Páginas

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Hebreus - informações essenciais


PROPÓSITO:
Apresentar a suficiência e superioridade de Cristo

AUTOR
Pelo fato do nome do autor não ser mencionado no texto bíblico, Paulo, Lucas, Barnabé, Apolo, Silas, Felipe, Priscila, e outros tem sido sugeridos. Qualquer que seja o autor, refere-se a Timóteo como “irmão” (3.23).

DESTINATÁRIOS
Aos cristãos hebreus (talvez cristãos da segunda geração, veja 2.3), que podem ter pensado em retornar ao judaísmo, talvez por uma imaturidade originada por uma falta de entendimento das verdades bíblicas; e a todos os crentes em Cristo.

DATA
Provavelmente antes da destruição do Templo em Jerusalém em 70 d.C., porque os sacrifícios e cerimônias religiosas são mencionadas no livro, mas não é feita nenhuma menção da destruição do Templo.

PANORAMA
Estes cristãos judeus estavam provavelmente sofrendo uma violenta perseguição social e fisíca, tanto de judeus como de romanos. Cristo não havia retornado para estabelecer seu reinado, e as pessoas precisavam ser asseguradas de que o cristianismo era verdadeiro e de que Jesus era realmente o Messias

VERSÍCULO CHAVE
“O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentador de todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à dextra da majestade nas alturas” (1.3).

PESSAS CHAVE
Homens e mulheres de fé do Antigo Testamento (cap 11)

CARACTERÍSTICAS PARTICULARES
Embora o livro de hebreus seja chamado de “carta” (13.22), tem a forma e conteúdo de um sermão.

Informações extraídas da seção “Informações essenciais” – Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

Por: Ailton da Silva - Ano V

Nenhum comentário:

Postar um comentário