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sexta-feira, 11 de março de 2022

Lucas - Atos. O modelo pentecostal para hoje (plano de aula)

INTRODUÇÃO

O Evangelho, segundo escreveu Lucas, é um dos livros mais belos e fascinantes do mundo e se distingue pelo seu estilo literário. O autor apresentou a história da salvação aos gentios de todo o mundo. Lucas também escreveu o livro de Atos, enfatizando que a unção do Espírito que repousava em Jesus, também foi concedida à Igreja (At 2.33).

a) Livro de Lucas:

  • Para quem foi escrito este livro? Para o “excelentíssimo” Teófilo (provavelmente um gentio que havia recebido instrução cristã);
  • Público alvo: os gentios;
  • Por quem foi escrito (autor)? Lucas, um médico grego, um cristão gentio (Cl 4.14). Ele é o único autor gentio conhecido no Novo Testamento. Lucas era um companheiro e amigo intimo de Paulo. Também escreveu Atos, os dois livros estão em harmonia. Alguns relatos foram registrados somente por ele;
  • Em qual momento histórico? Por volta do ano 80 d.C.;
  • Por que este livro foi escrito? Apresentar um relato preciso da vida de Cristo, Homem e Salvador perfeito. Lucas queria fornecer a Teófilo (e, certamente, a uma audiência maior) um registro preciso e bem ordenado da mensagem cristã básica, desde o nascimento de Cristo à sua ascensão aos céus. Este é o mais completo dos Evangelhos. O vocabulário e o estilo demonstram que o autor era letrado. Ele fez muitas referências a enfermidades e diagnósticos. Lucas enfatizou o relacionamento de Jesus com as pessoas, a oração, os milagres; registrou a participação dos anjos no episódio do nascimento do Messias; deu um lugar proeminente às mulheres. A maior parte do texto em Lucas (9.51 – 18.35) não é encontrada nos outros Evangelhos;
  • Para quê este livro foi escrito? Para capacitar seus leitores a terem “plena certeza das verdades” que ele aprendeu (1.4).

 

I – O EVANGELHO DE LUCAS: O ESPÍRITO SANTO NO MINISTÉRIO DE CRISTO

1. O Espírito Santo no Evangelho

Lucas registrou com detalhes o seu entorno histórico, destacando os governantes e autoridades em seu livro (Lc 3). Isto prova que seus escritos possuem fundamento, conhecimento e que não eram meras fabulas.  Ele se preocupou com a veracidade dos fatos, fundamentando assim todos os seus escritos.

Sua intenção era formar discípulos que conhecessem a fundo a história e todos os fatos ocorridos durante o ministério de Jesus. Portanto, Lucas é o livro do crente que quer conhecer melhor o seu Senhor e ser cheio do Espírito Santo.

O evangelista dividiu a história da salvação em três estágios:

  • Tempo da Lei e os profetas: salvação para Israel;
  • Tempo de Jesus: “Anunciado o Reino de Deus”;
  • Tempo da Igreja: derramamento do Espírito Santo.

 

2. O Espírito Santo e o batismo de Cristo

Jesus cresceu como qualquer ser humano. Ele cresceu física, social, psicológica e espiritualmente. Em cada uma dessas dimensões, Ele deixou ricos aprendizados para todos nós. O diferencial foi que o Espírito Santo desde o inicio esteve presente na vida de Jesus.

Deus revelou seu amor à humanidade ao enviar a este mundo o seu filho Jesus. O “silêncio profético” foi rompido pelos acontecimentos pré e pós nascimento de Jesus. A plenitude dos tempos havia chegado e o Messias foi revelado!

Jesus foi batizado com quase trinta anos (Lc 3.23), a mesma idade com que os levita iniciam o ministério sacerdotal. Em seu batismo, Ele cumpriu toda a justiça (Mt 3.15). Lucas descreveu o batismo com a evidência de três fatos extraordinários:

  • O céu se abriu. O céu aberto faz alusão a revelação de Deus na terra;
  • O Espírito Santo desceu sobre Ele em forma de pomba. A forma corpórea de uma pomba significa que a descida do Espírito Santo sobre Jesus foi algo real
  • Foi ouvida uma voz do céu. A voz vinda do céu serviu como testemunho a todos quanto ouviram.

Estes três eventos marcaram publicamente o início do ministério terreno de Jesus.

 

a) O Espírito Santo na vida de Cristo:

A Terceira Pessoa da Trindade é mencionada em diversas ocasiões da vida e ministério de Cristo:

  • No nascimento: O Espírito Santo é descrito como o Agente Miraculoso na concepção de Jesus (Mt 1.20; Lc 1.35);
  • No batismo: Por ocasião do batismo, o Espírito Santo desceu sobre Ele numa forma corpórea de uma pomba (Mt 3.16; Mc 1.10; Lc 3.22; Jo 1.32,33);
  • No ministério: O ministério de Jesus foi marcado pela presença do Espírito Santo (Mc 1.12; Lc 4.18,19; At 10.38);
  • Na morte. Nesse momento tão crucial, o Espírito de Deus não poderia estar ausente (Hb 9.14);
  • Na ressurreição: O Espírito Santo foi o agente vivificante na ressurreição de Cristo (Rm 1.4; 8.11).

 

Em suma, podemos afirmar que Jesus foi concebido pelo Espírito (Lc 1.35), guiado pelo Espírito (Lc 4.1), ungido pelo Espírito (Lc 4.18; At 10.38), revestido com poder pelo Espírito (Mt 12.27, 28), ofereceu a Si mesmo pelos nossos pecados, pelo Espírito (Hb 9.14), foi ressuscitado pelo Espírito (Rm 8.11), e deu mandamentos por intermédio do Espírito (At 1.2).

 

3. O Espírito Santo e a tentação de Cristo.

Não existe ninguém que seja imune à tentação, pois até mesmo Jesus, o homem perfeito, foi tentado em sua natureza humana, já que divinamente não poderia ser tentado. Este episódio não foi uma encenação, foi real, o ouro passou pelo fogo, depois iniciou seu ministério. Na história da humanidade, a primeira luta no Éden, a preliminar, fora vencida pelo Maligno, que viu Adão e Eva serem algemados pelo pecado e expulsos do paraíso, porém na luta principal o Maligno foi nocauteado por Jesus, que saiu realmente preso do Getsêmane preso por mãos humanas,  mas livre do pecado.

A primeira fase da tentação de Jesus se deu na esfera dos apetites. “Se tu és o Filho de Deus, ordene as pedra que se transformem em pão”. O Maligno já sabia (Lc 3.22). A transformação de pedras em pão simbolizava o uso da força humana para ataque aos inimigos, os romanos. Este não era o foco do ministério de Jesus.

Após quarenta dias de jejum, Jesus estava debilitado fisicamente e necessitava ser saciado. O Maligno, na tentação, teve por objetivos:

  • Fazer com que se preocupasse consigo mesmo, com suas necessidades;
  • Iludir Jesus com a glória momentânea, a mesma que fascina o homem e também esperava que o Rei dos reis exercesse toda sua autoridade na Terra em prol de si mesmo;
  • Fazer com que Jesus pensasse em si mesmo, buscasse o aplauso humano, o prestígio, que proporcionasse um espetáculo nunca visto na Terra e principalmente que fosse notado por seus feitos maravilhosos.

A artimanha usada pelo Maligno foi: “Se tu és”, mas o inimigo foi mais longe: “porque está escrito”. Sua mensagem era: “quem não é visto não é notado, eternize o seu nome na Terra”.  Jesus não se dobrou frente aos apelos malignos e em momento algum colocou em descrença as promessas do Pai. Seria glorificado na Terra e nos céus e não dependeria de uma ação maligna para receber a honra e a glória que lhe é devida.

 

4. O Espírito Santo e a missão de Cristo

Embora a principal missão de Jesus aqui na terra tenha sido dar a vida em resgate de muitos (Jo 3.14), sua vida terrena não limitou-se apenas ao sacrifício do calvário. Ele dedicou também grande parte do seu ministério, ao ensino da Palavra de Deus (Mc 2:1,2; João 3:3-21; At 1:1).

Por esta razão foi constantemente chamado de Mestre. Até mesmo aqueles que foram prendê-lo se maravilharam pela autoridade e forma como falava (Jo 7.46). A sua intenção, com o ensino, era justamente que o povo contemplasse tamanho conhecimento e autoridade, nunca vistos antes.

 

II – ATOS DOS APÓSTOLOS: O ESPÍRITO SANTO NO MINISTÉRIO DA IGREJA

1. O Espírito Santo em Atos

A ordem de Jesus foi para que os discípulos ficassem em Jerusalém para que fossem cheios do Espírito Santo, fato este que se concretizaria no início dos relatos de Lucas em seu livro histórico, Atos dos apóstolos, o registro do surgimento e progresso da igreja primitiva.

Ficar em Jerusalém seria sinal de obediência, porém aquele lugar não permitia perspectivas melhores de vida ou crescimento espiritual, pois era, para os discípulos, um lugar de fracasso, vergonha, queda, um cemitério de sonhos, lugar de dores e queda, até então.

Não era tempo de sair, não era tempo de fazer missão, era apenas tempo de esperar o revestimento do alto prometido. O cenário que não produzia alegria ou esperança, de uma hora para outra se tornou no lugar de restauração, ousadia, coragem. Assim se inicia o livro de Atos.

A Vinda do Espírito garantiu a continuidade do ensinamento de Jesus. Ele é a terceira pessoa da Trindade, o Consolador (Jo 14.16,26; 16.7-13), que significa “alguém chamado para estar ao lado”, indicando o ministério confortador do Espírito Santo.

 

“Antes de mandar a Igreja para o mundo, Deus mandou o Espírito Santo para a Igreja”.

 

No início da Igreja, o Espírito Santo capacitou os discípulos de Jesus para vários tipos de ministério:

  • No Pentecostes quase 120 pessoas foram batizadas com o Espírito Santo (Atos 1.15);
  • Concedeu poder aos primeiros cristãos para operar milagres à medida que eles proclamavam o Evangelho (Estevão em At 6.5,8; e Paulo em Rm 15.19; 1 Co 2.4);
  • Deu também grande poder à pregação da Igreja primitiva de modo que, quando os discípulos eram cheios do Espírito Santo, proclamavam a Palavra com grande coragem (At 4.8,31;6.10; 1 Ts 1.5; 1 Pe 1.12).

 

“Esta igreja passará por um avivamento ou por um sepultamento”.

 

a) Livro de Atos:

  • Propósito: Fornecer um relato preciso do nascimento e crescimento da igreja cristã;
  • Autor: Lucas (um médico gentio);
  • Destinatários: Teófilo e todos os que amam a Deus;
  • Data: Entre 63 e 70 d.C.;
  • Panorama: Atos é o elo entre a vida de Cristo e da Igreja, entre os Evangelhos e as epístolas;
  • Versículo chave: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (1.8);
  • Pessoa chave: Pedro, João, Tiago, Estevão, Filipe, Paulo, Barnabé, Cornélio, Tiago (irmão de Jesus), Timóteo, Lídia, Silas, Tito, Apolo, Ágabo, Ananias, Félix, Festo, Agripa e Lucas;
  • Lugares chaves: Jerusalém, Samaria, Lídia, Jope, Antioquia, Chiore, Antioquia de Psídia, Icônio, Listra, Derbe, Filipos, Tessalônica, Beréia, Atenas, Corinto, Éfeso, Cesaréia, Malta e Roma;
  • Características particulares: O livro de Atos é uma continuação do Evangelho de Lucas. É possível que Atos termine abruptamente por Lucas ter planejado escrever um terceiro livro, em que daria continuidade à história.

 

b) Atos – livro de “todos” (teologia do todos)

  • TODOS estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos. Atos 1:14
  • E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de TODOS, mostra qual destes dois tens escolhido, Atos 1:24
  • E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam TODOS reunidos no mesmo lugar; Atos 2:1
  • E TODOS foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Atos 2:4
  • E TODOS pasmavam e se maravilhavam – Atos 2.7
  • E TODOS se maravilhavam – Atos 2.12
  • Deus ressuscitou a este Jesus, do que TODOS nós somos testemunhas. Atos 2:32
  • Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a TODOS os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. Atos 2:39
  • E TODOS os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. Atos 2:44
  • E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com TODOS, segundo cada um havia de mister. Atos 2:45
  • Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de TODOS os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer. Atos 3:18
  • Sim, e TODOS os profetas, desde Samuel, TODOS quantos depois falaram, também predisseram estes dias. Atos 3:24
  • E Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, e João, e Alexandre, e TODOS quantos havia da linhagem do sumo sacerdote. Atos 4:6
  • E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em TODOS eles havia abundante graça. Atos 4:33
  • E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre TODOS os que isto ouviram. Atos 5:5
  • E houve um grande temor em toda a igreja, e em TODOS os que ouviram estas coisas – Atos 5:11
  • E TODOS os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo. Atos 5:42
  • Então TODOS os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo. Atos 6:15
  • Ao qual TODOS atendiam, desde o menor até ao maior, dizendo: Este é a grande virtude de Deus. Atos 8:10
  • E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a TODOS os que invocam o teu nome. Atos 9:14
  • E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas TODOS o temiam, não crendo que fosse discípulo. Atos 9:26
  • E viram-no TODOS os que habitavam em Lida e Sarona, os quais se converteram ao Senhor. Atos 9:35
  • No qual havia de TODOS os animais quadrúpedes e feras e répteis da terra, e aves do céu. Atos 10:12
  • A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de TODOS)Atos 10:36
  • [...] TODOS os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome – Atos 10.43
  • E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre TODOS os que ouviam a palavra. Atos 10:44
  • E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram TODOS quantos estavam ordenados para a vida eterna. Atos 13:48
  • Para que o restante dos homens busque ao Senhor,e TODOS os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado,diz o Senhor, que faz todas estas coisas, Atos 15:17
  • Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que TODOS aqui estamos. Atos 16:28
  • E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a TODOS os que estavam em sua casa. Atos 16:32
  • Os quais Jasom recolheu; e TODOS estes procedem contra os decretos de César, dizendo que há outro rei, Jesus. Atos 17:7
  • (Pois TODOS os atenienses e estrangeiros residentes, de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir alguma novidade). Atos 17:21
  • Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a TODOS os homens, e em todo o lugar, que se arrependam – Atos 17.30
  • E TODOS os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos. Atos 18:4
  • Então TODOS os gregos agarraram Sóstenes, principal da sinagoga, e o feriram diante do tribunal; e a Gálio nada destas coisas o incomodava. Atos 18:17
  • E, estando ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela província da Galácia e da Frígia, confirmando a TODOS os discípulos. Atos 18:23
  • E estes eram, ao TODO, uns doze homens. Atos 19:7
  • Então TODOS os gregos agarraram Sóstenes, principal da sinagoga, e o feriram diante do tribunal; e a Gálio nada destas coisas o incomodava. Atos 18:17
  • e caiu temor sobre TODOS eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido – Atos 19.17
  • Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de TODOSAtos 20:26
  • E, havendo dito isto, pôs-se de joelhos, e orou com TODOS eles. Atos 20:36
  • E levantou-se um grande pranto entre TODOS e, lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam. Atos 20:37
  • E no dia seguinte, Paulo entrou conosco em casa de Tiago, e TODOS os anciãos vieram ali. Atos 21:18
  • E um certo Ananias, homem piedoso conforme a lei, que tinha bom testemunho de TODOS os judeus que ali moravam, Atos 22:12
  • Porque hás de ser sua testemunha para com TODOS os homens do que tens visto e ouvido. Atos 22:15
  • Dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu TODOS quantos navegam contigo. Atos 27:24
  • E, havendo dito isto, tomando o pão, deu graças a Deus na presença de TODOS; e, partindo-o, começou a comer. Atos 27:35
  • E, tendo já TODOS bom ânimo – Atos 27.36
  • E os demais, uns em tábuas e outros em coisas do navio. E assim aconteceu que TODOS chegaram à terra a salvo. Atos 27:44
  • E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia TODOS quantos vinham vê-lo; Atos 28:30

 

2. A promessa cumprida no Pentecostes.

a) A festa de Pentecostes (Lv 23:15-25):

  • Segunda das três grandes festas judaicas (Pães asmos, Pentecostes e dos Tabernáculos);
  • Festa das Semanas (Ex 34:22), Festa das primícias (Nm 28:26);
  • 50 dias após o dia seguinte ao sábado da Páscoa (após a ressurreição);
  • O molho da oferta movido no primeiro dos 50 dias (ressurreição);
  • 1 dia de oferta voluntária em gratidão pelas bênçãos recebidas (Dt 16.10);
  • Todos os judeus, da Palestina e os dispersos se reuniam para esta festa;
  • Todos deveriam estar em Jerusalém nesta ocasião, seriam testemunhas.


b) A primeira grande colheita mundial – At 2:1 (Nota de rodapé da BAP):

  • A festa era uma referência à efusão do Espírito sobre toda a carne (Jl 2.28; At 2.1-13);
  • 10 dias após a ascenção de Cristo, 120 crentes estavam esperavam a promessa;
  • Na 3ª hora (9 horas da manhã), Jesus cumpriu a promessa.

Pentecostes em grego pentekostes (cinqüenta), também conhecido como a Festa das Semanas. Era celebrada cinqüenta dias após a Páscoa em Jerusalém, quando todos os judeus, tanto os que habitavam na Palestina quanto aqueles que estavam dispersos por todas as partes do mundo de então, se reuniam para comemorarem esta festa. Para esta ocasião, eles deveriam estar em Jerusalém para servirem de testemunhas.

A Festa de Pentecostes era uma santa celebração em que o adorador oferecia ao Senhor uma oferta voluntária proporcional às bênçãos recebidas do Senhor (Dt 16.10), mas no contexto profético, ela é uma referência à efusão do Espírito sobre toda a carne (Jl 2.28; At 2.1-13). Foi neste momento que Jesus cumpriu sua promessa. Novos tempos para a humanidade, a partir de Jerusalém, a capital religiosa do judaísmo, que ora convergia para o cristianismo.

Dez dias após a ascenção de Cristo ao céu (50 dias após a Pascoa), 120 crentes estavam esperando no cenáculo, unânimes, a promessa. Na 3ª hora (9 horas da manhã) deu-se inicio a inauguração do movimento pentecostal (At 2:15). As nações ouviram a mensagem de Deus e entenderam, cada uma na sua própria língua. Aquela, realmente, foi a festa de Pentecostes, pura gratidão pela colheita iniciada.

A descida do Espírito Santo em Atos 2, foi o cumprimento de uma promessa profética (Jl. 2.28,29) e se estende a todos os tempos e não somente aos tempos da igreja primitiva ou aos tempos apostólicos. Pedro afirmou isto no seu primeiro sermão ao afirmar que a promessa era para todos quanto Jesus chamasse (Atos 2:39).

 

3. A expansão da Igreja Primitiva.

A regeneração transformou os primeiros cristãos em servos de Deus e a capacitação, pelo Espírito Santo, deu a eles status de soldados de Cristo, portanto o poder do Espírito capacitou os crentes para o serviço cristão.

Já no primeiro sermão, Pedro anunciou Cristo com intrepidez, e quase 3.000 almas se converteram (At 2.36,38,41). Após a cura do coxo à porta do Templo, e a ministração da Palavra, quase 5.000 se renderam ao Senhor (At 3.8,19; 4.4).

Felipe, na virtude do Espírito, pregou em Samaria, e vidas foram salvas (At 8.5-13). Cornélio e sua casa receberam o Evangelho pelo mover do Espírito (At 10.24-29). Paulo, cheio do Espírito, alvoroçou o mundo, e milhares de almas foram salvas e curadas pela pregação do Evangelho (At 9 -15,17; 17-6 ; 19.10; 24.5). Esses relatos demonstram a ação do Espírito Santo na propagação do Reino de Deus.

A Igreja primitiva cresceu demasiadamente, pregando a Palavra e fazendo uso dos testemunhos de seus membros, que dia a dia aumentava. Os motivos desse crescimento foram:

  • Perseverança na doutrina dos apóstolos, comunhão e partir do pão e na oração e havia temor;
  • Muitos sinais e maravilhas se faziam. Havia alegria e sinceridade.

Com a perseguição, a Igreja em Jerusalém dispersou-se por toda a terra. O vento da perseguição, que pretendia apagar a chama do Espírito, serviu justamente para propagar de forma rápida a mensagem do Evangelho. A igreja saiu dos limites territoriais de Israel e alcançou Damasco, Antioquia (At 8.4) e os confins da Terra.

 

a) Crescimento da Igreja primitiva – capítulo a capítulo:

  • Atos 01 - Antes da ascensão, Jesus traça o perfil geográfico da obra missionária, começando por Jerusalém, Samaria, Judéia e até os confins da terra (At 1.8).
  • Atos 02 - No dia de Pentecostes, o Espírito Santo desce sobre os primeiros 120 membros da Igreja local, fundada por Cristo. Neste dia, houve a conversão de quase três mil almas;
  • Atos 03 - A Igreja primitiva já se encontrava com mais de 3.000 membros. Era um exército de gente, cheio do Espírito Santo, disseminando a semente por todas as regiões;
  • Atos 04 - O resultado dessa disseminação, referida no capítulo três já é notado neste capítulo, pois a Igreja de Cristo já ultrapassa a marca de 5.000 membros. Este crescimento começa assustar as autoridades, a ponto de Pedro e João comparecerem no Sinédrio e serem proibidos de falar o Nome de Jesus;
  • Atos 05 - A Igreja primitiva cumpre a primeira parte missionária que Jesus havia determinado, pois toda a Judéia já havia sido evangelizada;
  • Atos 06 - São consagrados sete diáconos para servir a Igreja. Até mesmo, muitos dos sacerdotes que perseguiram o Senhor Jesus, se convertiam a Deus. A Igreja crescia de forma tal, que as autoridades, mesmo com as astúcias do inimigo, não podiam mais controlar nem frear seu desenvolvimento. A obra missionária tinha força de gigante, e o povo cumpria com alegria os ensinamentos do Mestre Jesus Cristo;
  • Atos 07 - Após uma exposição poderosa das Escrituras e debaixo de muita unção, o diácono Estevão foi expulso da cidade e apedrejado, mas, mesmo diante de tanta intempérie do adversário, seguiu o exemplo de Cristo e perdoou os seus executores (At 7.60). Tornou-se o 1° mártir do cristianismo. Parece ter sido a sementeira que o Evangelho precisava para crescer ainda mais;
  • Atos 08 - A Igreja primitiva cumpre a segunda parte do perfil missionário geográfico ensinado por Jesus, e toda a Samaria é evangelizada pelo poder da pregação do diácono Felipe (At 8.6);
  • Atos 09 - Acontece a conversão do homem considerado como o maior missionário da História, o apóstolo Paulo. Esse Missionário traria muitos benefícios ao cristianismo;
  • Atos 10 - O apóstolo Pedro recebe uma visão divina de missões transculturais, e em obediência àquela visão, leva o Evangelho de Cristo aos gentios, na casa de Cornélio;
  • Atos 11 - O Evangelho cresce entre os gentios, toma os rumos de Antioquia, a terceira cidade mais importante do Império Romano, com cerca de 500.000 habitantes. Os discípulos são chamados, pela primeira vez de cristãos, pois se pareciam com Cristo;
  • Atos 12 - O crescimento evangélico incomoda as autoridades. Herodes Agripa I, neto de Herodes, o Grande, manda matar Tiago, o primeiro dos Apóstolos a ser morto, e lança na prisão a Pedro, mas esse é liberto milagrosamente da prisão. Herodes Agripa I morre comido de bicho, por não dar glória a Deus;
  • Atos 13 - A Igreja de Antioquia torna-se a primeira Igreja Gentílica, com a visão de missões transculturais, e envia os seus dois primeiros missionários. Paulo e Barnabé;
  • Atos 14 - É grande o resultado obtido por Paulo e Barnabé na primeira viagem missionária, fundando Igrejas fortes na província da Galácía. Em qualquer lugar que passassem, deixavam Igrejas formadas;
  • Atos 15 - Primeiro Concílio realizado em Jerusalém pelos apóstolos, dando incentivo ao impulso da obra missionária aos gentios;
  • Atos 16 - A Igreja atinge a terceira meta do perfil missionário geográfico ensinado por Jesus, e toda a Judéia e Ásia já haviam sido evangelizadas. A visão transcultural de Paulo é ampliada em Trôade, e o Evangelho chega à Europa. Lídia é a primeira convertida, na viagem de Paulo à Europa;
  • Atos 17 - Paulo e Silas fundam duas Igrejas fortes. uma em Tessalônica e a outra em Beréia. Depois partem para Atenas, capital mundial da filosofia, e evangelizam os filósofos Epicureus e Estóicos no Areópago de Atenas, capital da Grécia;
  • Atos 18 - O Apóstolo Paulo funda uma Igreja forte em Corinto, cidade comercial da Grécia, e conclui a segunda viagem missionária, iniciando logo após essa, sua terceira viagem missionária;
  • Atos 19 - Paulo chega a Éfeso, cidade comercial da Ásia Menor e ali permanece dois anos, dando aula na escola de Tirano. Funda, nesta cidade, uma Igreja bem sólida e teologicamente bem preparada;
  • Atos 20 - Paulo passa novamente a Macedônia e Grécia, fortalecendo as Igrejas fundadas por ele nas suas primeiras viagens missionárias;
  • Atos 21 - Paulo é avisado pelo profeta Ágabo, que se fosse a Jerusalém seria preso, mas decidido, foi à Jerusalém. Lá chegando reuniu-se com seus anciãos e fez um relato do que Deus havia feito através da sua vida aos gentios. No dia seguinte, entra no templo e cumprindo-se a profecia, é preso.
  • Atos 22 - Após sua prisão no templo, faz um grande discurso em sua defesa e dá testemunho de sua conversão no caminho de Damasco, e afirma seu chamado por Deus para pregar aos gentios (v. 21);
  • Atos 23 - O perseguidor é perseguido, Paulo que, quando membro do Sinédrio, consentiu na morte de Estevão, agora é julgado perante o Sinédrio por causa do Evangelho;
  • Atos 24 - O apóstolo prega com autoridade e poder perante o Governador Félix, e este fica atemorizado;
  • Atos 25 - Deus cumpre na vida de Paulo o que disse através da vida de Ananias, no ato de sua conversão. "Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar meu nome perante aos gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel" (Atos 9. 15);
  • Atos 26 - Perante as autoridades, Paulo evangeliza o Governador Festo, sucessor de Félix. Por pouco sua mensagem não converte o rei Agripa e sua mulher Berenice;
  • Atos 27 - O Apóstolo Paulo faz uma viagem forçada e, após o naufrágio, ganha 276 vidas que estavam com ele, no navio. Ao chegar à ilha de Malta, ganha muitos indígenas para Cristo, e o Evangelho chega até os confins da terra;
  • Atos 28 – No capítulo final Paulo chega a Roma, capital do Império, e testifica do Evangelho perante a autoridade Suprema do Império Romano. Dali por diante, o cristianismo alcança todo Império e até os confins da terra, cumprindo a quarta meta do plano missionário traçado por Jesus Cristo (At 1.8).

 

III – UM MODELO PENTECOSTAL PARA A IGREJA DE NOSSOS DIAS

1. O revestimento de poder do alto.

A regeneração ocorre sem o conhecimento prévio do pecador, ou seja, não existe um sinal, um preparo ou uma capacitação para que o pecador perceba que foi ou que está sendo regenerado. Pode acontecer após a conversão, mas nada impede que aconteça antes.

A regeneração pode ocorrer antes da conversão, pois quem seria capaz de evitar o pecado (I Jo 3.9), praticar a justiça (I Jo 2.29), amar a Deus (I Jo 4.7) ou crer na Palavra sem antes ter experimentado o novo nascimento pela regeneração. Quando isto ocorre é certo que nada impede que o pecador se entregue realmente a Deus.

Antes ou depois da conversão, o certo é que o pecador deve dar uma resposta imediata a este ato de Deus. Isto se dá por meio da conversão, a nossa única ação pública para testemunhar publicamente o agir de Deus.

Portanto, todo salvo em Jesus recebe o Espírito Santo na conversão (Gl 3.2). Porém, o revestimento do poder do alto é algo distinto da conversão. É o recebimento de poder espiritual para realizar a obra da expansão do Evangelho (At 1.8), para uma vida cristã vitoriosa (At 6.8-10).

O Pentecostes, não marcou o fim de uma era, mas sim o inicio, o começo do movimento que alcançaria a humanidade em todos os cantos da Terra. Se tornou a porta para outras bênçãos espirituais.

 

2. As línguas como evidência inicial.

O batismo com o Espírito Santo é validado pelo falar em línguas, portanto não existe outra forma de provar que alguém tenha recebido o batismo sem a evidencia do falar em línguas. Esse falar em línguas é importante para a Igreja hoje.

Alguns personagens bíblicos foram cheios do Espírito Santo antes do Pentecostes: João Batista (Lc 1.47), Isabel (Lc 1.41), Zacarias (1.67) e Simeão (Lc 2.52). No entanto, não há nenhum registro de línguas estranhas nesses casos.

Os que receberam o revestimento do poder do alto eram pessoas simples e humildes (at 1:15), mas também havia nesse grupo algumas pessoas importantes (At 10:1) e estranhamento houve um grupo de pessoas que sequer conheciam o Espírito Santo (At 19:7).

Mas que ligação houve entre essas pessoas? Todos ouviram a exposição da Palavra de Deus. Todos creram em Jesus como o Filho de Deus. Todos o aceitaram como Salvador. Todos falaram em línguas estranhas.

Este revestimento não é por merecimento, senão a graça seria anulada. Não é por conhecimento, senão Cornélio não teria recebido. Não é por métodos ou regras, pois o Espírito Santo opera como o vento. Não ocorre somente após o batismo nas águas, senão Cornélio não teria recebido. Não acontece motivado por interesse financeiro, senão Simão, o mago, teria recebido. O revestimento é para todos aqueles que crêem e para os que tem desejo de conhecer as coisas maravilhosas de Deus.

 

a) Glossolalia:

  • As palavras não são ditas pela mente do homem, são inspiradas pelo Espírito Santo. São línguas desconhecidas e não identificáveis pela inteligência humana, somente entendidas por Deus (I Co 14:2).

 

b) Xenolalia:

  • É o falar em línguas através de um idioma conhecido (At 2.6), estranho apenas para quem fala.

 

3. A plenitude do Espírito Santo

A experiência pentecostal não ficou restrita ao tempo dos Apóstolos (At 2.39). No dia de Pentecostes Jesus derramou o Espírito do céu e assim batizou com o Espírito e todos ficaram chãos do Espírito Santo (At 2.4). Portanto, a plenitude do Espírito foi a conseqüência do derramamento do Espírito Santo.

A plenitude do Espírito Santo não pode ser cientificamente entendida, mas pode ser explicada justamente pela supremacia do Espírito Santo sobre a natureza pecaminosa dos homens. 

Referências

A Bíblia. A revelação de Deus a humanidade. Revista Cristão alerta. Subsídios bíblicos para a Escola Dominical. Ed. 8, 1º trimestre 2022

Baptista, Douglas. A supremacia das Escrituras. A Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus. Casa Publicadora das Assembleia de Deus. Rio de Janeiro, 2021 

Bíblia de estudo aplicação pessoal. CPAD, 2003

Bíblia de Estudo Temas em Concordância. Nova Versão Internacional (NVI). Rio de Janeiro. Editora Central Gospel, 2008

Conteúdo da Bíblia. Disponível em:  http://ailtonsilva2000.blogspot.com/search/label/Conte%C3%BAdo%20da%20B%C3%ADblia

Curso básico de teologia. Disponível em: http://ailtonsilva2000.blogspot.com/search/label/Curso%20B%C3%A1sico%20de%20Teologia

Os dons de elocução. Plano de aula. Disponível em: http://ailtonsilva2000.blogspot.com/2014/05/os-dons-de-elocucao-plano-de-aula.html. Acesso em 10 de março de 2022

Plano de aula e resumo dos subsídios. Disponível em: http://ailtonsilva2000.blogspot.com/2011/03/plano-de-aula-e-resumo-dos-subsidios_8592.html. Acesso em 10 de março de 2022

Todos. Disponível em: http://ailtonsilva2000.blogspot.com/2013/09/todos.html. Acesso em 10 de março de 2022

Uma igreja autenticamente pentecostal. Plano de Aula. Disponível em: http://ailtonsilva2000.blogspot.com/search?q=miss%C3%A3o+de+jesus. Acesso em 10 de março de 2022

 

Por: Ailton da Silva - 12 anos (Ide por todo mundo)

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