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sexta-feira, 25 de março de 2022

A leitura da Bíblia e a educação cristã. Plano de aula (lição 13)


INTRODUÇÃO

A Educação Cristã, que tem como agente principal a Escola Dominical e o seu conteúdo programático deve ser posto em prática tanto em sala quanto fora da igreja.

O principal objetivo da Escola Dominical é preparar ganhadores de almas ao mesmo tempo que é acrescentado virtudes e valores ao caráter do cristão.

 

“Quem participa da EBD

constrói muros em volta de sua casa”

 

Será que somos capazes de lembrar qual o tema do nosso primeiro trimestre estudado na igreja? Qual o título da primeira lição? Qual o nome do primeiro professor? Tal como temos lembranças, em muitos casos até hoje, do nosso primeiro ano na escola secular, dos nossos primeiros professores?

 

I – A BÍBLIA É O LIVRO TEXTO DA ESCOLA DOMINICAL

1. O currículo adotado

A Escola Dominical (ED) é fundamentada na Bíblia e seu método de ensino, através de Revistas de Ensino Bíblico, alcançam muitos em vários lugares do Brasil e mundo.

O currículo da Escola Dominical preserva a autoridade e a inerrancia da Palavra de Deus, considerando-a como única regra infalível de fé e prática (II Tm 3.14-17).

As doutrinas bíblicas transmitidas através das Revistas servem como padrão para o viver diário e a formação do caráter cristão (Sl 119.105). O conteúdo prima pela ortodoxia (absoluta conformidade com a doutrina bíblica), ortopraxia (prática cristã correta) que aliadas funcionam como escudo e antídoto contra as heresias.

A razão, do ensino, é justamente pelo norte perdido pro muitos, ao longo da vida cristã, ou seja, estamos sujeitos aos erros e quedas, no entanto, pelos ensino ministrados podemos formar barreiras contra os males advindo do Maligno ou dos males produzidos ou criados por nós mesmos.

 

2. A prática pedagógica

O texto bíblico deve ser o referencial permanente da prática pedagógica desenvolvida pelos professores da Escola Dominical. Outro modo não seriam alcançados o sucesso do processo ensino aprendizagem.

Certamente em muitas classes, não encontramos conflitos na relação professor-aluno, haja vista a somatória da boa prática pedagogia adotada, comprometimento de ambos os lados, capacitação (que vem do céu) e o preparo (humano) para que as aulas sejam agradáveis e produtivas.

Tal como foram as primeiras aulas dos discípulos, que agarrados no Mestre não desistiam, questionavam ou perturbavam o ambiente. Todos queriam ouvir, aprender e crescer. Onze foram fiéis e fizeram parte do grande grupo dos aprovados e somente um ficou margeado ao pequeno grupo dos reprovados? Os discípulos foram adotados, ensinados, avaliados e assim se distanciariam do insucesso, retrocesso e fracasso pedagógico.

 

3. O padrão ético e moral

A Bíblia, principal fundamentação para a ética e a moral cristã, é divinamente inspirada e permanece inalterada (Mt 24.35). Os valores cristãos, também são permanentes, pois sua fonte de autoridade é imutável (1 Pe 1.25). A Bíblia não pode ser relativizada, revogada ou ajustada aos interesses humanos (Is 40.8). Esta premissa fundamenta o papel da Escola Dominical como instituição educadora e multiplicadora dos princípios éticos e valores morais da fé cristã.

A base ética da igreja é o caráter de Deus, que se evidencia na sua justiça (perfeito julgamento) retidão, perfeição, santidade, misericórdia (expressão de sua justiça) e o amor. É o conjunto de valores morais, total e unicamente baseados nas Escrituras sagradas. Estes valores além de aproximarem o homem a Deus se torna o instrumento que nos fazem agradá-lo.

Moral e ética, às vezes se confundem, pois alguns as consideram palavras sinônimas e constantemente associa uma a outra. No entanto, no contexto filosófico, estas palavras possuem significados diferentes. Na etimologia, a palavra moral (do latim “morales”) tem relação com os costumes, enquanto que ética (do grego “ethos”), significa “modo de ser ou caráter”. 

 

II – A EDUCAÇÃO CRISTÃ E A FORMAÇÃO DE LEITORES DA BÍBLIA

1. Conceito de Educação Cristã

A palavra “Educação” vem do Latim “educare”, que significa literalmente “guiar”, “instruir”, “conduzir” para fora. Para esta função, a família é o primeiro sistema social que o individuo se depara em sua vida, por isso é destacada a sua importância, uma vez que nos primeiros anos de vida é pouca ou nenhuma a influência exterior vinda de outras esferas sociais que poderão atrapalhar o processo de educação no seio da família, pois somente este grupo social oferece as condições mínimas para a sobrevivência e desenvolvimento psíquico da criança.

O homem, enquanto ser em construção, é capaz de conhecer-se a si mesmo e ao outro, desenvolvendo desta forma suas aptidões físicas, intelectuais, bem como os sentimentos sociais, morais, éticos e religiosos. Este conhecimento e construção são produtos da Educação que utiliza diversos parâmetros que convergem para um mesmo objetivo final que é o desenvolvimento pleno do ser humano na sociedade bem como a sua integração.

A Educação, muito discutida no Brasil, enquanto transmissora de conhecimento e valores, não se preocupa apenas com esta transmissão que engloba sabedoria e cultura retransmitida de geração a geração, mas sim, é algo bem mais profundo, pois através dela ensinamos e aprendemos.

A partir desta definição podemos colocar a Educação como um processo prioritário, diante de outros tantos que existem e mesmo que estes andem lado a lado não podem, em nenhum momento, serem preteridos ou super valorizados em relação ao outro. Ex: as instituições família, escola e igreja possuem os seus respectivos pesos já determinados pelo próprio individuo, ou pela sociedade, assim não existe uma fórmula pela qual possamos escolher ou priorizar um em detrimento ao outro, já que todos fazem parte de um mesmo sistema de auto-dependência.

Nestes mesmos moldes deve caminhar a Educação Cristã, pois assim baseados em respeito, comprometimentos, direitos, deveres, desejo de conhecimento pleno, todos os cristãos crescerão em Graça e Sabedoria e tal como aconteceu com os primeiros alunos, os discípulos, conseguiremos definir metas e estratégias para colocarmos em prática.

A Escola Dominical não oferece o conteúdo bíblico para depois solicitar de volta ao final de cada trimestre, pelo contrário, tal como Jesus leva em consideração o meio, os instrumentos e as condições, para ensinar, avaliar e cobrar posturas novas de todos os envolvidos no processo. São oferecidos elementos para um melhor ensinar e um melhor aprender.


2. Objetivos da Educação Cristã

A Grande Comissão (Mt 28.19,20Mc 16.15), a ordenança proclamadora e de um mandato educacional, ficou sob responsabilidade dos apóstolos que deveriam evangelizar e ensinar (I Tm 4.13, II Tm 4.2). Esse papel é desempenhado pela Escola Dominical, a agencia educadora, pois ensina enquanto evangeliza e evangeliza enquanto ensina.

Embora a principal missão de Jesus aqui na terra tenha sido dar a vida em resgate de muitos (Jo 3.14), sua vida terrena não limitou-se apenas ao sacrifício do calvário. Ele dedicou também grande parte do seu ministério, ao ensino da Palavra de Deus (Mc 2:1,2; João 3:3-21; At 1:1).

Por esta razão foi constantemente chamado de Mestre. Até mesmo aqueles que foram prendê-lo se maravilharam pela autoridade e forma como falava (Jo 7.46). A sua intenção, com o ensino, era justamente que o povo contemplasse tamanho conhecimento e autoridade, nunca vistos antes.

A verdadeira igreja deve dedicar-se ao ensino da Palavra, assim como Jesus também dedicou boa parte de seu ministério terreno. Esta dedicação deve ser da forma mais didática possível, através da Escola Dominical, cultos de ensino, pesquisa e o bom manuseio e do estudo da Palavra. Uma Igreja que prima pelo ensino é menos suscetível a falsos ensinos e profetas e não sucumbe aos ventos de falsas doutrinas que muito se espalham em nossos dias.


3. A capacitação dos alunos

Capacitar (tornar capaz, preparar e qualificar) é o processo de desenvolvimento do caráter e habilitação para servirmos no Reino de Deus e para sairmos da condição de meros leitores ou expectadores para nos enfileiramos na infantaria contra o pecado e o mal, pois na regeneração nos tornarmos servos, mas na capacitação nos tornamos soldados.

Deus procura líderes para sua obra. Eles podem estar em qualquer lugar, em qualquer classe de Escola Dominical espalhado por este país ou fora. Estes serão preparados, através do Ensino da Palavra e depois separados e posteriormente enviados cada qual para sua missão.

Deus oferece para nós duas opções de respostas, sim ou não. Sim para a educação cristã, com ética, valores e conhecimentos ou não para a mesmice, falta de vontade e ousadia para trabalhar em prol ao reino de Deus. Bênção ou maldição? Vida ou a inevitável morte? Obediência ou desobediência? Muitas oportunidades nos surgem, as vezes ilusórias, por isso necessitam de olhar espiritual acurado.

Onde estão ou onde estavam os escolhidos de Deus? Alguns? José estava na cova. Gideão, no buraco (lagar). Davi, no pasto. Neemias, na cozinha. Mardoqueu, na porta do rei e João Batista, ainda no ventre.

 

a) Como foi a capacitação de José:

  • Na cova, enquanto esperava uma mudança;
  • No trajeto ao Egito, enquanto caminhava como escravo;
  • No período em que serviu Potifar;
  • Nas frias prisões egípcias.

Não se vingou de seus irmãos quando reconheceram sua autoridade. O socorro foi a marca de sua administração (Gn 45.7-11).

 

b) Como foi a capacitação de Gideão:

  • Enquanto estava solitário no lagar;
  • Escondia o seu trigo ou o do povo? Depois acabaria socorrendo o povo;
  • Quando derrubou os altares de Baal;
  • E quando ouviu o sonho do midianita.

Venceu os midianitas com 300 homens, que quebraram os cântaros, tocaram as buzinas e acenaram com as tochas.

 

c) Como foi a capacitação de Davi:

  • Não desejou o trono antes da hora;
  • Esperou o momento certo;
  • Não atentou contra um ungido;
  • Respeitou e zelou pela vida de Saul;
  • A fuga serviu para conhecer Israel;

Foi ungido por Samuel, pelos homens de Judá e pelos anciãos de Israel.

 

d) Como foi a capacitação de Neemias:

  • Choro, oração, jejum e lamento;
  • Coragem para pedir a permissão ao rei;
  • Nos preparativos para a longa viagem;
  • Incentivo na viagem e em Jerusalém diante da cena desoladora;
  • Como se encorajou para iniciar a obra?

Estudou o caso, elaborou um plano e venceu a oposição. Sempre foi o exemplo.

 

e) Como foi a capacitação de Mardoqueu:

  • Quando revelou a conspiração;
  • Na porta em trajes de humilhação;
  • Quando intimou a rainha (4.13);
  • Cumprindo a ordem recebida da rainha Ester (4.17).

Foi nomeado para substituir seu algoz inimigo e sua autoridade foi reconhecida em todo o império (9.3).

 

f) Como foi a capacitação de João Batista:

  • Foi diferente, ousado e corajoso;
  • Foi preparado no deserto;
  • Abdicou do convívio da civilização;
  • Foi ignorado pela sociedade religiosa.

Escolhido e dado como profeta para executar a mais difíceis das tarefas, converter o coração de Israel à Deus.

O Egito não investiu na capacitação de José. Ninguém investiu na capacitação de Gideão. Ninguém investiu na capacitação de Davi. Nem o rei ou muito menos o povo investiram na capacitação de Neemias. Ninguém investiu na capacitação de Mardoqueu e muito menos na de João Batista, porém o maior beneficiado foi Israel.


Referências:

Baptista, Douglas. A supremacia das Escrituras. A Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus. Casa Publicadora das Assembleia de Deus. Rio de Janeiro, 2021 

Bíblia de estudo aplicação pessoal. CPAD, 2003

Bíblia de Estudo Temas em Concordância. Nova Versão Internacional (NVI). Rio de Janeiro. Editora Central Gospel, 2008

Ética crista – aula 1.  Disponível em: http://ailtonsilva2000.blogspot.com/2021/08/etica-crista-aula-1.html. Acesso em 22/03/2022

Liderança antecipada. Disponível em: http://ailtonsilva2000.blogspot.com/2015/03/lideranca-antecipada.html#more. Acesso em 24/03/2022

Plano de aula - lições trimestres anteriores. Disponível em: http://ailtonsilva2000.blogspot.com/2011/06/plano-de-aula-licoes-trimestres_18.html#more

acesso em 22/03/2022.

Uma igreja autenticamente pentecostal. Plano de Aula. Disponível em: http://ailtonsilva2000.blogspot.com/2011/06/plano-de-aula-e-resumo-dos-subsidios.html. Acesso em 23/03/2022


Por: Ailton da Silva - 12 anos (Ide por todo mundo)

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