Apresentação da lição em power point

sábado, 13 de outubro de 2012

lição 1 - pós aula

Estudaremos neste trimestre a respeito dos PROFETAS MENORES, entraremos de vez em quando nos PROFETAS MAIORES e ,sem sombra de dúvidas, citaremos no decorrer das lições os PROFETAS ATUAIS.

Oséias foi a última tentativa de Deus para salvar o quase “tomado pela Assíria”, Reino do Norte. Faltava pouco para o casamento ser desfeito.

Israel colocou alguns dos profetas maiores ou menores para correr? Descrer das mensagens até pode ter acontecido, mas sair com cabo de vassoura tocando de suas casas, será que enfrentaram tal situação? Hoje isto é muito comum com os profetas atuais.

Quanto tempo não ouvimos mensagens baseadas nos livros dos profetas menores? A resposta é simples. Os pregadores devem estudar muito estes livros, relacioná-los com os livros de Samuel, Reis, Crônicas e com os profetas maiores para entender o contexto histórico, social, econômico e o desenrolar de cada história para direcionar corretamente as profecias e sinais. Ex: Os 10.5, a Assíria se aproximava para “governar”, nada mais justo, pois eles não pediram tanto um rei para Samuel (I Sm 8.5).

Como é bom ler os profetas menores:
“... ainda que a figueira não floresça...”
“... naquele dia vereis a diferença...”
“minha é a prata, meu é ouro...”
“... fazei prova de mim...”
“... vossos filhos profetizarão...”

Que maravilha, mas tem mais, tem disciplina, tem juízo, tem promessa de restauração, não somente para Israel como também para a igreja, basta lermos. Um sábio, certa vez, disse: “o meu povo erra por falta de conhecimento” (Os 4.6). Inclusive ele era também um dos profetas menores.

“Ouve, Israel, blá, blá, blá. E tem mais, eu sou o terceiro que te digo isto”. Não é não, pois nunca ninguém me disse isto. Duvido que tiveram coragem para responderem desta forma a uma profeta maior ou menor. Já para os atuais é fácil.

Os profetas menores alertaram Judá e Israel quanto ao perigo iminente, as invasões. Oséias profetizou ao reino do norte enquanto Jeremias ao reino do sul, foram os últimos.

Enquanto Oseías lutava contra a incredulidade do norte, Ezequias, o rei, praticamente restabelecia o culto no reino do sul.

Com Deus não podemos estabelecer regras. O grande pode até vencer o pequeno, mas um dia o pequeno também ganha a luta. A espada pode até ser a vedete das grandes batalhas, mas um dia alguns cântaros, louvores, pequenos e rápidos passeios em volta de muralhas também terão a mesma força, etc...

Ei, Oséias é casado com uma prostituta e agora queria dar uma de santinho, de corretinho, de profetinha?

Quando alguns dos profetas, maiores ou menores, diziam: “saia correndo, fique parado, vai embora, a seca está chegando”, era melhor obedecer.

Como conhecer um verdadeiro profeta? Se a sua profecia se cumprir é claro. José disse aos seus irmãos: “eu morro, mas Deus visitará vocês e quando isto acontecer, levem meus ossos” (Gn 50.25). Moisés se lembrou desta profecia (Ex 13.19).
Ex 19.5- Ex 20, como Israel conseguiu quebrar esta aliança?

Dt 6.4, um feto judeu, ainda informe, já aprende e recita isto no ventre da mãe.

Nosso pastor concluiu a aula dizendo: “Talvez por isto Jesus tenha falado a respeito dos 2 senhores, ou serve um ou serve o outro, mas eles pensavam assim: vamos servir, quem sabe um dos dois responde”.

Por: Ailton da Silva - (18) 8132-1510 - Ano III

Nenhum comentário:

Postar um comentário