Presidente Prudente (SP),

Apresentação da lição em power point

sábado, 18 de junho de 2011

plano de aula - lições trimestres anteriores

1º trimestre de 2007
A Igreja e a sua missão
Lição 7 – 18/02/2007
A MISSÃO ÉTICA DA IGREJA


Ética:
A humanidade tem clamado pela ética e em todos os setores da vida humana tem se discutido este tema, pois os homens perderam o norte, andam de um lado para o outro como ovelha desgarradas.

Exemplo prático de ética: os pais ensinam os filhos a não roubarem, porém quando encontram uma carteira com dinheiro devolvem?

Ética é a ciência da conduta ideal, um conjunto de padrões, condutas, costumes, hábitos e atitudes que devem ser observados.

Deus fez o homem eminentemente moral, ou seja, como um ser responsável, com consciência do que devia ou não devia fazer.

A desobediência do primeiro casal, na tentativa de criar para si um novo padrão de conduta, deu origem ao grande dilema que vivemos hoje, que consiste no fato de mudarmos constantemente os nossos comportamentos de acordo com as circunstancias e conveniências, que geram em nos um imenso vazio espiritual.



Divisões da ética:

• Ética humanista – o homem é a medida de todas as coisas, é o mais importante;

• Ética hedonista – o certo é o que é agradável (materialismo, individualismo);

• Ética utilarista – o certo é o que for útil para o maior número de pessoas;

• Ética existencialista – o certo e o errado são relativos a vontade e perspectiva do individuo. Não existem valores morais ou espirituais absolutos, tudo é relativo. É certo ter uma experiência, agir, mesmo que se arrependa depois e o errado é vegetar (isto é o que prega a sociedade moderna);

• Ética naturalista – tem como principio o régio processo e as leis da natureza, onde o certo é o material, onde a natureza nos dá o padrão a ser seguido. A grossa vista a própria natureza nos mostram que somente os mais forte sobrevivem e os fracos, doentes, velhos, debilitados, tendem a morrer, desaparecer, por isto este principio contribui para a seleção dos mais fortes e aptos tornando-os corretamente éticos e privilegiados. Neste caso valoriza-se a eutanásia e o aborto;

• Ética cristã – após a conversão o individuo passa a ter um novo comportamento mediante a sua fé, pois agora crê que esta agradando a Deus e que Ele é galardoar dos que os buscam. Os principais fundamentos da ética cristã são:
a) existência de um único Deus;
b) o homem é a criação moral de Deus;
c) o homem é moralmente responsável pelos seus atos e que toma decisões movidas pela cobiça ou egoísmo;
d) Deus enviou seu filho para salvar o mundo.



Ética cristã:

A base ética da igreja é o caráter de Deus, que se evidencia na sua justiça (perfeito julgamento) retidão, perfeição, santidade, misericórdia (expressão de sua justiça) e o amor.

Em suma a ética cristã é o conjunto de valores morais, total e unicamente baseados nas escrituras sagradas, pela qual o homem deve regular a sua conduta neste mundo, diante de Deus, do próximo e de si mesmo.

Estes valores não aproximam o homem a Deus, mas são os meios pelo qual ele poderá agradar a Deus.

Por ser baseada na revelação divina, a ética cristã prega que os valores morais são absolutos, que são a vontade de Deus para todos os homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário