpeza. Ai de quem não jurasse.
Teve um que chegou depois, bem quietinho, afinal era o neto
do sumo sacerdote, deveria ser respeitado por isto? A esposa dele era uma
horonita, filha de Sambalate, o mesmo que fez de tudo para impedir a
reconstrução dos judeus. A este jovem, neto do sumo sacerdote, Neemias disse
apenas: “Suma da minha frente” (13.28).
Quando as duas autoridade de Jerusalém, Esdras e Neemias,
souberam da mistura, tiveram reações bem diferentes (Ed 9.3-8; 10.2), mas todas
foram necessárias.
Assim terminou Neemias, enfim, a sua missão, que não foi
apenas material, tampouco se limitava ao resgate do povo, do ministério, dos
serviços no Templo, mas sim foi bem mais profunda e serve de reflexão e lição
para a igreja atual. A vigilância, o cuidado com o rebanho com as coisas de
Deus e o zelo pela obra são importantíssimos no tocante ao progresso da obra.
Ao final do capítulo 13, Neemias então respirando o ar de
satisfação, pois agora terminava sim a sua missão, ele não contemplou, pois não
tinha placa alguma, mas um dia ele ouvirá, assim como muitos:
“Vinde, bendito de meu Pai e possui por
herança o reino” (Mt 25.34). “Sobre
o pouco foste fiel, então sobre o muito te colocarei" (cfe Lc 19.17).
2) OPOSIÇÃO:
a) Pessoal:
A oposição, no inicio parecia
pessoal (2.10), já que Neemias havia vindo de uma terra distante e mesmo com as
cartas do rei, que lhe garantia o trânsito e materiais, ele deve ter se sentido
um peixe fora da água, ainda mais diante da cena grotesca que encontrou. Creio
que a cidade estava da mesma forma que Nabucodonosor havia deixado, se não
pior.
A oposição pessoal é até
aceitável se imaginarmos que os homens da cidade pudessem se sentir ofendidos
com a chegada dele. Que afronta? Seria o mesmo que dizer que não havia homens
corajosos, trabalhadores para reerguerem a cidade.
b) Política:
Talvez a oposição tenha sido
política, movida por meros frutos de interesses políticos (2.19). Sambalate,
Tobias, Gesém, Jerusalém e Samaria. Quantos interesses envolvidos nesta
história? Até de tentativa de conspiração contra o rei acusaram Neemias.
Duas cidades rivais historicamente
(I Rs 12.19), dois interesses bem visíveis. Seria natural pensarmos assim, pois
o desenrolar dos acontecimentos direcionavam para esta conclusão. Como Samaria
ganharia com se a situação de Jerusalém não fosse reconstruída. Por outro lado
a mudança afrontaria e traria a tona a rivalidade do passado.
Os opositores corriam contra o
tempo, a todo custo era necessário impedir a reconstrução da cidade, a princesa
das nações (Lm 1.1). Eles imaginavam a cidade reconstruída, um novo governador,
opressão, exaltação e favorecimentos por parte do império.
c) Espiritual:
Aos poucos, o inimigo de nossas
almas, começou a revelar a sua intenção nesta história. As zombarias, as
tentativas de desanimarem o povo, as mentiras, foram instrumentos usados por
ele para impedir a reconstrução da cidade e a sua posterior prosperidade. Não a
material, mas a espiritual. Ele sabia que Jerusalém deveria estar preparada
para receber o Messias, somente não sabia quando se daria tal evento, por isto
deveria correr contra o tempo.
O maligno então tentou misturar
os povos que eram impedidos de serem agregados à congregação de Israel, mas
sempre bateu de frente com os vigilantes, enviados por Deus que denunciavam o
erro (Ed 9.1-3; Ne 13.23), que percebia e desfazia as suas obras. A sua cartada
final foi na ocasião da ameaça de morte que os opositores fizeram a Neemias (6.10-13),
não contentes com isto, subornaram um pretenso profeta para que convencesse o
grande líder a se refugiar no Templo, mesmo que ele não fosse autorizado ou que
não possuísse autoridade para tal. Qual a intenção por trás desta trama?
Neemias entraria no Templo, para se esconder e preservar a sua vida e todos os
judeus o veriam, como um covarde, que pensavam somente me si mesmo, um
profanador, fazendo uso de um edifício para o qual não estava autorizado.
Ele não poderia fazer isto,
pois certamente os judeus o taxariam e os despediriam, mas porque não tiveram a
mesma reação quando o sem vergonha do Tobias arrombou as portas para tomar uma
das câmaras do Templo, como aceitariam isto.
3) OBJETIVO:
Neemias teve a sua missão,
enfrentou a oposição, porque desde o inicio tinha um objetivo e uma meta. O seu
objetivo, de início, ficou bem claro no momento em que chegou à cidade. Era
reconstrução, somente isto. Teria muito trabalho. Queria colocar em ordem
aquela cidade e para isto dependeria da ajuda dos judeus, haja vista, que seria
impossível que fizesse todo o trabalho sozinho.
A reconstrução do muro e portas
gerou necessidades urgente que foram percebidas por Neemias, pois disto
dependia o sucesso de sua meta. A reconstrução material proporcionou o resgate
da Lei e do ensino, dos levitas e sacerdotes, a alegria voltou a reinar na
cidade juntamente com o temor a Deus.
4) METAS:
A sua meta era oferecer
condições para que o maior símbolo religioso de Jerusalém, o Templo, fosse
preservado, pois isto representaria a própria preservação da identidade
religiosa de Israel. Vejamos:
- Templo destruído – povo corrompido, desmotivado, humilhado e sem esperanças.
- Templo reconstruído – a reconstrução se iniciou por ele, justamente para que quando o contemplassem pudessem exteriorizar todo o sentimento nacionalista e religioso.
A arca do concerto estava bem
longe neste momento, local incerto, escondida, tomada, roubada, mas o
importante era que o Templo estava reconstruído, justamente o local onde ela
deveria repousar.
Que ensinamento podemos tirar
desta historia? A arca era um símbolo, sim era, mas o Templo, bem diferente,
era uma realidade presente na vida dos judeus. Eles deveriam se reportar a Deus
naquele lugar, em vez de ficarem desfilando com a arca diante de seus inimigos
para atemorizá-los.
Se aquele povo buscasse o
Senhor de coração e se convertesse dos maus caminhos, então os olhos de Deus
estariam naquele lugar e seus ouvidos atentos a toda oração que fizesse (II Cr
7.14-15).
Portanto era necessário que o
muro fosse reconstruído, as portas levantadas, o povo e obreiros fossem
restaurados, mas acima de tudo, o Templo, lugar onde seriam ouvidos por Deus,
deveria estar ali, a disposição deles, TOTALMENTE PRESERVADO.
Neemias:
- Chamada: preocupação com Jerusalém, povo e ministério;
- Missão: reconstruir muro e portas;
- Objetivos: solucionar todos os problemas que aparecessem em virtude da reconstrução;
- Meta: preservar o maior símbolo da religião judaica – o Templo.
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